Nessa Quinta-feira (20) a Playstation, por meio de seu blog oficial, anunciou as principais funcionalidade do controle DualSense e do PlayStation 5. Foi apresentado um novo trailer onde podemos ver algumas cenas que fazem alusão às dinâmicas que ambos possuíram, segue abaixo o trailer:
No trailer, as dinâmicas do PS5 e do Dualsense apresentadas, são as mesmas que já haviam sido mencionadas antes: sentir no DualSense quando a superfície (aqui o gelo) racha nos pés do personagem, a explosão quando partes do cenário ruem, a sensação incrível da tensão de um arco ao ser puxado pelo (a) personagem, bem como o novo sistema de som do console “Tempest 3D AudioTech” que aguçará todos os sentidos.
A Playstation, assim como algumas das pessoas envolvidas nos principais projetos (games) que estarão presentes no console, nos deram algumas dicas de como será essa nova experiência, confira abaixo:
PlayStation – “Estamos bastante empolgados com esses recursos e mal podemos esperar para que todos vocês se envolvam mais no mundo dos jogos com o console PS5 e com o controle sem fio DualSense em suas próprias mãos. Nossos parceiros da comunidade de desenvolvimento têm trabalhado duro, criando a próxima geração de jogos ou sonhando com ela. Continue a ler para saber de que maneiras eles estão trabalhando com o controle sem fio DualSense e seus recursos incorporados.”.
Brian Horton // Diretor criativo de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales – “A precisão da resposta tátil nos permite experimentar diversas coisas novas. No Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, usamos este recurso para indicar aos jogadores a direção de ataques iminentes com o controle sem fio DualSense. Como é usar a habilidade de furtividade do Miles? Qual é a sensação provocada por uma Rajada Venom? Graças à alta fidelidade do sistema tátil do controle DualSense, podemos aprimorar a dimensionalidade dessa experiência. Ao apertar quadrado para dar um Soco Venom, por exemplo, você poderá sentir a bioeletricidade do Spider-Man estalar no lado esquerdo do controle e culminar no lado direito com o impacto.”.
Kenji Kimura // Diretor, Ghostwire: Tokyo – “Assim como o nome “gatilho” sugere, o uso principal dos gatilhos adaptáveis do controle sem fio DualSense em Ghostwire: Tokyo é para ações “ativas”, como para disparar ou acionar algo. Também os usamos para criar a sensação de recuo. Também estamos procurando maneiras de aproveitar os gatilhos adaptáveis para expressar uma sensação de energia contínua, ou um equilíbrio de forças, se preferir, e talvez para ações como carregamento e a sensação de concentração de poder ou energia para as coisas. A resposta tátil, em comparação com a função de vibração das gerações anteriores, nos permite utilizar um alcance muito maior, partindo de uma vibração muito mais forte do que antes, até uma vibração extremamente leve. Desta forma, podemos oferecer aos jogadores nuances “texturizadas” muito mais detalhadas. Diante disso, nossa abordagem é diferente. Não se trata mais de um nível de vibração transitório ou constante, agora nós podemos ajustar minuciosamente a resposta durante todo o jogo.”.
Mathijs de Jonge // Guerrilla – “Horizon Forbidden West apresenta novas armas projetadas para serem únicas e desempenhar um papel específico no combate com máquinas e oponentes humanos. Os gatilhos adaptáveis do controle sem fio DualSense vão nos ajudar a tornar as armas ainda mais exclusivas e satisfatórias de se usar.”.
Gavin Moore // Diretor Criativo, SIE Japan Studio – “Com o controle sem fio DualSense e o poder da resposta tátil, podemos tornar o combate, no Demon’s Souls, mais intenso, mais sombrio e mais mortal. Agora você sente cada golpe ao derrubar seus inimigos e ao lançar cada feitiço. Você sentirá a força do ataque de um chefe gigantesco ao baixar a guarda na hora certa. Ou o metal atingindo o metal quando seus inimigos bloqueiam seus ataques ou você bloqueia os deles. Essa experiência sensorial extra por meio do controle permite que você saiba que seu ataque acertou em cheio e que sua defesa foi perfeita no momento certo, permitindo uma reação mais rápida e decisiva. Também podemos transformar o simples ato de puxar uma alavanca para abrir um portão em uma experiência sensorial. Isso é algo que o barulho nunca poderia fazer. Ele nunca poderia replicar a sensação de metal batendo em metal ou fogo crepitando na sua mão enquanto você invoca uma magia. As respostas táteis [são] parte integrante da experiência, para envolver o jogador no mundo e aumentar a jogabilidade. Juntos, os trabalhos visual, auditivo e tátil levam esta nova geração de jogos para o futuro.”.
Marcus Smith // Diretor Criativo, Insomniac Games – “Estamos ansiosos em apresentar os gatilhos adaptáveis em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão! Por exemplo, a Enforcer é uma arma do tipo espingarda de cano duplo. Ao puxar o gatilho, você dispara a partir de um cano, e pode sentir essa resistência na metade do gatilho. Precisa de uma explosão maior? Puxe o gatilho nesse ponto de resistência e você vai disparar com os dois canos ao mesmo tempo.”.
Com essas declarações a respeito de como o PlayStation 5 e o DualSense irão se portar na próxima geração, como estão as expectativas de vocês Gamernéfilos? Ansiosos para experimentar essas novidades?
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.