Tchia, da Awaceb e Klepar Interactive, é um jogo de mundo aberto e encantador, onde acompanhamos a jornada de Tchia, em um arquipélago paradisíaco. Seu pai foi sequestrado e Tchia fica sozinha , partindo em busca de pistas para encontrá-lo.
O tom abordado no jogo é de calmaria e observação, entregando a sensação de paz, mesmo que Tchia esteja preocupada com seu pai e necessite de uma jornada frenética. O que temos é uma história que complementa outra história dentro do game, cujo elementos da cultura local e ficção, andam juntos. Uma descrição mais precisa é que jogar Tchia é relaxante, com uma vibração cativante.
A verdadeira história de Tchia é a própria terra, com sua visão de uma capital mais moderna, até as aldeias rurais e Caledônia, linda, contendo elementos criativos, mostrando os encantos do local, da culinária e seu folclore.
Nosso percursos pelas ilhas são fascinantes, complementados por elementos já característicos de mundo aberto. Desde a ativação de um ponto mais elevado onde ampliamos nossa visão do mapa, assim como pequenos jogos e itens para coletar.
A progressão da história peca. Cada missão da história é uma missão relacionada a busca. A personagem precisa encontrar alguém, obter alguma informação, reunir materiais, que permitirá uma audiência e essa estrutura está por toda parte.
Gameplay
Tchia conta com a ajuda de um estilingue e um planador inicialmente em sua jornada, com o controle de mira e tiro simples e eficientes. Infelizmente o uso do planador custa resistência e não pode ser utilizado com a frequência que gostaríamos. Passamos a maior parte do tempo em Ija Noj, uma ilha repleta de atividades, que podemos explorar com total liberdade.
Os pequenos mini jogos presentes na ilha podem soar repetitivos, como o momento em que precisamos empilhar rochas, encontrando o equilíbrio perfeito. Apesar de ser interessante, entrega uma percepção de profundidade e habilidade,porém, soa repetitivo cada vez que entramos. Os desafios relacionados a corrida com o barco são o destaque, com a liberdade de controle garantindo a diversão e uma ótima maneira de conhecer mais a ilha.
Em se tratando de um foco principal na jogabilidade, certamente o salto de alma que a personagem usa como recurso é impressionante, possuindo um objeto ou animal. Os animais ajudam em uma locomoção mais rápida, na resolução de puzzles e lutas. Tais recursos como pular de almas, velejar, tocar ukelele, entre outros são ótimas ideais, porém, somente um deles soa como original.
Em se tratando de personalizações, temos uma série de itens a disposição, onde podemos vestir Tchia da cabeça aos pés, além do próprio ukelele e do planador.
Performance
Em se tratando do jogo e sua performance, não notei algo significativo para emitir um alerta sobre a questão. É um jogo fluído, sem grandes apelos gráficos utilizados em jogos da geração atual, que entrega o que promete: fluidez e beleza com características voltadas para o desenho. Nesse quesito, temos o que prometeu. Sem mais. Conforme dito acima, o único elemento que desagrada é a repetição constante. Repetição, inclusive é alvo de reclamação constante entre os jogadores, que notam as mesmas fórmulas em diferentes jogos e acabam se afastando ou não terminando tal jogo pelo cansaço.
Outro aspecto importante do game é a música e dublagem, contribuindo e muito para imersão no jogo. Sabendo que tais personagens são dublados por habitantes de Caledônia, tornou ainda mais importante tal recurso. A parte musical sempre envolve Tchia tocando um instrumento enquanto alguém canta, e é de emocionar.
Gamerdito
Tchia é indicado para jogadores que buscam por exploração em um mundo aberto sem a necessidade de uma corrida frenética. Induz a contemplação, com diversos momentos de diversão e a absorção do folclore e cultura de um povo local. Mesmo não apresentando tantas inovações, suas imagens, sons e seu arquipélago garantirá uma viagem única e impressionante.
***Uma Key foi fornecida pelo desenvolvedor para teste do jogo***
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.