A Microsoft liberou nessa terça-feira (14) um vídeo detalhando o poder do seu mais novo console o Xbox Series X. Veja o vídeo abaixo:
No vídeo liberado pela empresa nos é apresentada a nova Velocity Architecture (Arquitetura de Velocidade) que foi desenvolvida especialmente para o Xbox Series X. Essa nova arquitetura foi desenvolvida e planejada para que os jogadores tenham o melhor desempenho (qualidade, velocidade e potência) possível, assim trazendo muito conforto para os amantes dos mais variados games.
Microsoft – “Se o nosso processador especialmente customizado é o coração, a Velocity Architecture (Arquitetura de Velocidade) é a alma do Xbox Series X.”.
A Velocity Architecture é composta por quatro principais componentes que ajudam o processador a desempenhar seu papel da forma mais eficaz possível.
Confira as especificações apresentadas:
- Custom NVME SSD: SSD de 1TB (Terabyte) nos entrega 2.4 GB/s (Gigabytes por segundo) de taxa de transferência bruta, tendo uma taxa de transferência 40x (vezes) mais rápida do que a do Xbox One.
- Hardware Accelerated Decompression (Descompressão Acelerada de Hardware): Com essa nova arma desenvolvida especialmente para a Velocity Architecture, pacotes e ativos dos jogos são comprimidos para que o tempo de download e espaço de armazenamento seja ambos diminuídos, logo o Xbox Series X nos entrega uma taxa de descompressão de 4.8 GB/s, aproximadamente 100x mais que a atual geração.
- New DirectStorage API (Nova API de Armazenamento direto): Com essa nova API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) os desenvolvedores terão maior controle sobre suas operações de entrada/saída, assim podendo estabelecer múltiplas filas (requisições) ao mesmo tempo que priorizam a diminuição da latência. Em resumo, os desenvolvedores tiraram vantagem ao máximo do desempenho do hardware e o resultado será praticamente a extinção das telas de Loading (carregamento).
- Sampler Feedback Streaming (SFS): Inovação no Xbox Series X nada mais é do que o retorno que os desenvolvedores terão na verificação das amostras de textura. As texturas dos jogos serão optimizadas em diferentes leveis de detalhes e resoluções, processo esse chamado de mipmaps, podendo ser usado na renderização baseado no quão perto ou quão longe o objeto esta dos jogadores. Quando um objeto se aproxima dos jogadores a resolução das texturas aumenta para fornecer os detalhes nítidos e visuais que os jogadores esperam. Resultando aproximadamente em 2.5x (vezes) a eficácia na entrada/saída de uso de memória, liberando a carga em cima do uso de memória para que seu jogo seja mais imersivo e rico.
Com todo esse poder que a Velocity Architecture (Arquitetura de velocidade) tem só nos resta aguardar e ver quais são as próximas surpresas que a Microsoft nos reserva.
E aí Gamernéfilos, quais suas expectativas em relação ao console da Microsoft? Ansiosos?
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.