Análise de Pinball FX – Universal Pinball: TV Classics

Novos shows de TV Series chegando ao Pinball FX

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pinball FX – Universal Pinball: TV Classics, desenvolvido e publicado pela Zen Studios, é um DLC para o jogo Pinball FX. Esse conteúdo adicional entrega três mesas de pinball inspiradas em programas de TV clássicos da Universal. 

No pacote, as mesas relacionadas aos temas Xena: Warrior Princess Pinball, Knight Rider Pinball e Battlestar Galactica Pinball são os destaques. Quando se trata de mesas temáticas de pinball, a Zen Studios é conhecida por seu excelente trabalho de desenvolvimento, transmitindo a sensação tátil e visual de suas mesas para o mundo virtual. O DLC possui conteúdo suficiente para o entretenimento? 

Pinball e videogames têm sido elementos presentes em minha infância desde os anos 80. No início da juventude, entre as diversas atividades lúdicas ou ao ar livre com amigos, os jogos foram fundamentais para a base de conhecimento que possuo hoje em dia sobre jogos eletrônicos e o universo geek, desde os videogames, passando pelos famosos fliperamas e, finalmente, o pinball. 

Enquanto jovem, possuía uma pequenina mesa de pinball que era parte do meu entretenimento individual, além de um brinquedo característico da época, uma espécie de mini pinball feito de plástico, um produto barato encontrado facilmente em pontos de venda de brinquedos. Entre tentativas de acertos e a atenção às pequenas bolas que transitavam ferozmente segundo a minha visão de mundo, informações foram perpetuadas, transformando-se em flashes de lembranças que, ao fechar os olhos, relembro até hoje. 

Pinball FX – Universal Pinball: TV Classics e suas mesas

Ao observar o novo DLC de Pinball FX, imediatamente me deparei com o conteúdo de uma famosa princesa guerreira existente no final dos anos 90, Xena, a Princesa Guerreira. Um clássico cultuado até os dias de hoje, que abordava a história de uma ex-vilã em busca de redenção, trilhando, mesmo com falhas, o caminho do bem, ao lado de sua companheira de viagem, Gabrielle. Apesar da série de Hércules ter recebido um investimento maior, adorava quando Xena e o filho de Zeus tinham seus crossovers.

A mesa de Xena entrega elementos característicos de seu mundo, como o cenário sempre visível durante suas aventuras, a floresta. Seu famoso objeto de dano a distância, o chakram, e Gabrielle em imagem impressa, além das características visuais da época em que Xena vivia suas aventuras. Outros personagens famosos da série marcam presença impressos na mesa, como Joxer, Ares e César, interpretado na época pelo agora famoso Karl Urban (The Boys), ainda em sua juventude e desconhecido para o grande público. 

Nunca imaginei uma adaptação tão fiel ao universo da famosa guerreira como a mesa desenvolvida para o Pinball FX. O empenho no design, desde os elementos visuais, as cores, passando por efeitos de iluminação e até mesmo as frases soltas com a voz de Lucy Lawless,atriz que interpreta Xena na série, impactaram em diversos momentos nostálgicos expressivos. A mesa em si apresenta desafios consideráveis, sendo a mais complexa das três presentes no DLC. 

As atividades propostas nem sempre são de fácil ativação ou acertos com a bola. Entre elas: eliminar todos os soldados que surgem no cenário e finalmente eliminar César atingindo seu personagem em formato de placa na mesa; manter o equilíbrio de Xena através de uma espécie de gangorra em madeira;  ativar o uso dos golpes de Xena com o uso do chakram, são algumas das atividades que acionam o combate em si.

Outras entregam multiplicadores de pontos ou atividades de direcionamento da bola através de áreas específicas, ou encontrar uma forma de transpor uma parede roxa composta por uma espécie de fogo mágico que impede a atividade da bola por determinada parte da mesa. 

Knight Rider Pinball

Já o Knight Rider Pinball, conhecido no Brasil como “A Super Máquina”, explora o universo de Michael Knight, cujo carro, um Pontiac Trans Am, é à prova de balas e possui um computador chamado K.I.T.T., seu companheiro de aventuras no combate ao crime. 

As referências nesta mesa remetem aos anos 80, com o destaque principal sendo o próprio K.I.T.T., posicionado no centro da mesa, cercado por elementos automobilísticos e temáticos, como estradas, placas de sinalização, pneus e efeitos visuais característicos da época. O design adotado proporciona a sensação de estar dentro de K.I.T.T., controlando sua direção e o painel digital do computador de bordo. 

Esta mesa é a mais simples das três, caracterizada por uma variedade de elementos luminosos, e as animações se destacam pela representação do Pontiac em movimento pela mesa e pela estrada acima dela, sempre que é atingido ou quando uma sequência é ativada. Frases de K.I.T.T. e Michael surgem em vários momentos, acompanhadas por uma trilha sonora sintetizada típica dos anos 80.

Os elementos sonoros da mesa destacam as características de um computador de bordo. Apesar de sua simplicidade visual, é a mesa mais acessível do pacote, sendo uma excelente opção para praticar. Quanto à diversão, o Pinball de Knight Rider mantém o interesse até certo ponto. 

Entre as atividades propostas, devemos: acertar K.I.T.T., acionando uma missão; ativar o modo scanner, que libera pontuações mais altas na mesa; impedir que K.A.R.R. interfira em nosso jogo; e ativar o sistema de piloto automático de K.I.T.T., acionando o disparo da bola automaticamente sem nosso comando, entre outras atividades. Todas estão relacionadas às atividades do veículo e são as mais simples para ativá-las, comparado às demais mesas do DLC. 

Battlestar Galactica Pinball

Battlestar Galactica Pinball engloba o tema da série de ficção científica Battlestar Galactica, que retrata a tentativa dos humanos de encerrar os conflitos existentes há anos contra o império Cylons. Galactica é uma nave espacial maior que a Enterprise (Star Trek), sendo um novo modelo de nave de combate. 

A mesa adota características de uma nave espacial, destacando as naves e o elenco, em uma mesa acinzentada cujos elementos visuais e de iluminação são ressaltados na tela. Os detalhes impressionam e garantem a atmosfera que lembramos da série. As animações relacionadas ao tema espacial também são excelentes, garantindo a imersão necessária. Destaque para o momento em que saímos do comando da mesa para assumir literalmente o controle defensivo da nave, atingindo naves inimigas em um processo de mini game shooter, algo sensacional!

São diversas atividades, como direcionar Galactica rumo ao destino certo, posicionando a nave; atirar nos invasores Cylon com nossa torre, evitando que se aproximem; e acertar na rampa por quatro vezes, ativando um modo específico para o Centurião Cylon, um mega robô. Essas são apenas algumas das opções propostas da mesa, algumas de fácil ativação e outras, nem tanto. O ciclo encontrado entre as atividades é divertido e desafiador, impulsionando a novas tentativas quando falhamos, dispostos a verificar todas as possibilidades possíveis da mesa. O design também é excelente, as atividades propostas e a trilha…

Dedicação recompensada pelos belos efeitos visuais

Não sou exatamente um mestre das mesas de pinball, mas nada me impede de ser levado por uma perseguição incessante em busca de pontuações mais altas, acompanhada por questionamentos e raiva quando sinto que a bola metálica foi deliberadamente manipulada e mudou sua rota no último minuto.

Sim, as mesas no DLC não são as mais fáceis do mundo e exigem um controle preciso das paletas e ângulos específicos de rebatidas, acertando pontos determinados que concedem pontuações mais elevadas ou sequências de pontos que contribuem para o total. Acertar a bola no timing certo também oferecerá mais opções de trajetória, o que adiciona uma camada tática para garantir que a bola finalmente siga o curso desejado. 

Devo destacar o excelente trabalho desenvolvido pela Zen Studios em suas mesas de pinball, um projeto executado com total dedicação, criando designs únicos em mesas temáticas individuais, o que é excelente para o mundo virtual. Dito isso, considero cada uma das mesas uma espécie de jogo individual, com mecânicas próprias, além dos métodos de pontuação conhecidos.

Talvez seja necessário dedicar algumas horas a uma determinada mesa para dominá-la por completo, e mudar para outra mesa temática pode diminuir drasticamente o senso de controle e as estatísticas quando tentamos nos sentir como o “Rei do Pinball”. 

Gamerdito (Veredito): 

Pinball FX – Universal Pinball: TV Classics é um DLC que adiciona três mesas excelentes para fãs das séries abordadas e novatos nos universos propostos. Mesclando atividades específicas para cada mesa com níveis de progressão de dificuldade diferenciados, é uma excelente opção como conteúdo adicional para o Pinball FX. 

A Zen Studios mantém a qualidade de desenvolvimento, priorizando os universos das séries da Universal, demonstrando apreço pelos detalhes e características conhecidas, tornando o conteúdo imersivo mesmo adaptado para uma mesa de pinball. 

Finalizo minha análise desta review de Pinball FX – Universal Pinball: TV Classics com uma nota 8/10.

Acompanhe um pouco do nosso vídeo de jogabilidade: 

Pinball FX - Universal Pinball: TV Classics - Gameplay inicial no PlayStation 5 (sem comentários)

Escolha sua plataforma favorita entre PC SteamPlaystation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series S/X e Nintendo Switch.


Agradecemos à Zen Studios pela liberação da chave do jogo, nos proporcionando a oportunidade de realizar uma análise de Pinball FX – Universal Pinball: TV Classic na versão de Playstation 5, via plataforma PlayStation Store

A análise apresentada é completamente independente e não recebeu qualquer tipo de patrocínio ou influência externa. As opiniões expressas aqui são isentas de vínculos ou interesses relacionados.


Repare que esta análise foi baseada no console PlayStation 5 e em outros similares da nona geração de consoles. Caso o título receba uma remasterização ou um remake daqui a alguns anos, essa review pode não representar essas futuras atualizações, servindo apenas como um meio de comparação entre a versão clássica e a atual.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes