A série 1899 da Netflix conquistou diversos elogios, e muitas perguntas pela sua trama, e o final explicado com todos os detalhes você confere mais abaixo.
ATENÇÃO! O post contém diversos spoilers e detalhes da 1ª temporada da série!
1899: Final Explicado
Entre os viajantes do Kerberos está uma personagem chamada Maura Franklin (Emily Beecham), uma médica que viaja sozinha e procura seu irmão Ciaran. Ela acredita que ele pode estar em um navio chamado Prometheus, que está perdido há meses. Mas quando eles encontram o Prometheus no meio do oceano sem passageiros a bordo, exceto um menino (Fflyn Edwards), o caos se instala.
Maura e o capitão do navio Eyk Larsen (Andreas Pietschmann) trazem o menino de volta no Kerberos enquanto tentam encontrar respostas sobre o que aconteceu no Prometheus. Os outros passageiros estão ficando impacientes porque querem desesperadamente chegar ao seu destino, mas Eyk está determinado a descobrir isso. Ele decide que eles vão virar o navio para rebocar o Prometheus de volta à Europa, algo que não é bem recebido. Alguns dos passageiros acabam iniciando um motim, mas esse não é o único problema do navio.
Os personagens estão em uma simulação?
Eyk e Maura começam a desvendar mais peças do quebra-cabeça, encontrando escotilhas no assoalho de seus quartos que os levam a outras realidades onde podem viver em suas memórias. À medida que mais e mais são descobertos, só há uma maneira de explicar tudo o que está acontecendo. Eles estão em uma simulação.
Um passageiro misterioso chamado Daniel Solace (Aneurin Barnard) acabou sendo o marido de Maura, mas como sua memória foi aparentemente apagada, ela não se lembra. O garotinho que eles encontram no Prometheus é o filho deles, e seu nome é Elliot. Como descobrimos nos dois últimos episódios de 1899, Elliot estava morrendo e em um movimento desesperado para mantê-lo vivo, Maura e Daniel criaram a simulação. Como o pai de Maura, Henry, supostamente é dono da companhia de navios, ela acreditava que ele era o criador de tudo isso. Mas não, era realmente ela.
Como Daniel explica, seu irmão assumiu o controle da simulação e eles não têm muito tempo até que o loop em que estão seja reiniciado e eles acabem reiniciando. Isso apagaria a memória de Maura novamente, como é revelado, porque o loop já foi reiniciado dezenas de vezes e ela não se lembra. Nem os outros passageiros do Kerberos, que também vivem em um loop.
Maura tem uma chave escondida em algum lugar que pode ser usada para trazê-la de volta à realidade, mas mesmo após encontrá-la, não adianta, pois seu pai Henry tem a pirâmide de mão onde a chave entra, para invadir o ‘mainframe’ da simulação e reprogramá-lo para trocar os objetos que podem mudar as coisas. Quando ele encontra Maura novamente no final, ele pode ajudá-la a sair da simulação. Mas ela está com medo. Ela pergunta a Daniel se ele estará lá quando ela chegar, e ele diz que estará sempre com ela. Eles usam a chave com outra pirâmide portátil e Maura acorda em uma nave espacial. Aqui é quando as coisas ficam ainda mais esquisitas.
Em que ano se passa 1899?
Embora o título do programa sugira que ocorre em 1899, isso é apenas parcialmente verdade. No loop de simulação em que estão no Kerberos, pode ser o século XIX, mas quando Maura volta à realidade, o ano é, na verdade, 2099!
Quando ela acorda, ela está presa na parede de uma nave espacial com um dispositivo sobre a cabeça. Aparentemente, é assim que as pessoas podem entrar na simulação, semelhante ao programa apresentado no filme Avatar. Ela olha em volta e vê outras pessoas que conheceu no Kerberos, incluindo Eyk, todos amarrados e provavelmente experimentando a realidade falsa e alternativa.
Maura dá a volta e olha pela janela, enquanto o zoom diminui e vemos que eles estão todos em uma nave espacial no espaço. Ela vai até o computador e quando ele liga mostra o ano, o número de passageiros e o nome da nave: Prometheus. Ela então recebe uma mensagem de seu irmão, que lhe diz “bem-vinda à realidade”. A música “Starman” de David Bowie começa a tocar, fazendo um final incrível para uma série incrível.
Agora sabemos que o Kerberos era simplesmente parte de uma simulação que ela criou, mas não lembra, e agora que ela está fora, ela precisa encontrar Daniel e Elliot novamente. Infelizmente, se Elliot estiver de volta à realidade, isso significa que ele provavelmente morrerá. Mas teremos que ver o que acontece em uma segunda temporada.
Ficou com alguma dúvida após o final explicado de 1899 da Netflix? Deixe nos comentários.
Por fim, a série 1899 está disponível agora, somente na Netflix.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.