Análise de The Rogue Prince of Persia no Acesso Antecipado do Steam

O Príncipe regressou para salvar seu povo agora em roguelike

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

The Rogue Prince of Persia é uma nova abordagem para a franquia do mítico Príncipe da Ubisoft, agora inserido no cenário roguelike pela Evil Empire. Conhecida por seu trabalho em Dead Cells, a desenvolvedora carrega a responsabilidade de expandir o legado do herdeiro da Pérsia. Vale destacar que este título não possui similaridades com Prince Of Persia The Lost Crown, lançado em janeiro de 2024, apresentando propostas completamente distintas.

Visualmente, The Rogue Prince of Persia exibe um estilo característico de jogos que trazem desafios ao jogador, mantendo a essência da franquia criada por Jordan Mechner no fim dos anos 80.

Resumo da review do jogo: The Rogue Prince of Persia traz o Príncipe em uma nova aventura roguelike, preservando a essência da franquia e oferecendo desafios únicos.

A missão do nosso guerreiro é simples, ou não: salvar a Pérsia de uma invasão dos Hunos que utilizam magia das trevas. Com um artefato mágico, o Príncipe pode retornar no tempo para ganhar vantagem sobre seus inimigos. Contudo, esse poder não é suficiente para reverter a sangrenta batalha entre Hunos e Persas. Esteja preparado para retornar várias vezes e recomeçar, um aspecto típico de jogos roguelike com múltiplos caminhos e cenários que mudam conforme suas escolhas.

rogue the prince of persia imagem 005
Análise de The Rogue Prince of Persia no Acesso Antecipado do Steam 7

Vivendo como um Fora da Lei Disfarçado

O herói improvável nasce como um príncipe vivendo entre os plebeus. O jogo começa com um pequeno tutorial e um local para treinar habilidades de combate. Equipado com uma adaga, arco e flecha, e técnicas de parkour, o Príncipe embarca em uma jornada promissora. Os cenários são visualmente agradáveis, embora o investimento claramente seja menor que o de um jogo double-A. Detalhistas notarão diversas nuances caprichadas nos ambientes.

Quanto ao desafio, achei particularmente os inimigos fáceis de derrotar; o que é mais complicado são os obstáculos, como ultrapassar locais com armadilhas fazendo parkour ou escalada. Confesso ter sido abatido pelas estacas ao invés dos próprios Hunos, o que é extremamente hilário, considerando os jogos de roguelike, onde geralmente perdemos vidas ao lutar com os adversários — não foi o meu caso em The Rogue Prince of Persia.

Conforme avançamos, podemos melhorar armas e habilidades com amuletos, comprando itens e melhorias com moedas deixadas pelos Hunos derrotados.

rogue the prince of persia imagem 002
Análise de The Rogue Prince of Persia no Acesso Antecipado do Steam 8

Repetição e Estratégia

Como no filme ‘No Limite do Amanhã‘ acostume-se retornar mais e mais para seu ponto de controle, repita, repita, e repita mais até entender como funciona as mecânicas para derrotar os inimigos. Se o título é ideal para pessoas que prezam por speedrun, outros deverão ter paciência para superar os obstáculos. Utilizando o cenário ao seu favor é um passo para conseguir uma vantagem. Principalmente quando enfrentamos os “possuídos“, na verdade, é uma camada maior de proteção que eles possuem para resistir aos golpes. Jogá-los em cima de locais altos, ou em cima de outros oponentes, eles perdem essa proteção e ficamos livres para aniquilá-los.

Em relação aos chefes do jogo, você será testado a utilizar todas as habilidades do Príncipe, como esquivar, escalar e agilidade. Estudar seu comportamento é um passo para assegurar sua vida. Escrevendo até parece fácil, a verdade, que podemos demorar até uma hora para chegar ao primeiro chefão, caso percamos muitas vidas. Outros usuários podem demorar ainda mais caso não consiga ter todas as habilidades necessárias de controle do personagem e percepção para superar cada desafio.

Mesmo em acesso antecipado, The Rogue Prince of Persia se mostra promissor com melhorias que devem ser apresentadas em atualizações futuras.

Dois aspectos que me incomodaram durante minha experiência na imersão do jogo. A primeira é que os inimigos conseguem nos atingir em qualquer local, mesmo que estejamos em plataformas diferentes. Isso pode ser comum em jogos deste gênero, mas aqui somos atingidos até em locais que parecem impossíveis. Outra é o golpe de misericórdia: simplesmente o jogo deduz que não escaparemos do contra-ataque do inimigo e recebemos o golpe final, decretando o fim daquele avanço e retornando ao início.

Nesse ponto, posso estar sendo chato, mas não faz sentido algum. Até jogando, pormenores de frações de segundo decretavam o fim do jogo, mesmo com a certeza de escapar dos golpes dos adversários. Pessoas exigentes podem achar isto injusto e cansativo, podendo deixar The Rogue Prince of Persia de lado. Espero que nas próximas atualizações isso seja resolvido ou, ao menos, ajuste a mecânica de combate. Esse detalhe pode ser responsável pelo atraso que impede nossa esquiva dos golpes.

A trilha sonora de The Rogue Prince of Persia

Quem acompanha nosso site conhece nossa sessão onde eu ou outros membros da equipe costumam publicar sobre trilha sonora. Logo, serei breve: a trilha sonora é interessante e traz a imersão do estilo folclore persa com a essência do modernismo. Há um artigo completo sobre a análise dessa trilha sonora do jogo nesta página. Composta pelo músico ASADI e outros convidados em faixas distintas, vale a pena conferir as 11 faixas e perceber o capricho aplicado por seu idealizador.

Ouça a Trilha Sonora de The Rogue Prince of Persia; uma surpresa interessante com composições de ASADI
Imagem reprodução/UBISOFT

Gamervito (Veredito)

O acesso antecipado nos possibilita uma diversão entre 2h:30 e 4h, dependendo de como é seu progresso em The Rogue Prince of Persia. A série de atualizações irá incrementar mais essa dinâmica, trazendo mais armas, medalhões e uma série de interações com personagens para a profundidade da história do jogo. A Evil Empire possui um longo caminho pela frente até entregar algo coeso, mas está dentro do aguardado para colocar os fãs do Príncipe em uma nova dinâmica.

Sendo um usuário e apaixonado por jogos de plataforma que exploram puzzles, ação e testam o jogador, The Rogue Prince of Persia tem tudo para crescer. Agora, basta aos desenvolvedores ouvirem a comunidade, adicionando recursos e melhorias sugeridas nos feedbacks. Exclusivo para usuários de PC Windows via Steam, o jogo do herói da Pérsia está disponível desde maio de 2024 em acesso antecipado.

Hoje, se alguém fizer a pergunta se o jogo vale a pena jogar, diria que sim! Porém, caso não seja adepto a jogar jogos ainda em early access, adicione-o na lista de desejos na plataforma Steam para ficar atento quando ele estiver completo daqui a algum tempo.

The Rogue Prince of Persia inimigos
Análise de The Rogue Prince of Persia no Acesso Antecipado do Steam 11

Finalizo minha análise destá prévia do acesso antecipado do jogo com uma nota 7,5/10.

Agradecemos à Evil Empire pela liberação da chave do jogo, proporcionando-nos a oportunidade de realizar uma análise de The Rogue Prince of Persia na versão de PC Windows via plataforma Steam.


Repare que esta análise foi baseada na versão de PC. Caso o título receba uma remasterização ou um remake daqui a alguns anos, esta review pode não representar essas futuras atualizações, servindo apenas como um meio de comparação entre a versão clássica e a atual.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes