Home Notícia de jogos Tencent aparentemente fechou estúdio Team Kaiju do ex-diretor de Halo 4

Tencent aparentemente fechou estúdio Team Kaiju do ex-diretor de Halo 4

Conforme uma publicação no LinkedIn, a Tencent encerrou o Team Kaiju, no qual Scott Warner, ex-diretor de design de Halo 4, teve envolvimento inicial.

Team Kaiju — imagem reprodução / Tencent Holdings

A Tencent aparentemente fechou, surpreendentemente, o estúdio Team Kaiju, fundado em 2021 e focado no desenvolvimento de um novo jogo multiplayer de FPS com orçamento AAA. O estúdio contava com colaborações de veteranos da indústria, como o ex-diretor de design de Halo 4, Scott Warner, e a veterana de Battlefield, Rosi Zagorcheva. Ambos deixaram o estúdio, com Zagorcheva saindo em abril de 2022 e Warner em abril deste ano. O Team Kaiju estava vinculado à divisão americana, chefiada pela TiMi Studio Group, subsidiária da Tencent no ocidente.


Conforme uma publicação no LinkedIn, todos os desenvolvedores foram dispensados do estúdio sem uma explicação oficial. Embora a publicação no LinkedIn tenha sido removida, o entusiasta dos games Karakasis adicionou capturas de tela do comunicado à rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).

team kaiju declaracao linkedin
Tencent aparentemente fechou estúdio Team Kaiju do ex-diretor de Halo 4 4

Além disso, é importante destacar que o Team Kaiju estava trabalhando em uma nova IP no formato de Games-as-a-Service (GaaS). Nesse modelo, a receita do título seria obtida por meio de microtransações, passes de batalha ou temporada, e assinaturas.

Considerando a experiência dos profissionais envolvidos em jogos de tiro em primeira pessoa, fica claro que a gigante chinesa estava direcionando seus esforços para competir com títulos como Call of Duty, Apex Legends, Rainbow Six Siege, entre outros. Com o encerramento repentino do estúdio, não há informações sobre o estado atual do jogo e se foi transferido para outra desenvolvedora de apoio. Até mesmo o site oficial foi removido, conforme mostrado na imagem a seguir.

Tencent aparentemente fechou estúdio Team Kaiju do ex-diretor de Halo 4 5

Fechamento do estúdio Team Kaiju

Em uma pesquisa rápida, observei que vários funcionários, incluindo alguns com experiência em estúdios renomados, foram dispensados entre setembro e outubro, conforme indicado nas datas de 2023 presentes nos currículos da maioria dos programadores. Uma outra observação interessante é a alta rotatividade de funcionários que deixaram seus cargos entre 2022 e 2023, sugerindo possíveis dificuldades na liderança em gerenciar equipes, especialmente considerando as passagens desses profissionais por grandes estúdios.

Abertura da Team Jade

No entanto, no mesmo dia da revelação do fechamento do Team Kaiju por meio do perfil de um ex-membro, foram encontrados dados da criação da Team Jade, sediada no continente europeu, na Irlanda. Embora informações sobre essa nova empresa sejam escassas, especula-se que seja uma estratégia da empresa para ampliar sua presença trabalhando com outros desenvolvedores. Vale ressaltar que o continente europeu tem se destacado ao revelar profissionais com potencial para contribuir significativamente às equipes de desenvolvimento. A imagem abaixo apresenta os dados de abertura da empresa, datada de 14 de dezembro de 2023.

Tencent aparentemente fechou estúdio Team Kaiju do ex-diretor de Halo 4 6

Ano ruim para indústria dos games

Realmente, parece que o ano de 2023 está se revelando desafiador para a indústria de jogos, com demissões em massa, fechamentos de estúdios e uma queda na aquisição de jogos pelos usuários. Além disso, observa-se uma série de títulos que não atenderam às expectativas dos jogadores, frustrando-os ao não cumprir as promessas feitas durante o desenvolvimento.

O caso mais recente, envolvendo The Day Before, é particularmente desanimador. Menos de quatro dias depois do lançamento oficial, a Fntastic encerrou suas atividades, alegando problemas financeiros que impediram a continuidade do projeto. Essa decisão deixou aqueles que aguardavam ansiosamente o jogo por anos desapontados e revoltados, sentindo-se, de certa forma, “enganados“. Mesmo que a empresa afirme que nunca foi sua intenção enganar os jogadores que optaram pela aquisição do jogo, a situação gerou descontentamento significativo na comunidade de jogadores.

Agora, resta-nos aguardar para compreender a visão da Tencent para o mercado da indústria de jogos e se o suposto jogo multiplayer será concretizado. Para obter mais detalhes sobre a Team Jade e a editora chinesa, recomendo ficar atento às nossas redes sociais e ao site do MeUGamer para futuras atualizações. Estaremos acompanhando de perto qualquer desenvolvimento ou anúncio relevante e compartilharemos as informações assim que estiverem disponíveis.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

SEM COMENTÁRIOS

Gamernéfilos, comentem aqui!Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile