Atari Mania, desenvolvido pela iLLOGIKA Studios e distribuído pela Atari aborda a dinâmica de um zelador da Atari que cuida de seus clássicos. Após um pixel morto surgir, o caos se instaura no ambiente, com diversos clássicos da atari fundindo-se em novas, com combinações, cada vez mais loucas. Devemos derrotar os pixels do mal e restaurar a ordem. Outro jogo lançado da Atari é o Atari 50: The Anniversary Celebration, o qual efetuamos uma mini review, encontrada aqui.
Gameplay
Basicamente, Atari Mania engloba vários microjogos, com diversos puzzles. Da mesma forma, a Atari costuma retornar ao mercado de games, sempre transformando seus clássicos em versões mais acessíveis aos jogadores atuais, polindo ou adaptando seus clássicos em uma nova roupagem. Porém, a abordagem aqui é completamente diferente do que poderíamos imaginar, com associações de elementos de jogos completamente diferentes um dos outros.
Nesse interim, as combinações entregam uma série de minijogos, com sua velocidade aumentando com o tempo, além da própria dificuldade. Inclusive, essa velocidade pode atrapalhar durante a gameplay pois não sabemos exatamente onde erramos ao tentar reagir ao minijogo e quando percebemos, outro se inicia. As combinações, aparentemente, são quase ilimitadas, com misturas estranhas e outras bem divertidas.
A história por si só apresenta elementos de humor, com nosso zelador e os personagens com trocadilhos engraçados, algo que cria personalidade única para um jogo tão simples. Primordialmente, com o zelador, acessamos novos itens através de puzzles escondidos pelo cenário, abrindo novas áreas.
Nesse interior, liberamos capas de títulos clássicos da Atari e manuais, sem acesso aos jogos, somente suas capas. Obviamente, adoraria poder clicar em suas capas e experimentar os clássicos contidos no tema em meu PS5, já que sou fã desde pequena do Atari, mas não é esse o foco do jogo e sim a mistura de elementos clássicos e sua nova jogabilidade.
O pixel em sua melhor forma
Em primeiro lugar, o charme dos pixels continua ativo, com a simplicidade característica que um jogo retro da Atari requer. O observado, nesse ponto, é um amor e dedicação dos desenvolvedores, envoltos na ideia sobre profundidade em características essenciais para o material clássico. Além disso, os elementos sonoros são aceitáveis, sem grande destaque e alguns soam repetitivos demais.
Outro detalhe que me deixou decepcionada, é que, apesar de diversas opções de minijogos, tais jogos são curtos demais, sem tempo necessário para aproveitar cada abordagem única em nosso próprio ritmo. Muitas vezes fiquei frustrada com a rapidez que passei por tal nível que adorei, porém, meu tempo era bem limitado.
Como resultado, uma informação básica sobre o jogo é entregue na tela inicial, porém, alguns são tão frenéticos que acabam em poucos segundos e outros não entendemos as abordagens empregadas. Nesse sentido, se a ideia era apresentar o ritmo e desafio de fliperamas antigos, com nosso controle e habilidades requisitados em algo nível, a Atari acertou nessa implementação.
Gamertido
Atari Mania é uma mistura acertada de clássicos com o ritmo acelerado que pode atrapalhar a experiência de gameplay e a sensação de implementação apresentada. A ideia é boa, porém, sua abordagem poderia ser melhor apresentada, aproveitando o melhor que um conteúdo da Atari tem a oferecer. Acerta, certamente, na entrega de outros materiais históricos da Atari, mantendo a nostalgia presente nos dias atuais e seu legado. Afinal, o que seria de nós, jogadores, sem tais clássicos?
***Uma Key foi fornecida por parte da publisher para a elaboração desta review***
(7/10)
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.