Level Zero: Extraction é um jogo que apresenta bom potencial, com uma proposta interessante. Trata-se de um FPS que permite aos jogadores vivenciarem duas perspectivas dentro da mesma narrativa, o que traz uma dinâmica envolvente. No entanto, alguns pontos importantes precisam ser destacados. A ideia é boa, mas é necessário trabalhar de forma que consiga prender os usuários. O título foi lançado em agosto no acesso antecipado na plataforma Steam, com publicação da tinyBuild e desenvolvimento do estúdio Doghowl Games. A tinyBuild é famosa por suas franquias como Hello Neighbor, Pathologic, Streets of Rogue e outras.
Eles ousaram trazer uma ambientação de survival horror onde os usuários devem sobreviver em locais claustrofóbicos, enfrentando outros jogadores divididos em equipes. O enredo é simples, trazendo um misto de jogo de tiro com extração tática, em que controlamos mercenários atrás de espólios, ou jogamos como monstros alienígenas, caçando humanos no escuro.
Resumo desta prévia do jogo no acesso antecipado:
Level Zero: Extraction oferece uma experiência imersiva e inovadora de survival horror, com foco na tensão e na sobrevivência em ambientes claustrofóbicos.
A jogabilidade apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à compreensão de alguns comandos. Há momentos em que certas ações não ficam muito claras, o que pode gerar confusão durante as partidas. Apesar disso, o jogo se destaca por sua atmosfera sombria e instigante. A mecânica de escuridão, onde os Aliens se escondem e caçam, aumenta bastante a imersão. A sensação de tensão é constante, e o jogo faz um excelente trabalho em transmitir o medo que os personagens, especialmente os extratores, experimentariam.
O título consegue mesclar bem os elementos de survival horror, criando uma experiência intensa para quem gosta de jogos que brincam com os limites do medo e da sobrevivência. A ambientação obscura e a presença constante de ameaças garantem momentos de suspense genuíno, o que enriquece a experiência geral.
Problemas Técnicos e Desafios
Um ponto que precisa de atenção é a otimização dos servidores. Embora seja compreensível que o jogo esteja em fase beta, a demora excessiva para encontrar jogadores em um lobby – muitas vezes passando de um minuto de espera – é algo que pode prejudicar sua base de jogadores a longo prazo. Se isso não for ajustado, há o risco de o jogo perder rapidamente o engajamento do público. O balanceamento também é algo que precisa ser revisado. Jogadores experientes, que conhecem os mapas, sabem onde encontrar outros jogadores, criando uma vantagem ao emboscar os oponentes.
Combinado com o problema de ping nos servidores, isso cria uma desvantagem nos confrontos. O jogador com maior ping geralmente é eliminado, devido à latência.
Esse desequilíbrio causa frustração em quem deseja confrontos mais justos. Além disso, é importante considerar o desbalanceamento no inventário de armas. Os slots padrão são quase inúteis quando comparados aos que possuem níveis mais elevados com armas mais potentes. Ajustar esses problemas é um passo fundamental para o crescimento do jogo quando ele chegar à sua fase de lançamento final.
Ouvir os Feedbacks
O acesso antecipado serve para coletar o máximo de feedback da comunidade, e é crucial que os desenvolvedores ouçam atentamente os pedidos dos jogadores. Isso cria oportunidades para melhorias, polimentos e adições imersivas que podem atrair fãs do gênero.
O jogo é divertido e angustiante, especialmente em se tratando de um horror com extração, uma temática pouco explorada na indústria dos games sob essa perspectiva. Embora não seja uma ideia totalmente nova, a adição de humanos contra alienígenas com vantagens e desvantagens específicas desperta interesse entre os jogadores deste universo. Os Aliens, sensíveis à luz, contrastam com a fragilidade dos humanos, criando um equilíbrio dinâmico.
Durante a fase beta do Steam Next Fest de junho de 2024, o jogo foi um dos mais jogados por milhares de usuários globalmente.
Por se passar em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma iluminação, a sensação de nunca estar sozinho é constante. Inimigos controlados por jogadores podem estar ao seu lado, sem que você perceba. Essa incerteza sobre a posição da ameaça, se ela foi embora ou continua esperando, cria um clima de tensão.
Apesar de tudo, o que mantém os jogadores ativos é a diversão, o enredo e a inovação na jogabilidade. O roadmap dos desenvolvedores é promissor, mas resta saber se eles conseguirão adicionar mais imersão e possibilidades ao jogo.
Gráficos e Som
Graficamente, o jogo entrega o que promete. Nesse tipo de ambientação, os gráficos não são o foco principal, mas ainda assim cumprem seu papel de forma satisfatória. A tensão e os ambientes escuros aumentam a sensação de angústia. A acústica e os efeitos sonoros são impressionantes, criando uma atmosfera aterrorizante. Jogadores sensíveis a sustos podem se sentir desconfortáveis.
Prepare-se para jogar em modos Solo, Duo ou Trio. Independentemente da escolha, observar o comportamento dos outros jogadores é fundamental. A curva de aprendizado é curta, mas a dificuldade aumenta ao enfrentar os Aliens. Completar os objetivos é essencial para sobreviver e realizar uma extração bem-sucedida. Aprender os tutoriais é imprescindível para compreender as mecânicas de jogo. Confira nosso gameplay exibindo algumas investidas dentro do game.
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Gamerdito (Veredito) de Level Zero: Extraction
No geral, Level Zero: Extraction é um jogo promissor, misturando terror e ação de forma eficaz. Contudo, a experiência do usuário ainda precisa de polimento, especialmente em relação à clareza dos comandos e à performance dos servidores. Com os ajustes adequados, o jogo tem tudo para se destacar no gênero. Finalizado minha review do early acces do jogo com uma nota 7/10. Considerando possíveis melhorias até seu lançamento final, quem sabe esta nota melhore em uma nova revisão no futuro. A tinyBuild possui algumas visões e acredito que devem entregar algo ainda mais satisfatório!
Para acessar o título, basta acessar a página oficial do jogo na plataforma Steam e adquirir essa jornada de extração.
Agradecemos à tinyBuild e à Doghowl Games pela chave de acesso antecipado de Level Zero: Extraction via Steam. Esperamos que nossa análise ajude nossos leitores a decidirem se vale a pena jogar o título, lançado oficialmente em 13 de agosto de 2024.