Confesso que adoro publicações na misteriosa madrugada, por ser suave e silenciosa como a luz solar. Enquanto navegava por publicações e notícias sobre jogos independentes, me deparei com informações sobre o banimento do jogo ‘The Great Rebellion’, um título em plataforma 2D com ação frenética.
Este jogo é desenvolvido pelo estúdio austríaco KVLTGAMES, que aparentemente vai contra os tradicionais enredos aplicados na indústria dos games. Por esse motivo, ao que tudo indica, sofreu esta proibição na versão alemã da plataforma Steam. Estranhamente, The Great Rebellion foi lançado em 1º de fevereiro e banido para compra em 30 de março. Algo incomum tratando-se do Steam, que normalmente consegue monitorar e verificar suas aprovações antes da propagação em massa. Atualmente, o jogo indie possui mais de 300 avaliações extremamente positivas.
Dessas avaliações, pelo menos em meu filtro, apenas 10 eram de revisões que receberam o jogo gratuitamente, o que mostra que os usuários de fato gostaram dessa trama.
Decidi investigar o jogo em busca de possíveis lacunas que fizeram o título sofrer algum tipo de censura na Alemanha e encontrei algo que certos grupos considerariam ofensivo. Em seguida, fiz capturas de tela de quatro imagens, as quais podem possuir uma conotação um tanto pejorativa em determinadas situações.
Os créditos pelas imagens utilizadas vão para o canal Zhain Gaming no Youtube. Sinceramente, os assets exibem imagens peculiares que podem causar desconforto em pessoas mais sensíveis. No entanto, isso não seria motivo para o título ser removido do Steam. Provavelmente, The Great Rebellion recebeu denúncias em massa, levando a Valve a revogar o direito de venda do jogo naquele país. Na página oficial do título no Steam, há um comunicado oficial, que você lerá abaixo:
“Estamos entrando em contato sobre o seu aplicativo The Great Rebellion (2732820) que foi removido da distribuição na Alemanha.
Após revisar este produto, acreditamos que não é permitido ser vendido na Alemanha e, como tal, o removemos da distribuição.
Quando você lança um jogo no Steam para diferentes regiões, sua equipe é responsável por garantir que o conteúdo possa ser distribuído lá e nos informar sobre regiões ou países específicos nos quais você acredita que não pode distribuir.
Suporte do Steam”
Pedimos uma lista do conteúdo exato que os faz acreditar que não é permitido enviar o jogo na Alemanha, já que não estamos cientes de nada no jogo que seja ilegal na Alemanha e estamos aguardando uma resposta atualmente.”
Pela sinopse do jogo percebemos que ele é uma sátira que envolve elementos do cotidiano atual.
“Neste run’n’gun-roguelite inspirado em Cyberpunk, o mundo é controlado por elites tecnocráticas que buscam a imortalidade digital e transcendem seus corpos humanos, e eles não medirão esforços para alcançar seu objetivo.”
Trailer do jogo The Great Rebellion
Siga o MeUGamer no Youtube.
Gamernéfilos, vocês acham que foi um banimento pesado ou merecido para o jogo? Deixem suas opiniões nos comentários.
Por fim, o site MeUGamer acredita no respeito mútuo, permitindo que todos vivam conforme se sentem confortáveis.