Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered foi desenvolvido pela Aspyr em parceria com a Crystal Dynamics. Mas, bom, ele se equipara muito àquele remaster que saiu do Tomb Raider no último ano. Não é um total remake, eles estão usando a mesma engine! A engine original que o jogo foi feito lá na década de 90.
Só estão remapeando algumas texturas. Estão levando isso em conta, não dá para esperar uma evolução tão grande. Eles melhoraram um pouquinho os controles, mas nada muito drástico. Ainda há problema de câmera, que era bem comum em jogos desse tipo nessa época. Os mesmos defeitos de level design, alguns bugs gráficos, principalmente, ainda estão lá. Então, eles não puderam mexer muito na estrutura do jogo.
Lembrando que a Aspyr, também trará a segunda remasterização do jogo Tomb Raider IV, V e VI em 14 de fevereiro de 2025. E com isso, dependendo das vendas, eles provavelmente vão fazer algumas sequências, pelo menos com o último Soul Reaver, que é o Defiance. Esse jogo saiu junto com o Blood Omen, que é o jogo anterior da série.

História de Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered
Falando um pouco da história, o jogo conta a história de Raziel, que é um vampiro. Ele é irmão do Kain e tem outros irmãos do clã do Kain. Kain é um vampiro super poderoso que veio do nada e foi crescendo, crescendo, ganhando poder, até virar um dos vampiros mais poderosos do mundo. O mundo é Nosgoth, como eles chamam.
Tanto que a história do Kain é contada nesses outros dois jogos, Blood Omen 1 e 2. A visão até isométrica, são jogos de outro estilo, praticamente. Muitos anos depois, passa a história do Soul Reaver. Então, a princípio, Raziel e seus outros irmãos estão em uma reunião do clã, e Raziel anuncia que evoluiu. Ele ganhou asas, primeiro que todos os irmãos dele, inclusive antes do Kain. Isso acaba gerando um ódio do Kain, que rasga as asas dele e o joga em um vórtice do além.
Ele vai definhando enquanto cai e acaba virando a criatura que jogamos: aquele vampiro com a pele azul, sem a parte de baixo da mandíbula. Ele vira um outro tipo de vampiro que não suga sangue, mas se alimenta de alma. E aí, a história do jogo nada mais é do que ele buscando vingança contra Kain.
O Impacto do Remaster
Passam-se muitos anos, e quando você sai para explorar o mundo de novo, descobre que a era dos vampiros acabou. O mundo está decadente, os próprios vampiros já não têm mais o poder que tinham, e Kain está meio sumido. A ideia é recuperar seu poder, absorvendo o poder dos irmãos, para ter força suficiente para enfrentar Kain.

Na coletânea, temos Soul Reaver 1 e 2, que são sequências diretas. A minha experiência: joguei mais o primeiro. O segundo não tinha para PC e não era tão acessível. Saiu no PS1, depois no PS2.
E aí entra um ponto negativo do remaster. Tanto a versão de PC quanto a de PS1 tinham dublagem oficial em português. Era uma das primeiras dublagens da época, junto com Max Payne. Era uma dublagem muito boa, o que talvez tenha chamado a atenção na época e feito muita gente jogar. A série Legacy of Kain sempre foi de nicho. Não temos mais essa dublagem em português, talvez por licenciamento ou edição. Temos apenas a voz em inglês e legenda.
Acreditei que a desenvolvedora faria essa adição, contudo, acredito que os direitos dessa redublagem pode ter se perdido com o tempo. Logo, teriam que pagar todos os envolvidos daquela época. Visto que não é possível prever sua adesão em território nacional.
No restante, a experiência é praticamente um para um. Existem alguns conteúdos bônus, como artes conceituais, fotos de cosplay e eventos da época. O principal bônus talvez sejam algumas fases cortadas, jogáveis, parecido com o que tem no remaster de The Last of Us Part II. Não tem comentário de desenvolvedor, mas você pode andar pelo mapa cortado.
Vale a Pena?
Legacy of Kain tem uma premissa que, apesar de parecer simples, vai ficando bem complexa ao longo do jogo. Apesar de Defiance ser o terceiro jogo da série, a história não parou ali. Poderia continuar, mas nunca terminou. Houve tentativas de reviver a franquia, incluindo um título cancelado para PS3 e um multiplayer chamado Nosgoth, que ficou um tempo no ar. Hoje, temos pouquíssimo conteúdo novo sobre essa franquia.
Evidentemente, queremos um novo lançamento onde a nova geração poderá ter um vislumbre dessa desta saga. Os gráficos, jogabilidade e toda ambientação teriam uma excelente melhoria para apreciar cada momento desta trama. Quem sabe um futuro próximo, podemos saber que um novo título foi anunciado para o mundo dos vampiros obscuros.

Se formos olhar som, gráficos e gameplay de Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered, o principal fator aqui é a nostalgia para quem jogou esses jogos na época. É legal ver aquele modelo clássico, texturas chapadas, um visual quadrado. Mas mesmo com a repaginação das texturas, é difícil atrair um público novo. O jogo não mudou muita coisa, então é focado em quem jogou na década de 90, não em trazer novos jogadores. Diferente do jogo da Lara Croft que percebemos melhorias interessantes nos gráficos e mecânicas, no qual curiosos dos títulos da época de ouro podem jogar sem problemas.
Talvez, por conta do marketing, esse remaster possa apresentar a série para uma nova geração. Mas o jogo já foi lançado há um tempo e não tem sido muito falado. Pode ser um teste para um possível remaster de outros títulos, mas dificilmente uma continuação.
Minha opinião é se a desenvolvedora tivesse adicionado uma versão de demostração gratuita atrairia pessoas que poderiam dar uma oportunidade ao título.
Tomb Raider, a maior franquia da Crystal Dynamics, ganhará um novo título. Não é segredo que a crise que afetou a gigante sueca do entretenimento Embracer em 2023 forçou a empresa a abrir mão de diversas propriedades intelectuais que havia adquirido. Com isso, a Amazon Games sublocou os direitos de desenvolvimento da icônica caçadora de relíquias e está investindo em um novo título multiplataforma, que será publicado globalmente com total apoio da empresa. No entanto, a Crystal Dynamics continuará sendo a principal desenvolvedora da franquia.
Já para Legacy of Kain, a chance de remasterizar os títulos restantes — e até mesmo lançar uma sequência — dependerá do que mencionei anteriormente. O sucesso comercial dessa remasterização ou uma equipe ambiciosa com um roteiro épico podem ser fatores decisivos para atrair investidores que enxerguem o jogo como uma mina de ouro.
Soul Reaver tem uma pegada de Metroidvania. Você absorve as almas dos irmãos do Raziel e desbloqueia habilidades para acessar áreas antes inacessíveis. O backtracking é forte, e sua estrutura lembra Metroidvania 3D, o que era inovador na época. Quem sente falta desse estilo pode gostar, mas os gráficos e a jogabilidade podem afastar novos jogadores.
Gamerdito (Veredito do jogo)
É legal para quem jogou na década de 90, mas faltou um pouco mais de esmero. No caso de Tomb Raider Remastered, adicionaram segredos extras e referências a bugs clássicos, transformando-os em troféus e easter eggs. No Soul Reaver, não há nada nesse sentido. Poderiam ter colocado um modo de trapaça para liberar habilidades desde o início, por exemplo.
É um jogo feito para nostalgia, como outros remasters recentes, como o Star Wars Battlefront Classic Collection, entre outros. Pelo menos, esse não tem tantos problemas. Acredito que tenha faltado ambição ou investimento para esta obra, considerando que a Aspyr vem quase que todos os meses relançado uma franquia que fez sucesso em décadas passadas.
O jogo aposta na nostalgia, mas deixa de lado melhorias que poderiam torná-lo mais acessível a novos jogadores. Um remaster funcional, mas sem brilho esperado pelos fãs, finalizo essa review com uma Nota: 7,5/10 para Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered. O jogo já está disponível para PC (Microsoft Windows) via Steam, PlayStation 4, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, desde 10 de dezembro de 2024.
A seguir assista ao gameplay com o primeiro título do Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered.
Siga o MeUGamer no Youtube.
Agradeço à Aspyr e sua assessoria pela chave de acesso ao jogo para review no PS5. Espero que nossa análise ajude os leitores a decidir se o jogo vale a pena.