Senua’s Saga: Hellblade II deveria ser a “menina dos olhos” do Xbox Game Studios para o semestre de 2024. Com a liberação das notas da crítica do jogo e o seu lançamento oficial em 21 de maio, percebemos que não foi como se esperava. O título, que começou com uma nota de 79, em pouco tempo subiu para 81 de 100 no site Metacritic.
Dito isso, os críticos que tiveram a oportunidade de analisar o jogo antes do seu lançamento final adicionaram observações como quebra-cabeças já ultrapassados, combate previsível e uma jogabilidade arrastada. Tudo isso, em um título curto e não tão bem aproveitado. Em contraponto, as paisagens e os cenários estão magníficos, adicionando o visual da Islândia em contraste, mesmo que a gameplay não condiz com os avanços apresentados. O Metacritic recebeu mais de 110 críticas iniciais, que serviram de base para esta qualificação.
No entanto, o que é unânime é a atuação da atriz Melina Juergens como Senua e como seu desempenho é perfeito. Posso afirmar que Juergens é talentosa e deverá ser indicada a prêmios por sua atuação em Senua’s Saga: Hellblade II. Além de ser uma pessoa super carismática, tive o prazer de conhecê-la em 2023, durante sua breve visita ao Brasil, na CCXP23.
Veja também:
- Aproveite até 30 de junho, um mês gratuito do PC Game Pass
- Opinião: Possibilidade do Game Pass na Epic Games Store?
Outro detalhe importante é o avanço do áudio binaural utilizado pelos desenvolvedores da Ninja Theory, que continua aprimorado no jogo! Isso nos incentiva a usar fones de ouvido que captem toda a imersão dos detalhes sonoros. Para quem é exigente com a qualidade técnica dos efeitos de som, este jogo certamente atinge a perfeição. Ainda assim, o jogo não foi suficiente para justificar todo o marketing em torno desta continuação, pelo menos aos olhos dos sites especializados em jogos.
Em relação ao público, no período em que desenvolvi este artigo, horas após o lançamento oficial de Hellblade 2, é cedo para dizer qual será sua recepção. Contudo, atualizarei esta publicação assim que ocorrer a crítica em massa dos usuários que jogarem este título.
Phil Spencer parece que terá de lidar com novas críticas sobre um título que não consegue unanimidade entre os críticos da indústria dos games. Hellblade II recebeu notas menores que o próprio Starfield, que no lançamento fechou com pontuação geral de 8.3/10.
Mesmo com a atuação brilhante de Melina Juergens como Senua, as paisagens incríveis e o áudio binaural magnífico, não foram suficientes para conquistar os críticos.
O jogo deverá receber ser indicados em premiações técnicas que será totalmente justo!
Por fim, Hellblade II o jogo de Senua, que aborda a esquizofrenia paranoide, está disponível no Xbox Series X|S, PC Windows e Game Pass.
Observe que, se estiver acessando esta publicação meses ou anos após o seu lançamento, a pontuação geral das análises do jogo pode ter sofrido alterações, aumentando ou diminuindo em relação aos valores citados neste artigo.