Talvez esse tenha sido o primeiro grande acerto da Sony Interactive Entertainment no ano ao decidir não continuar com Concord. Pode parecer uma decisão sem empatia, mas encerrar os servidores prematuramente para evitar prejuízos no desenvolvimento parece ter sido a melhor opção. Essa decisão foi tão rápida que acabei não conseguindo finalizar um artigo onde compararia Foamstars, que se tornará gratuito em outubro, com o mesmo caminho que este Hero Shooter poderia ter seguido. No entanto, podemos perceber que o caminho escolhido pela PlayStation Studios é o encerramento global dos servidores do jogo.
Concord estava em desenvolvimento há quase uma década, inspirando-se em jogos de sucesso como Overwatch, Paladins e Smite. No entanto, o título não conseguiu atrair a atenção dos fãs desse gênero. Não é possível afirmar se houve especulações sobre uma possível migração de um modelo pago para gratuito; o que poderia ter sido uma tentativa de reduzir o estresse causado pela falta de adesão. Se a versão paga para PlayStation 5 e PC (via Steam e Epic Games Store) já gerou uma série de críticas, uma versão gratuita poderia apenas agravar os problemas, tanto para os desenvolvedores quanto para a comunidade.
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O comunicado oficial sugere que a equipe está buscando novas formas de trabalhar no título. Embora o jogo tivesse grande potencial, com dezenas de personagens, é possível que ele tivesse mais sucesso como um jogo de campanha solo. Um formato em que os jogadores recebessem campanhas semanais, introduzindo-os gradualmente à trama, poderia ter sido mais atrativo. Talvez essa tenha sido a ideia inicial, mas durante o desenvolvimento, decidiram lançá-lo apenas como um jogo multijogador.
Os jogadores que adquiriram o título poderão solicitar reembolso na PlayStation Store e nas demais plataformas. Por enquanto, as vendas do jogo estão suspensas, e apenas os usuários que já o compraram podem continuar jogando Concord. No entanto, a partir de 6 de setembro de 2024, os servidores serão desativados. A Firewalk Studios informou que manterá os jogadores atualizados sobre a franquia e suas novidades ao longo das semanas. O jogo foi lançado oficialmente em 23 de agosto de 2024, sendo exclusivo para PS5 e PC Windows.
Uma pergunta que surge é se o estúdio se manterá ativo ou se haverá demissões em massa, como vem ocorrendo nos últimos dois anos na indústria. Considerando a baixa adesão nas vendas — apenas 25 mil cópias foram adquiridas, segundo análises de métrica —; é improvável que esses números cubram os custos de marketing, produção, salários e royalties acumulados ao longo de oito anos de desenvolvimento. A situação é preocupante, especialmente considerando que o estúdio conta com veteranos que participaram de franquias consagradas como Call of Duty, uma das maiores sagas de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). Esperamos que os próximos projetos da empresa no mundo dos games sejam mais bem-sucedidos.
A informação original foi publicada no próprio blog da Playstation Americana.
Agora uma opinião pessoal: Confesso que me entristece quando a indústria dos games perde jogos prematuros que poderiam evoluir. Escolhas controversas e enredos que não agradam a comunidade gamer vêm causando esse desconforto. Em breve, estarei publicando uma visão mais detalhada, baseada em meses de pesquisa, sobre as reais causas da baixa adesão a certos jogos, especialmente os desenvolvidos por estúdios ocidentais, enquanto os orientais continuam a sobressair.
Resumo do artigo: A decisão da Sony de encerrar os servidores de Concord devido à falta de usuários parece ser uma medida para evitar prejuízos maiores. Embora o jogo tivesse potencial, a falta de adesão e as críticas ao modelo pago indicam que o título não conseguiu alcançar o sucesso esperado.
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