No quesito de jogo exclusivo, Senua’s Saga: Hellblade 2 foi o título mais aguardado da última semana de maio de 2024, chegando aos consoles do Xbox Series X|S e ao PC na plataforma Steam. Esperava-se que, por ser lançado no Steam, a aquisição de usuários seria tecnicamente alta. No entanto, a Microsoft lançou o jogo também no Day One para os assinantes do serviço Xbox Game Pass. Inclusive, publicamos uma dica de como o jogador pode jogar via dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS, em nosso canal oficial do YouTube. A adesão dos usuários ao jogo pelo Game Pass pareceu mais atrativa.
Contudo, em 21 de maio de 2024, data oficial de lançamento de Hellblade 2, seu maior ápice foi com 3.982 usuários jogando simultaneamente na versão para PC na plataforma da Valve. Esses números são estatísticas baseadas no site Steamdb, como exibido na imagem a seguir:
O jogo possui uma cinemática incrível e uma sonoplastia que mudará como a indústria observa os jogos atuais. Além disso, aborda com primazia os problemas da protagonista, que sofre de paranoia, ressaltando os cuidados com a saúde mental. No entanto, parece que tudo isso não foi suficiente para despertar o interesse dos proprietários de PC em aproveitar a oportunidade de jogar.
Veja também:
- MultiVersus: Saiba o horário do lançamento do jogo
- Hellblade 2: quem são Jen e Bats, homenageados nos créditos
Em comparação com outro jogo lançado pela Xbox Game Studios no Steam, Starfield, o título obteve quase 270 mil jogadores em seu lançamento, e esse número aumentou posteriormente, com um pico de 330 mil jogadores simultâneos.
Fim de semana sem inspiração para Hellblade 2 no Steam
A esperança era obter um número positivo no primeiro fim de semana após o lançamento de Hellblade 2. Contudo, ao analisar as estatísticas do Steamdb, observamos que o número de usuários simultâneos diminuiu drasticamente, como se todos aqueles que adquiriram o jogo tivessem acessado a plataforma apenas para finalizar as quase seis horas de jogo! No sábado, 26, o maior pico foi de 1.621 jogadores, enquanto no domingo, 27, o pico chegou apenas a 1.398. Ou seja, menos da metade dos jogadores retornou para jogar novamente.
Como comentei, é um jogo curto que explora todo o poder do motor gráfico e dos efeitos sonoros binaurais. Para ser justo, comparar com Starfield é injusto devido ao marketing criado pela Bethesda e apoiado pelo Xbox. Ainda assim, mesmo exibindo os piores lançamentos do estúdio XGS, o jogo da desenvolvedora Ninja Theory ficou abaixo de títulos como Redfall, que teve um pico de 6.124 jogadores, e Hi-Fi Rush. Considerando que Hi-Fi Rush foi um lançamento surpresa e, no dia de lançamento, conseguiu mais de seis mil pessoas jogando na versão para computador, a comparação se torna ainda mais desfavorável para Hellblade 2.
Podemos considerar Hi-Fi Rush um sucesso pelo menor orçamento em comparação com a continuação da saga de Senua, publicada pela Tango Gameworks. Infelizmente, a Xbox anunciou o fechamento oficial do estúdio.
Uma coisa que constatamos é: o fim de semana no Steam não foi um dos melhores para nossa paranoica guerreira nórdica. O jogo não é ruim, mas ele é claramente projetado para agradar a um determinado grupo de usuários. Aqueles mais focados em jogos de FPS, como Call of Duty, Counter-Strike e Battlefield, podem, por sua vez, não se sentirem tão atraídos pelo enredo e proposta do game.
Por fim, Senua’s Saga: Hellblade II está disponível oficialmente desde 21 de maio de 2024 para Xbox Series X/S e PC Windows na plataforma Steam.
Observe que este artigo tem o intuito de comparar os lançamentos anteriores dos exclusivos do Xbox Game Studios na versão para Steam. Nosso objetivo é fornecer aos leitores todas as informações necessárias para avaliar se um jogo despertou atenção dos suários em seu lançamento oficial na plataforma.