Quase oito anos após seu lançamento inicial e com quase 500 milhões de usuários em seu nome, o aplicativo de chat criptografado Telegram se encontra em um ponto de inflexão: ele precisa monetizar sua plataforma ou encontrar um comprador.
Em uma postagem em seu canal Telegram, o fundador Pavel Durov disse que você não verá a startup ser vendida para uma empresa como o Facebook, mas a partir de 2021, a empresa começará a veicular anúncios para cobrir alguns de seus custos.
Mas não se preocupe, se você usar o Telegram para enviar mensagens para seus amigos e familiares, não verá anúncios começarem a aparecer em suas conversas. Além disso, todos os recursos que você pode usar gratuitamente no momento permanecerão assim. “Achamos que exibir anúncios em chats privados ou em grupo é uma má ideia”, disse Durov. “A comunicação entre as pessoas deve ser livre de qualquer tipo de publicidade.”
Onde você verá os anúncios são nos canais públicos do Telegram e, às vezes, problemáticos “um para muitos”. Isso pode ser fácil de ignorar se você usar exclusivamente o Telegram como um aplicativo de bate-papo. Eles normalmente são administrados por uma pessoa ou organização e podem ter milhões de seguidores individuais.
Eles agem mais como um feed do Twitter do que uma conversa por SMS e, como o Twitter, receberão o tratamento de veiculação de anúncios. Durov aponta que alguns canais populares já exibem anúncios em plataformas de terceiros para monetizar seus seguidores. “Os anúncios que eles postam parecem mensagens normais e costumam ser intrusivos”, disse Durov, e acrescentou que os anúncios iniciais do Telegram respeitarão sua privacidade e não prejudicarão a experiência do usuário do aplicativo.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.