Para os gamernéfilos de plantão, apresento-lhes o Go Mecha Ball, desenvolvido pela Whale Peak Games e distribuído pela Super Rare Games. Nossa análise deste jogo, lançado em 25 de janeiro de 2024. Compartilhando minha experiência ao jogá-lo e destacando os pontos técnicos do game, como gráficos, história e jogabilidade. Destaco que a versão que utilizei para jogar foi a versão de PC Windows via Steam.
Go Mecha Ball: Uma Aventura de Tiro Dinâmico, é um título indie com uma jogabilidade frenética. Um grupo de gatinhos estava se divertindo em seu lar quando um portal interdimensional apareceu, espalhando caos e terror. Agora, eles se abrigaram no subsolo e construíram robôs Mecha que se transformam em uma esfera para quicar nos inimigos, com o objetivo de trazer a paz de volta ao lar dos gatinhos. Agora que sabe como funciona esta trama, adentraremos em seu universo.
Ao iniciar a jogabilidade, o menu é simples. Escolhemos um entre quatro personagens jogáveis, desbloqueados conforme coletamos pontos (dinheiro) e comprando na loja antes de enfrentarmos os chefes de cada fase. Na primeira jogabilidade, começamos obrigatoriamente com a personagem principal da história. A trama começa dando a opção de ir pelo caminho do tutorial, onde aprendemos as mecânicas básicas do jogo, ou seguir diretamente para as fases principais.
O título permite jogar controle gamepad e também com mouse e teclado, porém não achei a jogabilidade muito satisfatória. Go Mecha Ball possui requisitos mínimos que exigem pelo menos o uso de uma placa de vídeo dedicada para ter uma jogatina decente. O jogo também possui versões para Xbox Series S/X, podendo ser jogado pela assinatura do Xbox Game Pass. Infelizmente, para os jogadores de Nintendo e Playstation, não foi portada nenhuma versão até o momento.
Os gráficos combinam cores vibrantes e um estilo futurista. Os quatro chefes possuem um design característico que combina com as fases que estamos jogando. O jogo também possui um estilo de animação fluido, deixando a jogabilidade ainda mais satisfatória e dando aquela vontade de sempre querer jogar novamente. Em termos de desempenho, joguei com os gráficos no máximo, em 144fps.
Em Go Mecha Ball, a dinâmica da jogabilidade se resume em negar o ataque dos inimigos. É sinalizado quando aparece uma exclamação em cima da cabeça deles, informando que irão realizar um ataque. Ao usar o modo esfera, iniciamos uma investida que causa dano e é dropado do monstro munição para sairmos atirando e destruir os robôs, que por sua vez dropam dinheiro que trocamos por recursos na loja. Conforme derrotamos os inimigos, vai contando uma sequência de combo.
A contagem de combos tem um limite de até 8, assim sendo, cada inimigo derrotado nos concederá um bônus de dinheiro. Ao finalizar uma fase, temos a opção de escolher cartas de upgrade, onde ficamos mais fortes e ganhamos novas habilidades para usar nas fases seguintes. E assim por diante, até chegarmos na loja, onde podemos nos recuperar dos danos sofridos nas fases anteriores e depositar uma parte do nosso dinheiro para desbloquear um novo personagem.
Trilha sonora
A trilha sonora de Go Mecha Ball, composta por Joonas Turner, é uma experiência à parte. Ela varia conforme a dinâmica da jogatina, de início com um tom eletrônico e animado, e conforme estamos jogando, a música varia de acordo com a dinâmica, sendo mais animada ou mais crítica, dependendo da situação na partida. Toda ação que é executada com o personagem que estamos jogando tem uma interação com a trilha sonora do jogo, proporcionando uma experiência única e bem satisfatória ao jogar.
Durante minha experiência, não identifiquei nenhum bug que pudesse estragar minha imersão ou ter que jogar novamente para sair de algum local preso. Apenas tive dificuldade para assimilar o posicionamento do meu personagem em relação ao mapa, mas com algumas horas, isso melhorou.
Em Go Mecha Ball, como citei anteriormente, quando desbloqueamos os quatro personagens, cada um deles possui armas iniciais, habilidades passivas e status de atributos diferentes entre si. No entanto, a jogabilidade permanece a mesma. No final de cada partida que jogamos, acumulamos uma quantidade de pontos que podem ser usados para desbloquear novas armas, habilidades e aprimoramentos.
MECÂNICA DE JOGO A princípio, o jogo parece ser bem difícil e frenético. No entanto, com poucas horas de jogo, você estará voando e pulando na cabeça dos inimigos, fazendo toneladas de pontos e explodindo tudo. A estratégia de como combinar os aprimoramentos de habilidades ou de armas conta muito para o sucesso da sua partida. Sempre passamos por três fases e uma loja antes de enfrentar o chefe, e isso se repete por quatro vezes. Quando terminamos, podemos aumentar a dificuldade do jogo, deixando-o ainda mais desafiador.
VERSÃO UTILIZADA A versão que estou utilizando é a da Steam. As configurações do meu computador para jogar Go Mecha Ball são:
- Processador: Ryzen 5 2600
- Memória RAM: 32GB DDR4
- Placa de vídeo: Geforce RTX 2070 Super 8GB
Gamerdito (Veredito) Go Mecha Ball
Go Mecha Ball é um jogo altamente divertido, combinando uma mecânica de pinball e tiro frenético roguelike. Tem um fator de replay excelente, pois, conseguimos novos recursos que facilitam a próxima sessão de jogatina, sempre incrementando ao adquirir novas armas e novos aprimoramentos, aumentando nossa gama de estratégias sempre que iniciamos uma nova partida. O jogo possui uma história bem rasa sobre seu contexto.
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O final da história é desbloqueado ao completar todas as fases nos cinco níveis de dificuldade (é bem desafiador!). Com pouca interação de diálogo entre as personagens da história. Cada jogatina pode acabar ficando bem repetitiva, assim enjoando rápido do jogo. Se você procura um título com uma experiência desafiadora e inovadora, pode ir adiante que é uma ótima escolha!
Finalizo minha análise com uma Nota: 8/10.
Review por Arthur Luiz.
Agradecemos à Super Rare Games pela liberação da chave do jogo para nossa análise de Go Mecha Ball.