Durante a BGS 2023, entrevistamos um dos principais responsáveis pela difusão dos jogos em uma época que video games eram vistos para crianças. Alexey Pajitnov, criador de Tetris, que até os dias atuais recebem versões licenciadas, para plataformas de jogos, brinquedos, itens colecionáveis, roubas e até produção cinematográfica.
Ele comentou que se sentiu honrado com a resposta dos fãs no Brasil Game Show deste ano. E que não imaginava que a indústria dos games ganharia uma evidência que possui atualmente. Ao mesmo tempo, acredita que o setor ainda tem muito o que evoluir e o eSports deverá dominar o segmento nos próximos anos.
Outra curiosidade foi sua citação em que pensa que a Inteligência artificial poderá ser utilizada para criação de jogos e ajudar os desenvolvedores em seus trabalhos. Encurtando um longo caminho de programação na criação de novos jogos. Também Pajitnov recebeu o prêmio máximo da BGS por seu conjunto da obra intitulado Lifetime Achievement Award, ele também foi o homenageado do evento de 2023. Entrevista realizada por Jefão Calheiro.
- Veja também: BGS 2023 quebra recordes; 300 mil visitantes em 5 dias
- BGS 2023: Entrevista com Lia Fukuda da NISSIN
- Entrevista com Emilio Eva; criador da Equinox Latam Game Awards na BGS
Confira na íntegra a entrevista logo abaixo:
MeUGamer: iniciei minha entrevista com Alexey Pajitnov, listando suas referências no mundo dos jogos; Seu pai, meu pai, acho que até seu avô e seu filho atual devem ter ouvido falar de um dos jogos revolucionários da indústria.
Estou falando de Tetris, o verdadeiro Tetris, que está diante de nós. Alexey, é um prazer conhecê-lo. Prazer em conhecê-lo. Gostaria de fazer uma pergunta. Essa é sua primeira vez na Brasil Game Show e como foi sua vibração com os fãs brasileiros?
Alexey Pajitnov: Sim, é a minha primeira vez no Brasil e a primeira vez neste evento. E este evento é bastante impressionante. Estou surpreso em ver isso. E o público, oh, vocês estão ávidos por essa boa sensação. E vejo que há muita diversão que está desesperada para vir aqui e curtir o show. É muito agradável de ver. Obrigado.
MeUGamer: É um jogo que existe há gerações. Mesmo hoje, é uma referência. Como você vê o jogo que você criou sendo conhecido em todo o mundo e globalmente?
Alexey Pajitnov: Bem, em primeiro lugar, não sou tão velho a ponto de ser considerado de gerações e anos. Apenas 40 anos. Apenas algumas gerações. Não é tão ruim, você sabe. E estou muito satisfeito em saber que o Tetris é muito amado no Brasil, pois recebi o Lifetime Achievement Award (Prêmio de Realização em Vida), e estou muito honrado com isso. Isso é uma clara indicação de que há muitos fãs de Tetris aqui no Brasil, e isso é muito agradável para mim.
MeUGamer: Olhando para o passado e observando a indústria de jogos atual, no que ela se tornou, você alguma vez imaginou que isso aconteceria um dia? Que a maior indústria dos jogos seria maior que Hollywood; atualmente na geração de receita, e que o mundo aceitaria tão bem os video games?
Alexey Pajitnov: Sim. Bem, é realmente enorme, eu concordo com você. E, basicamente, é o meu tipo favorito de entretenimento. Com certeza, porque é um tipo “ativo” de entretenimento, que faz com que a audiência seja ativa e não apenas receba o conteúdo criado (sem nenhuma resposta direta). Eu amo a indústria de jogos, mas, francamente, não acho que, além do tamanho, a indústria tenha atingido seu potencial total. Ainda espero que os eSports (esportes eletrônicos) se tornem a principal indústria. Também… espero algum tipo de avanço sério nos jogos. Espero muito que a inteligência artificial seja incorporada em algum jogo e faça um avanço real. Espero que a realidade virtual finalmente se imponha e proporcione uma ótima experiência aos jogadores. Desejo essa “quebra”(de paradigmas) nos hardwares, pois ainda temos padrões muito antigos e difíceis(para adaptação) de controles.
Confira entrevisa em formato de vídeo, abaixo.
Valeu pessoal da assessoria da Drone pelo intermédio e também do próprio Alexey Pajitnov, e ao seu assessor que nos recebeu e aceitou o pedido pela entrevista.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.