Há exatos 24 anos (sim, estamos velhos, aceite), no dia 1 de abril, você estava assistindo pela primeiro vez, a fantástica aventura de Ash, o menino da cidade de Pallet e Pikachu, seu relutante Pokémon que até hoje não é carregado em uma pokébola.
Neste nostálgico dia, de 1 de abril de 1997 (não é pegadinha, estamos velhos mesmo) ia ao ar, o primeiro capítulo de Pokémon (temos que pegar), no Japão.
No Brasil, o título chegou dois anos depois, em 1999, e era exibido no programa Eliana e Alegria.
O anime fez um sucesso imensurável em todo o território nacional, e mundial, logo tendo produtos oficiais como mochilas, lancheiras, figuras de ação, entre outros.
Entre os mais memoráveis no Brasil, talvez estejam o álbum de figurinhas da Panini, que tinha como objetivo, completar toda a coleção, preenchendo-o com 150 figurinhas da primeira geração de Pokémons.
Ainda mais memorável do que isso, somente o Guaraná Antártica que vinha com uma imitação de pokébola no gargalo em volta da tampa e dentro você poderia resgatar um dos 150 monstrinhos iniciais, a promoção, entretanto, não contava com o total de Pokémons existentes na época.
- MLB The Show 21 ganha trailer com algumas lendas do Beisebol
- Gavin Moore, diretor do remake de Demon’s Souls deixa a Sony
- Outriders chega hoje (1) nos consoles e PC
A primeira geração da promoção do Guaraná Caçulinha contava com 36 dos Pokémons originais, mais Togepi e Ash, Misty e Jesse, treinadores Pokémons.
Nos rótulos das garrafinhas de plástico era possível encontrar cinco dos monstrinhos especiais: Pikachu, Charmander, Squirtle, Caterpie e Meowth.
A promoção teve também uma segunda versão com novos Pokémons que também foi um sucesso, e é claro que também houve novos álbuns.
Não foi só fisicamente, com brinquedos e álbuns que o anime Pokémon fez sucesso, tamanha foi sua repercussão que o fenômeno mundial se estendeu também ao meio virtual, chegando aos videogames em consoles de mesa e portáteis.
Os primeiros jogos de Pokémon foram lançados no Japão, em 1996, Pokémon Red e Pokémon Green. Assim como no anime, seu objetivo era se tornar um grande mestre Pokémon, desafiando os líderes dos ginásios e mostrando seu valor. No final do game, você deveria desafiar 4 grandes mestres que se auto intitulavam a Elite dos 4.
Em 1998, foi lançado para Nintendo 64, Pokémon Stadium. O game era um jogo de estratégia onde o jogador participava de batalhas contra outros Pokémons, dando o comando de batalha necessário para o Pokémon vencer a luta.
Cada vez mais a tecnologia foi evoluindo, e os portáteis da Nintendo também, chegando ao Nintendo DS que com o Pokémon Black & White, vendeu apenas no Japão, 2,70 milhões de cópias em apenas dois dias.
Em 2014, o Nintendo 3DS recebeu o remake de Pokémon Omega Ruby e Alpha Saphire. A narrativa é a mesma dos games de 2002, apenas com algumas pequenas modificações e adição de uma nova missão.
Em 2016 chegou a vez do mobile e Pokémon Go chegou para celulares Android e iOS. O jogo levou a sério a tecnologia de realidade virtual aumentada, e levou milhões de pessoas as ruas para caçar os monstrinhos, sendo um dos maiores acertos da Nintendo no quesito de jogos até hoje.
Se há algo que não podemos questionar, é a capacidade incrível da Nintendo de criar videogames portáteis maravilhosos, e com isso, a gigante japonesa criou o Nintendo Switch que tem uma legião de fãs por todo o globo.
E dentro deste universo do mundo dos portáteis, temos Pokémon Sword and Shield, que é considerado um dos melhores Pokémons até o momento.
Pokémon tem muito pano pra manga e está aí já há muito tempo mostrando a sua incrível fórmula de sucesso que parece sempre se superar cada vez mais.
E você, qual a sua maior lembrança ou jogo preferido de Pokémon?
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.