Quando Demon’s Souls foi lançado há 14 anos com exclusividade para Playstation 3, poucos imaginavam que esta franquia seria referência no desenvolvimento de outros jogos. Além disso, o título criou o gênero Souls ou Soulslike tempo depois. A mente do criativo diretor de jogos, Hidetaka Miyazaki, conseguiu trazer uma intensidade para saga. Este era o início para caminhada do gênero na indústria dos games.
Dois anos após o lançamento, de Demon’s Souls, outro jogo consolidaria de vez o gênero “Soulslike” com Dark Souls e toda sua trilogia de jogos. Diferente de Demon’s lançado exclusivo para console de Playstation, Dark Souls também foi lançado no Xbox e PC (Microsoft Windows). Miyazaki sempre supervisionando a franquia, devido incompatibilidade de agenda já que atuava em Bloodborne, trabalhou não diretamente na continuação de Dark Souls II, apenas orientando o projeto. Já o último título fechando a trilogia intitulado de “Dark Souls III” trouxe um novo público para conhecer esta série de jogos.
É com Bloodborne, que iriamos ver um novo patamar do gênero e sendo rebatizado para Soulsborne devido mecânicas inéditas. Nos sites de revisões como o Metacritic, a crítica especializada o colocou com valores acima de 9.2/10 em mais de 100 críticos. A Sony Computer Entertainment percebendo uma parceria lucrativa, continuou investindo na FromSoftware, desenvolvedora de todos os títulos citados acima.
A indústria dos game de olho na FromSotware!
Em 2021, Kadokawa Corporation, dona da FromSoftware teve 1,93% adquirida pela Sony, formando uma “aliança de capital” entre as duas empresas. A desenvolvedora japonesa chamou atenção de outra gigante Tencent Games, responsável por desenvolver e publicar jogos na China e na ásia. Ela adquiriu 16,25% das ações da empresa contra os atuais 14,09% da SIE, juntas possuem 30,34% da FromSoftware.
Com tantos jogos de sucesso, a empresa ousou e lançou Sekiro: Shadows Die Twice, jogo de ação e aventura considerado um dos títulos da atualidade com alto grau de dificuldade. Sekiro recebeu inúmeros prêmios até como Melhor Jogo do Ano, no The Game Awards em 2019.
Elden Ring e o novo patamar de mundo aberto para o Souslike
Elden Ring se passa em um mundo totalmente novo, não conectado às terras de Dark Souls ou Bloodborne. Trazendo um reino conhecido como The Lands Between e, ao contrário dos jogos anteriores da From Software, é um grande mundo aberto.
Hidetaka Miyazaki, retomando seus projetos antigos para este gênero que consolidou seu nome na indústria dos games. Criar uma continuação de Dark Souls, poderia ser “mais do mesmo”, o diretor precisava trazer para os fãs algo colossal. Foi quando convenceu o renomado escritor George R. R. Martin, de “A Guerra dos Tronos (Game of Thrones)” e A Casa do Dragão (House of The Dragon); a participar de Elden Ring. Juntos escreveram o roteiro do jogo exibindo criaturas colossais horripilantes visto apenas em nossos sonhos mais profundos. Chegando oficialmente em 25 de fevereiro de 2022, para plataformas da nova geração de consoles e da passada. Os principais eventos de premiação dos melhores jogos do ano, deram prêmios para o game, como melhor direção, Melhor Game Design e Jogo do Ano “Goty” 2022.
Um ano do lançamento de Elden Ring
Hoje (25), Elden Ring completa um ano de seu lançamento nos consoles de PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Serie X|S e PC Windows. Coincidência ou não, um dia antes, na última sexta-feira (24), durante o Dice Awards 2023, venceu diversos prêmios em uma disputa direta com God of War Ragnarok; onde foi novamente considerado Jogo do Ano. As comemorações aumentaram quando a Bandai Namco distribuidora oficial do título no ocidente, revelou que o jogo vendeu 20 milhões de cópias globalmente.
Ao atingir esta marca em um ano de seu lançamento, entra para história em jogos que envolvem ação e RPG mais vendidos. Ainda é cedo para saber os rumos desta franquia. No entanto, observando os dados das vendas e recepção do público, mesmo não obtendo notas 8 ou 9 pelos usuários. O conjunto da obra é para respeitar todo o legado iniciado por uma ousadia idealizada por Hidetaka Miyazaki, em que já visitou o Brasil, na BGS 2019; —Confesso que na ocasião tive oportunidade de conhecê-lo— sendo um momento extremamente importante na minha trajetória como entusiasta dos games.
Por fim, vamos aguardar futuros lançamentos de conteúdo adicional de Elden Ring e conhecer mais deste vasto mundo exuberante e sombrio. O jogo já está disponível para consoles e PC Windows.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.