Westworld 4ª temporada estreou no último domingo apresentando Christina e um enredo com vínculo, até assustador,com Neo em Matrix.
Mesmo com certas limitações narrativas e temáticas, Westworld sempre teve um forte apelo visual. O início da nova temporada retorna a temas familiares, abordados com a ambiguidade que se poderia esperar no início de temporada. A tensão presente no ambiente fervem e o que mais chama a atenção nesta nova temporada, é que, pouco coisa mudou desde a revolução social brutal para libertar a humanidade.
O motivo
Dolores (Evan Rachel Wood) estreou em Westworld como uma anfitriã passiva e tentou escapar de sua prisão do parque temático.Ela ajudou a libertar a humanidade da terrível inteligência artificial.Dolores deu sua vida por esse objetivo, não apenas seu corpo artificial, tudo foi entregue. Agora, recebemos a enigmática “Christina”.
Não conhecemos muito sobre Christina, somente sua existência comum em um mundo moderno, alheia a sua antiga identidade robótica. Christina tem uma colega de quarto, um emprego, uma vida social estagnada e medo de namorar.Sua história é repleta de paralelos com Matrix.
Matrix e Westworld
Westworld e Matrix são companheiros naturais. Baseiam-se na premissa do homem X máquina, jogando com a dualidade do real e da ilusão, cujo foco é a inteligência artificial escravizando a humanidade. Eis o porque abaixo.
Dolores de Westworld e Neo de Matriz começam suas jornadas de origens semelhantes. Arrancados da obscuridade para se tornarem revolucionários, libertando a humanidade da escravidão. Neo se sacrificou para libertar a humanidade da MatriX. Dolores se sacrificou para derrubar a IA.
Na quarta temporada de Westworld, Dolores é misteriosamente revivida sobre o pseudônimo de Christina. Ambos deveriam estar mortos, mas são devolvidos as suas franquias sob novos disfarces sem nenhum tipo de heroísmo.
Da mesma forma, a dualidade Westworld / Matrix fica ainda mais forte , já que Christina e Thomas influenciam o ambiente. Por analogia,em Matrix 4, o analisa de Neil Patrick Harris usa Neo como base de sua nova Matrix. Ele literalmente sustenta o ambiente.Westworld não revelou como Dolores retornou ou quem é o responsável, apenas exibindo Peter acusando Christina de controlar sua vida. Similarmente, onde quer que ela esteja, ela possui uma conexão profunda com seu ambiente.
Dolores/Christina e Neo x Videogame
Quando Matrix Resurrections começa, apresenta Thomas de Keanu Reeves trabalhando em uma empresa de videogames chamada Deus Ex Machina, transformando as façanhas de Neo em um videogame best-seller. Além disso, tudo o que Neo experimentou na trilogia Matrix é uma fantasia virtual. A quarta temporada de Westworld utiliza praticamente o mesmo truque, com Christina de Dolores, que trabalha na Olympiad Entertainment, também uma empresa de videogames. Como resultado,Christina criou uma história de uma garota no final da adolescência que vive com seu pai, sonhando com uma vida maior, assim como Dolores.
Em ambos os casos, as memórias antigas permanecem em Neo e Dolores, ambos sentem desconforto que não conseguem identificar, desconfiados que algo está errado. O conflito interno de Neo foi erroneamente atribuído a saúde mental e Dolores recebe o mesmo diagnóstico de um encontro na quarta temporada de Westworld.
O Retorno de Teddy X Trinity
Em suma, Matrix 4 é essencialmente uma história de amor entre Neo e Trinity, o personagem de Keanu Reeves desperta primeiro e embarca nessa missão para desencadear algo dentro de seu antigo amor. Além disso, a quarta temporada de Westworld tem Teddy (James Marsden) como referência, indo na mesma direção. Ambos foram interesses amorosos dos protagonistas em suas vidas anteriores e, como Trinity, Teddy aparece. Acima de tudo, desta vez não é Dolores/Neo que tenta despertar Teddy/Trinity e sim o inverso.
Por fim, acompanhe nossa cobertura completa sobre o mundo de Westworld (HBO Max) aqui pelo site!
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.