Quando o oculto grita e nós o ouvimos, é assim com Saviorless; todas as coisas são feitas com as melhores intenções! Desenvolvido pelo estúdio cubano Empty Head Games, este título é um trabalho árduo e apaixonado, que enfrentou adversidades extremas em seu país de origem. Devido a alguns problemas bem conhecidos em todo o mundo, o lançamento de um jogo diretamente por pessoas nascidas ali é uma grande conquista!
Dito isso, nossa análise de Saviorless apresenta um conto de fadas tão real que seu ciclo vicioso retorna ocasionalmente. Iniciamos nossa jornada com um “Era uma vez“, sob a perspectiva de três narradores: a Narradora Len, o Narrador Arimbo e seu mentor, o Narrador Tobias.
Como todos os jovens, eles são impulsivos, e o tédio é algo absolutamente normal, sempre pensando em como mudar seus destinos ou encurtá-los. No entanto, Antar, nosso herói, se depara com uma nova encruzilhada que jamais imaginaria. Lembra-se do clássico ‘A História Sem Fim’, no qual o garoto Bastian lê sobre a jornada do jovem Atreyu em busca de salvar Fantasia? Aqui há uma semelhança, porém com um lado mais obscuro e um apelo de socorro.
O poder entregue as pessoas não preparadas pode corromper qualquer um, inclusive aqueles que aparentam equilíbrio à primeira vista. Isso fica evidente quando ouvimos que tudo é feito com as melhores intenções. Esta trama é contada sob a perspectiva do narrador, não do nosso personagem, que atende pelo nome de ‘Antar’. Logo nos primeiros minutos do jogo, percebemos isso ao encontrar outros personagens, incluindo o cronista Desein, que escreve páginas da história e lança um desafio para que possamos encontrar algumas páginas perdidas. São essas páginas que tornam a aventura ainda mais interessante, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da trama. Recomendo que fiquem atentos a elas para descobrir o verdadeiro destino de Antar!
Os desenvolvedores conseguem transmitir uma melancolia proposital na trama, com paisagens reflexivas e outras mais chocantes, induzindo um sentimento de falta de esperança e, ao mesmo tempo, uma angústia pela perda. Apesar dos poucos diálogos, há momentos em que não são necessárias palavras para compreender a ideia expressada. Falando em NADA, este é o nome de uma das personagens que se juntam à jornada de Antar. Outro personagem que entra na narrativa é VIDE, irmão de NADA, os quais terão um papel importante mais adiante. Enquanto isso, Nento continua obcecado pelo poder, e aparentemente não há ninguém nem nada que possa detê-lo.
Aprofundando nas mecânicas e desafios
Mencionei que Saviorless foi desenvolvido em meio às dificuldades enfrentadas pelo país de origem de seus desenvolvedores. Quedas de energia e a falta de internet obrigaram-nos a usar locais públicos para baixar elementos de teste e finalizar atualizações. Tudo isso contribuiu para um longo período de desenvolvimento, exigindo anos de trabalho e polimento até que uma editora estivesse disposta a lançar Saviorless. Foram quase uma década para que os sonhos da equipe envolvida pudessem se tornar realidade! A Dear Villagers comprou a ideia e apoiou o projeto, permitindo que os cubanos lançassem seu primeiro jogo oficial.
A jogabilidade é padrão, e os quebra-cabeças (puzzles) não apresentam dificuldades extremas; são até simples. Acredito que nunca tenha sido a real intenção dos desenvolvedores torná-los desafiadores. Ainda assim, é correto dizer que os usuários que não estão familiarizados com esse estilo de plataforma, que tenta adicionar pequenos desafios de metroidvania, possam precisar recomeçar algumas vezes.
Os subchefes lacaios, que compartilham a mesma ganância de Nento, são um atrativo quando os enfrentamos, exigindo que memorizemos seus ataques para derrotá-los. Nesse caso, até os jogadores mais experientes nesse gênero podem, em algum momento, ser derrotados e ter que enfrentá-los novamente. Essa perspectiva, na qual o suposto antagonista viabiliza outros apoiadores para percorrer seu caminho, é interessante. Conhecemos Salvador Gregor, um dos conhecidos imortais, que nos alerta sobre as consequências irreversíveis de nossas escolhas. É quando observamos que nem todo o poder nos faz sentir seguros, considerando que até Gregor teme a morte diante da ganância instaurada por Nento.
Trilha sonora e desolação
Um caminho solitário adentra diretamente no coração, refletindo-se nas paisagens que narram a história. A trilha sonora, suave, captura os anseios do momento. É possível sentir uma intensa carga emocional nas notas musicais, mesmo que as canções não sejam necessariamente tristes.
Os ruídos emitidos pelas engenhocas que utilizamos para avançar pelos cenários se entrelaçam com cada nota musical, criando um turbilhão de sentimentos! A composição não é exagerada, mas consegue transmitir fielmente o conceito de desolação.
Ascensão para transcender!
O peso da responsabilidade é notório e merece meu respeito. No entanto, o problema surge quando essa responsabilidade se transforma em ditadura, e aqueles que se opõem perecem. Ser um salvador requer grande sabedoria para equilibrar esses momentos com sobriedade e astúcia. Há de nascer alguém capaz de sobrepujar e estabelecer uma união entre todos.
Mesmo quando Antar transcende e descobre seu verdadeiro potencial, percebemos uma renúncia daquilo que adquiriu. Enquanto isso, Nento jamais deseja perder seu “DOM“. É nesse momento que entendemos que, na verdade, aqueles que afirmam agir para o bem maior são capazes das maiores atrocidades. A balança pende para um lado ou outro, ou se equilibra quando os pesos são equivalentes. Nesse caso, devemos compreender que algo moral pode parecer imoral, e algo imoral pode parecer moral. Nossa obrigação é enxergar além do que nos é apresentado.
Em Saviorless, o conceito de “bem maior” nunca foi tão claro e real! Apenas ao imaginar o caos que os desenvolvedores enfrentaram em seu país natal, podemos supor que não tenha sido nada amigável. Por isso, o protagonista, agora sozinho com a queda de seus interlocutores, está criando sua própria página na história, ainda por ser contada.
Ao final, observamos que a luz prevalece, a garça encontra seu caminho e os bons transcendem, mas nem sempre essa será a ordem dos fatos.
Gamerdito (Veredito) Saviorless
O pedido de socorro ecoa e, quando é ouvido, abre uma porta para a salvação, mesmo que não haja salvadores na terra. Pessoas de bom coração podem encontrar soluções e ignorar o poder em prol de boas ações. Combater o mal e coisas malignas é complicado, e muitas vezes aqueles que iniciam essa luta não conseguem concluí-la. Entretanto, seu legado é contado nas páginas da história e perpetua para sempre!
É nesse misto de esperança e crítica profunda que compreendo que, mesmo com todas as dificuldades, os criadores do jogo Saviorless continuam perseguindo seus sonhos, mostrando que tudo é possível quando acreditamos.
Jamais se calem ou permitam que outros falem por vocês. Não tenham medo e perseverem para conquistar tudo o que desejam. O caminho é complicado e cheio de obstáculos, muitas vezes doloroso, mas isso apenas nos torna mais fortes.
Com quebra-cabeças simples, porém objetivos, trilha sonora instigante e paisagens de impacto gore, este título proporciona uma experiência que evidencia como o caos pode ser causado pela ganância de uma única pessoa, pensando apenas em seu próprio bem-estar. Finalizo minha análise e revisão de Saviorless com a nota 8/10.
Como mencionei no início desta publicação, aconselho coletar todas as páginas do livro e entregar ao cronista para que tenha um final revelador. Conhecendo com profundidade os elementos e a moral verdadeira que os responsáveis visaram passar os usuários deste título. Se é um entusiastas de jogos independentes e quer algo nos colocando dentro do existencialismo e perguntar o motivo de continuar nossos destinos. Aconselho Saviorless como algo novo e com um capricho no qual apenas os fãs verdadeiros de videogames consegue compreender!
O jogo Saviorless foi lançado em 2 de abril de 2024 para Nintendo Switch, Playstation 5 e PC, estando disponível via Steam, Epic Games Store e GoG.
Caros gamernéfilos, quero compartilhar uma opinião pessoal: busquei ser o mais direto possível e evitar adentrar no âmbito político em relação a este jogo, pois considero um assunto doloroso para todos os envolvidos no projeto. Ao jogar, mantenha a mente aberta e perceba as sutilezas presentes nos cenários; depois, pesquise sobre os reais acontecimentos das “Ilhas Sorridentes“.
Um sorriso forçado com traços de Coringa retrata a realidade em que todos exibem uma imagem por fora, mas enfrentam dores internas. Este é um título que, apesar de sua simplicidade, mereceria ser indicado em diversos festivais de jogos, especialmente nos independentes, devido à determinação da Empty Head Games em fazer Saviorless ganhar vida, mesmo que tenha demandado anos de desenvolvimento e várias tentativas de lançamento até encontrar uma publicadora disposta.
Por fim, a inclusão de países não favorecidos na indústria dos games, porém com bons desenvolvedores e mentes criativas, enriquece essa indústria, que, mesmo enfrentando algumas crises, consegue revelar profissionais incríveis nessa área, tornando o acesso aos jogos algo possível para todos!
Se você está buscando um caminho para encontrar pessoas que apostem em seu projeto, não desista e persevera, assim como os desenvolvedores de Saviorless!
Agradecemos à Empty Head Games e Dear Villagers pela liberação da chave do jogo, nos proporcionando a oportunidade de realizar uma análise de Saviorless na versão para PC Windows via plataforma Steam. A análise que você acabou de ler não possui nenhum tipo de patrocínio ou influência externa, sendo totalmente livre de qualquer vínculo ou interesse relacionado.