Warhammer 40.000 Space Marine 2 demorou 13 anos para ser lançado, mas chegou com tudo, trazendo aquela velha escola dos jogos de ação, lembrando clássicos como Gears of War e Fallout. Ele continua extremamente imersivo, e desta vez, os desenvolvedores não se preocuparam em agradar a audiência moderna, que tem prejudicado a indústria nos últimos anos.
Titus, agora rebaixado de comandante para tenente, lidera uma equipe de Ultramarines contra os Tyranids. O grupo invade planetas inteiros, e a missão é dizimar qualquer ameaça. A ação é intensa, com uma imersão visual que impressiona. A direção de arte do jogo é um dos seus pontos altos, com personagens muito bem elaborados, planetas detalhados, biomas variados e uma fauna e flora que realmente chamam a atenção. As armaduras estão fantásticas, e cada cena em CGI tem uma qualidade cinematográfica.
Este jogo está entre os melhores que joguei este ano no quesito design, e isso inclui tudo: personagens, cenários e armaduras. A imersão é completa. E o mais interessante é que Titus não busca apenas ser um herói que ficou preso no Deathwatch por uma década; ele precisa provar para todos, inclusive para seus novos aliados, como Gadriel e Chairon, que ainda é um defensor leal do Imperador.
Titus e os desafios de um Ultramarine
Titus é agora um renegado, rebaixado a Tenente após os eventos do primeiro jogo. Seu desafio é reconquistar o respeito de seus irmãos de batalha e enfrentar a desconfiança de todos à sua volta. Seus companheiros, como Gadriel e Chairon, têm dúvidas sobre sua lealdade, e cabe a ele mostrar que merece fazer parte da equipe. Além disso, conhecemos Sevastus Acheran, que agora ocupa o posto de Capitão dos Ultramarines, uma posição que antes pertencia a Titus.
Um dos personagens que retorna é Marneus Calgar, o grande mentor de Titus e uma das figuras mais icônicas do universo de Warhammer. Sua presença reforça a ideia de que o universo do jogo é profundo e vasto, com uma história que transcende o próprio Titus.
Jogabilidade e ação sem complicação
A simplicidade da jogabilidade é uma das grandes forças do jogo. Diferente de outros títulos que exigem que o jogador decore inúmeras combinações de botões, Space Marine 2 mantém as coisas simples, mas eficientes. Você tem à disposição armas, munição e granadas, e ao longo da campanha, pode escolher a melhor forma de utilizá-las contra os inimigos. A falta de comandos complicados é um respiro em meio a tantos jogos que exigem ações exageradamente complexas.
Apesar de existirem algumas armas interessantes no jogo, sinceramente, o Melta Rifle e a pistola de plasma são, na maioria das vezes, as mais eficazes para dizimar os inimigos. Você até será obrigado a usar outras armas, mas na minha experiência, essas duas são mais que suficientes para vencer qualquer combate.
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No entanto, o jogo não é longo. Dependendo da dificuldade, você levará entre 12 e 13 horas para terminar a campanha, se seguir a história principal sem explorar demais. O mundo do jogo é linear, com algumas bifurcações, mas nada que altere drasticamente o caminho principal. Existem áreas secretas onde é possível encontrar audiopads que contam mais sobre a história, mas no geral, a narrativa é direta.
Agora, se você optar por jogar em uma dificuldade maior, o desafio aumenta em termos de escassez de munição e número de inimigos. No modo Ultramarine, por exemplo, o jogador é obrigado a ser mais estratégico, pois sair atirando para todos os lados não será eficaz. Ainda assim, o jogo não oferece um nível de dificuldade impossível de superar; com um pouco de paciência e habilidade, é possível avançar sem muitos problemas.
Você tem a opção de explorar um pouco mais da trama realizando missões secundárias, onde poderá descobrir mais sobre os personagens. Isso é interessante, especialmente se você não estiver familiarizado com este universo. Essas missões aumentam as horas de jogo, agregando mais conteúdo à experiência final. Como mencionei, a trama principal é relativamente curta para os padrões atuais dos jogos. Por outro lado, isso evita criar um clima maçante e cansativo, com missões repetitivas e diálogos que parecem se repetir várias vezes.
As missões de operações oferecem benefícios para melhorar armamentos, armaduras e suas customizações. O estúdio também lança periodicamente conteúdos adicionais, voltados para quem gosta de aprimorar trajes e cosméticos. Vale lembrar que, para obter alguns desses benefícios, é preciso ficar atento às exigências, como completar um certo número de missões para desbloqueá-los.
Atmosfera de desconfiança e intriga
Algo que Warhammer 40.000 Space Marine 2 faz muito bem é criar uma atmosfera de desconfiança. Durante todo o jogo, você nunca sabe quem realmente está ao seu lado. Os desenvolvedores conseguiram trazer uma tensão constante, dando ao jogador a sensação de que a qualquer momento pode ser traído. Isso fica ainda mais evidente com a reviravolta envolvendo o Capelão, que desempenha um papel crucial na trama, forçando o jogador a questionar suas verdadeiras intenções.
Essa sensação de intriga é rara em jogos de ação nos dias de hoje. A incerteza constante sobre quem é amigo ou inimigo mantém a narrativa interessante e engajada. É esse tipo de nuance que faltava na indústria há muito tempo.
Duração e exploração limitada
Infelizmente, o jogo peca na questão da linearidade. Com exceção de algumas poucas áreas secretas, não há muito incentivo para explorar. Seria interessante se houvesse mais liberdade de movimentação, principalmente quando se trata do uso do jetpack, que é limitado a certas áreas. Os Ultramarines são personagens poderosos, mas a limitação de exploração faz com que, em alguns momentos, pareça que eles não conseguem passar por obstáculos simples, como uma barreira de 30 cm.
Essa falta de exploração mais ampla torna o jogo um tanto frustrante para quem gosta de desvendar cada canto do mapa. Ainda assim, é importante lembrar que o foco de Space Marine 2 é a ação, e nesse sentido, ele entrega exatamente o que promete: combates intensos e momentos épicos.
Bugs e inteligência artificial
Em termos de bugs, minha experiência foi tranquila. Tive apenas dois problemas menores: um deles foi quando o elevador ficou preso após eu apertar o botão de pausa, e o outro foi com um inimigo que parecia ser invencível, mesmo sendo apenas um lacaio comum. Esses pequenos problemas não comprometeram a experiência de jogo, e nada que me fizesse perder o interesse em continuar jogando.
A inteligência artificial dos companheiros também merece destaque. Diferente de muitos jogos em que os aliados parecem figurantes incapazes de derrotar qualquer inimigo, aqui eles realmente contribuem nas batalhas. Não há a sensação de que você está carregando o time nas costas, o que torna as missões mais dinâmicas.
Modo multiplayer e cooperativo
O modo multiplayer de Space Marine 2 é outro ponto alto. No modo cooperativo, você pode se unir a dois outros jogadores e formar uma equipe para enfrentar os desafios. Cada um controla um personagem, sendo possível jogar como Titus ou como um dos seus aliados Ultramarines.
Já no modo competitivo, há diversas modalidades, como mata-mata e captura de bandeira. Esse modo é uma adição bem-vinda para quem gosta de testar suas habilidades contra outros jogadores. É interessante como o multiplayer complementa bem o restante do jogo, oferecendo uma experiência mais completa.
Gamerdito (Veredito) considerações finais de Warhammer 40.000 Space Marine 2
Warhammer 40.000 Space Marine 2 é um excelente exemplo de como manter a essência dos jogos de ação da velha escola sem sacrificar a diversão e a imersão. A direção de arte é impecável, e a trilha sonora se encaixa perfeitamente no clima épico do jogo. Minha única crítica seria a linearidade do mapa e a falta de uma exploração mais aprofundada.
Minha análise finalizo com uma nota 8,5 ao jogo. Se tivesse mais liberdade de exploração e um uso mais extensivo de habilidades como o jetpack, a nota seria ainda maior. Apesar disso, é um jogo extremamente divertido, e recomendo para qualquer fã de ação e do universo de Warhammer. O jogo já vendeu milhões de cópias e bateu recordes de usuários simultâneos no Steam, provando que ainda há um público que valoriza esse tipo de experiência.
Duvido muito que o título ganhe o prêmio de Jogo do Ano (GOTY), por motivos que não vale a pena mencionar neste artigo. O que é lamentável, especialmente em um ano em que a indústria nos entregou diversos fracassos. Este jogo, por não se envolver em polêmicas, pode acabar ficando de fora do prêmio mais desejado.
A desenvolvedora fez um excelente trabalho, e é seguro dizer que Space Marine 2 tem um lugar garantido entre os grandes lançamentos deste ano.
Agradeço à Saber Interactive e a Focus Entertainment e sua assessoria pela chave de acesso ao jogo Warhammer 40k Space Marine 2, para PC Windows na plataforma Steam. Espero que nossa review auxilie os leitores a decidir se o jogo vale a pena.
O título foi originalmente lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Windows) em 9 de setembro de 2024. Se uma versão remasterizada for lançada no futuro, este artigo poderá servir como uma comparação para os jogadores que experimentarem uma possível reimaginação.
Pontos positivos e negativos
Pontos positivos:
- Arte e design de personagens: As armaduras, cenários e efeitos visuais são de excelente qualidade, com muitos detalhes.
- Trilha sonora: A música complementa bem a atmosfera do jogo, reforçando a ambientação.
- Jogabilidade: Controles simples que retomam o estilo clássico sem perder a profundidade.
Pontos negativos:
- Linearidade: A falta de liberdade para explorar pode desagradar alguns jogadores.
- Bugs ocasionais: Apesar de raros, pequenos problemas como travamentos no elevador e inimigos invulneráveis podem prejudicar a experiência.
- Falta de ousadia: O jogo acerta ao focar no público que busca uma experiência mais descontraída. No entanto, poderia ter arriscado mais para não ficar apenas no básico.