James Cameron ganhou fama por suas míticas franquias no cinema como Exterminador do Futuro, Titanic e atualmente com o retorno de Avatar aos cinemas. O cineasta é tão fascinado pelas profundezas dos oceanos e seus segredos ocultos, recordista por mergulhar dezenas de vezes nesta vastidão!
Para a realização do filme Titanic (1997), o diretor mergulhou 33 vezes no naufrágio, objeto de pesquisas e mapeamentos constantes para a produção. O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line, causando grande alvoroço na Europa em sua primeira única viagem inaugural. O fim trágico ocorreu no dia 14 de abril, nunca chegando em Nova Iorque devido uma colisão em sua proa com um iceberg.
Lançado originalmente em 1997, Titanic aborda o romance de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet). A história de amor dos dois acontece em meio ao desastre que naufragou o navio e preconceitos da época. O longa venceu 11 Oscars, incluindo Melhor Filme.
Esta introdução ocorre com a forte menção recente sobre o navio. No último domingo (18), um submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico. Paul-Henry Nargeolet, um dos maiores especialistas do naufrágio do navio, e mais quatro pessoas estavam a bordo do submarino. Nargeolet, é considerado por muito um dos maiores estudiosos do oceano vivo e do próprio Titanic.
Entre as pessoas a bordo do submarino está o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, 58 anos, fundador e CEO da empresa Action Aviation. O empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman também estavam no submarino, informou a família. Nas redes sociais principalmente do empresário britânico, estava animado pela expedição de ir aos destroços do transatlântico.
Restando menos de 40 horas de oxigênio na capsula com os cinco tripulantes a bordo. Autoridades do Canadá, Estados Unidos e marinha estão correndo contra o tempo para localizar os tripulantes ainda com vida. Poucos submarinos possuem a mesma capacidade de descer em larga escala no oceano, pois a pressão é enorme para um submarino comum realizar este processo.
O que eles tentando desesperadamente é utilizar ROV (sigla em inglês de Veículo submarino operado remotamente), para poder captar sinal deste submarino. O problema que os destroços do Titanic no fundo do oceano, acaba diminuindo um contato positivo já que o Titan, não possui de uma vasta tecnologia de comunicação.
O que chama a atenção é o uso de uma tecnologia aparentemente amadora, com o controle do submarino dependendo de um joystick de videogame da Logitech antigo (modelo Logitech F710 Wireless, lançado em 2010)
Segundo descrição do jornalista David Pogue que em 2022, visitou a expedição, ele conseguiu descer apenas 10 metros, porque houve problemas técnicos e que qualquer um ficaria horrorizado de como tudo parecia improvisado, sem controle ou medidas de segurança rigídas.
Como podemos ver no vídeo abaixo apenas poucas janelas e um controle inspirado no console de Playstation:
Segundo Stockton Rush, o CEO da empresa, a ideia é que o veículo funcione “como um elevador” e ” não requer muita habilidade” para pilotá-lo. Além de mencionar que a cápsula foi projetada pela NASA e era segura caso algum problema acontecesse.
Quem poderá encontrar o Submersível?
Como mencionamos é uma corrida pelas vidas da tripulação! James Cameron é um exímio conhecer desta região do oceano. No entanto, há um outro explorador conhecido por desbravar profundezas no mesmo nível que James, estou falando de Victor Vescovo. Famoso por mapear diversas áreas com seu Submersível explorou com sucesso locais profundos dos cinco oceanos do mundo com nome da expedição batizada de “Expedição Five Deeps”.
Ele também se diz sentido pelo ocorrido em seu perfil oficial na página da rede social do Twitter. Citando haver amigos a bordo e “não tem condições para comentar nada agora“.
Vescovo está empenhado em auxiliar no resgate de seus amigos. Mas algo não muito animador foi pronunciado em entrevista por Michel Haris, comandante da expedição Titanic, ao jornal da Fox News. [retificando “G. Michael Harris, um mergulhador que já fez visitas aos destroços do Titanic].
O submarino turístico desaparecido poderia ter implodido em uma profundidade de 3.200 metros. Ele também expressou que não há nada que a Marinha dos Estados Unidos possa fazer no momento.
Que a luz da esperança ilumine o caminho dos que buscam pelos tripulantes desaparecidos. Nossas orações e pensamentos positivos para a família e amigos, desejando que todos sejam encontrados com vida.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.