Just Dance 2025 Edition para Nintendo Switch conta com 40 músicas novas, entre elas grandes clássicos como “Vogue” de Madonna e até mesmo hinos mais atuais como “Poker Face” de Lady Gaga.
Essa análise é uma abordagem de como a franquia pode continuar evoluindo, mesmo quando falamos de coreografias e toda evolução musical. Além disso, o balanceamento na dificuldade é um ponto interessante, ajustando o multijogador para todos. Começamos com a introdução.
Também temos a adição de uma música mais inclusiva, “BANG BANG (My Neurodivergent Anthem)” da Banda Galantis. A música trata sobre o Autismo, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade (TDAH) e toda a questão do descobrimento e laudo dessa neurodivergência. A batida da música é bem animada, com muitos movimentos de braços e pernas, além de um visual lindo, cheio de cores, e utilizando símbolos que representam o autismo. A canção possui dificuldade média e é classificada com esforço intenso. A coreografia exagera na intensidade e excesso de passos de dança, o que reduz a premissa de acessibilidade.
Nas músicas da edição de 2025, aquelas que possuem mais de um dançarino disponível trazem a inclusão sobre a dificuldade da coreografia de cada dançarino em cena, facilitando nossa escolha. Em outras palavras, você consegue jogar contra um amigo que possui uma habilidade maior ou menor em relação à sua, criando uma interação mais justa entre os jogadores que, por algum motivo, poderiam não participar da “party” devido à dificuldade. Embora pareça simples, essa função evita que amigos recusem participar por receio de não acompanhar os demais.
Esse é um ponto positivo para essa versão; contudo, não há a mesma preocupação para as canções antigas que fazem parte da playlist. Quem sabe, até o fim desta edição do jogo, eles comecem a adicionar essas mecânicas para outros singles em particular que são mais populares. É um feedback que deixo para a Ubisoft ficar atenta nas atualizações.
Ariana Grande, uma das grandes estrelas da indústria atual da música, firmou parceria e trouxe cinco faixas musicais para que os usuários possam dançar. Para quem é fã dessa diva, poderá dançar quantas vezes quiser. Lembrando que ela também estrelará o filme Wicked, com estreia global em 21 de novembro de 2024.
O título de 2025 tem uma grande novidade na questão de jogabilidade: agora, nas músicas desta edição, temos o Controle de Câmera. O Controle de Câmera utiliza a câmera do seu celular para analisar e comparar a movimentação do jogador tal qual a coreografia da música escolhida. Para usar essa nova função, basta baixar o aplicativo Just Dance 2025 Controller no seu smartphone com sistema operacional Android ou iOS (iPhone/iPad). Porém, com o multijogador, essa função não trabalha isolando cada movimento dos demais participantes, limitando-se a um jogador apenas. No entanto, o jogador ainda consegue usar o smartphone como controle adicional usando o aplicativo Just Dance Now, utilizado nas versões anteriores.
Ainda em relação aos movimentos da câmera no momento da dança, alguns movimentos podem causar certa confusão ao compreender qual é o próximo gesto a ser executado. Se você não tiver uma grande percepção, poderá errar e comprometer seu desempenho. Contudo, como é uma tecnologia experimental, eles vão lançar atualizações ao longo do tempo para ajustar e aperfeiçoar essa função.
Cenários e Parcerias Populares
Se você é um apaixonado pela franquia de longa data, observará que a Ubisoft fez parcerias com diversos personagens da cultura popular. Bob Esponja chega com tudo neste título, e também com cenários bem caprichados. Observamos o cenário do Calça Quadrada e seu melhor amigo Patrick Estrela, exibindo animações icônicas da série que consagrou esses personagens. Ao jogar, percebe-se o capricho com esses cenários, embora alguns possam ter uma referência um tanto esquisita que possa desagradar a alguns jogadores. Além disso, a intensidade das cores vibrantes está mais elevada, criando uma possível sensibilidade aos usuários mais sensíveis.
Imersão e Bugs
Sobre bugs, eles são evidentes? Sinceramente, encontrei alguns problemas ao passar de uma música para outra, como fechamentos inesperados no carregamento, o que é bastante frustrante. Parece que os problemas de bugs em outras franquias também estão começando a aparecer em Just Dance; mesmo pequenos, sabemos que algo pequeno pode se tornar um problema grande para a desenvolvedora francesa.
Para comemorar os 15 anos de Just Dance, há uma Playlist de Aniversário com 15 músicas dos mais diversos jogos da franquia, como Rasputin de Just Dance 2, Baby One More Time de Just Dance 3, e faixas mais recentes como Kulikitaka de Just Dance 2021.
Gamerdito (Veredito): Just Dance 2025 Edition
Se é recomendado? Sim, afirmo que o jogo vale a pena, embora a questão do preço seja um ponto importante. Considerando que o foco do jogo é a captura de movimento, ao contrário de títulos como RPGs e Soulslike, o preço elevado do jogo pode pesar na aquisição da edição deste ano, com valores acima de 400 reais, especialmente considerando o cenário econômico brasileiro de 2024. Vale a pena conferir se é necessário adquirir o título imediatamente ou aguardar uma promoção para adicionar à sua biblioteca.
Finalizo esta análise de Just Dance 2025 Edition com uma nota 7/10.
Agradeço à Ubisoft e sua assessoria pela chave de acesso ao jogo para review no Nintendo Switch. Espero que nossa análise ajude os leitores a decidir se o jogo vale a pena. O título foi originalmente publicado em 15 de outubro de 2024 para Playstation, Xbox Series X|S e Switch.