Meu gamernéfilos, a CD Projekt Red, através da sua plataforma GOG, de jogos digitais para PC Windows, anunciou uma atualização que poderá irritar seus usuários. O motivo que a empresa anunciou recentemente que os arquivos de Salvamento na Nuvem que excedem o limite padrão de alocação (200 MB por jogo) serão excluídos após 31 de agosto de 2024. Se você é daqueles como eu que vive criando diversos saves a cada segundo em slots diferentes, terão que ter cuidado redobrado. A empresa aconselha os usuários a revisarem seus arquivos para evitar a perda deles. Vale ressaltar que os salvamentos armazenados localmente no computador dos usuários não serão afetados.
Os Salvamentos na Nuvem são uma maneira de criar uma cópia do progresso do jogo nos servidores da GOG. Esse recurso permite que os jogadores mantenham uma experiência de jogo contínua em todos os seus dispositivos. A maioria dos usuários do GOG GALAXY, que usam a plataforma para baixar, atualizar ou jogar seus jogos, provavelmente estão usando o recurso de Salvamentos na Nuvem. Além de facilitar os usuários que possuem mais de um dispositivo, como Desktop, notebook, e querem continuar de onde pararam ao jogar seus títulos da biblioteca.
Jogos como The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4, Cyberpunk 2077, The Witcher, jogos que usuários utilizam ao máximo a capacidade de salvamento, poderão sofrer um pouco com esta limitação.
LEIA MAIS:
- Bandai Namco Music Live Festival estará no Anime Friends
- Xbox Showcase 2024: Destaques e Atualizações dos jogos
A GOG explicou que a decisão de limitar o armazenamento foi tomada porque, à medida que o tamanho e o número de jogos aumentam, a demanda por Armazenamento na Nuvem também aumenta. Esses limites garantem que todos os jogadores tenham acesso a um espaço suficiente e gerenciável para o progresso de seus jogos, e permitem que eles mantenham os custos associados sob controle. Será que a mítica empresa criadora de franquias consagradas da indústria dos games está passando por uma crise interna? Sabemos que a desenvolvedora e publicadora polonesa conseguiu um sucesso estrondoso com o lançamento de Cyberpunk 2077 e sua bem-sucedida DLC Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, mesmo com todos os problemas anteriores.
Para os usuários que não querem perder arquivos, é sugerido que façam backup dos seus Salvamentos na Nuvem diretamente no GOG GALAXY. Depois que os arquivos de salvamento estiverem baixados no computador do usuário, eles devem fazer login, abrir o Gerenciamento de Salvamentos na Nuvem, revisar seus dados salvos e excluir quaisquer arquivos desnecessários ou salvamentos antigos.
Como será feito o procedimento de exclusão dos saves na plataforma GOG
Para que ninguém tenha uma surpresa ao acessar seus jogos, a empresa continuará enviando notificações até que todos os arquivos de Salvamento na Nuvem dos usuários estejam dentro dos limites alocados. Após 31 de agosto de 2024, a GOG começará a excluir arquivos do serviço de Armazenamento na Nuvem. Primeiro, serão excluídos arquivos desnecessários e, em seguida, serão removidos os arquivos de salvamento do jogo, começando pelos mais antigos e parando quando os arquivos restantes se ajustarem ao limite de alocação.
Como orientação eles divulgaram uma imagem como deverá ser feito esse procedimento para não exceder esse limite. Você pode conferir a logo abaixo.
O usuário deve clicar em ‘Gerenciar’ para ver a opção de remover arquivos antigos e excluí-los. Observe quais desses arquivos deseja eliminar de sua cota. Aparentemente, será irreversível recuperar dados excluídos da sua conta se você cometer um erro.
Então, com as dicas acima, você ficará precavido de ter uma surpresa desagradável de perder seus arquivos de campanhas marcantes dos seus jogos favoritos. Demais detalhes estão detalhados no blog oficial da plataforma de jogos digitais nessa página. Qual título você possui na plataforma de jogos clássicos e atuais desenvolvida pela CD Projekt Red? Deixe seus comentários a seguir.