A Replica Studios e SAG-AFTRA surpreenderam o mundo ao anunciarem, durante a CES 2024, um inovador acordo de voz com inteligência artificial (IA). Este acordo oferece aos artistas profissionais de dublagem a oportunidade de explorar novas oportunidades de emprego para vozes, proporcionando proteções do setor adaptadas à tecnologia de IA. Agora, estúdios de jogos AAA e outras empresas que colaboram com a Replica têm acesso aos associados pela SAG-AFTRA.
A colaboração estabelece uma base ética para a criação e licenciamento de réplicas digitais de voz, que podem ser usadas em desenvolvimento de jogos e outros projetos de mídia interativa. Aprovado pela comunidade de artistas de dublagem da SAG-AFTRA, este contrato representa um passo importante rumo ao uso ético de vozes de IA em projetos criativos. Além de estabelecer termos e condições mínimos, o acordo prioriza o consentimento e a negociação dos artistas, garantindo que eles tenham a opção de não permitir o uso contínuo de suas vozes em novos trabalhos.
Essa colaboração não apenas pioneira práticas éticas de IA, mas também serve como um farol para outras empresas seguirem o exemplo, respeitando o talento, o consentimento e a compensação justa na era da tecnologia de IA.
O único problema é os fãs aceitarem esta introdução, pois usuários acusaram a Bandai Namco de utilizar vozes de inteligência artificial emulando vozes dos dubladores em “Naruto X Bouto Ultimate Ninja Storm Connections“. O Porta-voz da Bandai Namco divulgou um comunicado ao portal internacional IGN, negando o uso de inteligência artificial na dublagem.
Por fim, aguardaremos mais sobre o que esta parceria revelará de promissor ao mundo da indústria dos jogos.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.