O diretor de arte Nizo Yamamoto, conhecido dentre outras produções por O Túmulo dos Vagalumes, morreu aos 70 anos.
Nizo Yamamoto foi um renomado animador e diretor de arte japonês conhecido por seu trabalho na indústria de anime. Ele nasceu em 21 de fevereiro de 1948, em Kanagawa, Japão.
O seu filho, Takao, confirmou foi quem confirmou a morte do pai, sem revelar a causa dela. Em entrevista, disse sobre um trabalho do pai, em que até alguns dias antes de seu falecimento, Nizo estava imerso na criação de um rascunho de 120 páginas para um mangá. Esse mangá explorava contos folclóricos que eram transmitidos em sua cidade natal, as Ilhas Goto. Sua dedicação ao projeto era notável, e ele estava empenhado em dar vida a essas histórias. Tragicamente, a última página que ele estava prestes a desenhar se transformou em seu toque final nessa jornada criativa.
Princesa Mononoke (1997), Susurros do Coração (1995), O Serviço de Entregas da Kiki (1989) e Memórias de Ontem (1991) são alguns de seus principais trabalhos, mas não há como não destacar um em específico.
O Túmulo dos Vagalumes, de 1988, foi seu filme mais popular, incluindo aqui no Brasil. Yamamoto trabalhou na direção de arte deste comovente filme do Studio Ghibli dirigido por Isao Takahata.
O comovente filme ‘O Túmulo dos Vagalumes’ retrata de maneira comovente a luta pela sobrevivência de dois irmãos órfãos durante a Segunda Guerra Mundial no Japão.
Por fim, fica aqui nossa homenagem a Nizo Yamamoto, que morreu aos 70 anos.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.
Olha, eu tenho boa memória, mas não acho nada que seja tão comovente quando Túmulo dos Vagalumes. Acho que nem O Menino do Pijama Listrado consegue chegar lá. Aliás, o Túmulo dos Vagalumes é o primeiro filme no qual fale de uma pesquisa que fiz sobre 3 filmes para que meus alunos entendam um pouco do Japão após os eventos da Segunda Guerra Mundial, aproveitando o hype gerado por Oppenheimer, o maior ganhado do Óscar de 2024, e também por Godzilla ter tido seu próprio prêmio. Assim, se tiver interesse, aqui está o que escrevi como redator do meu Portal.