As desenvolvedoras Fallen Leaf e Black Drakkar Games ao lado da editora Dear Villagers, lançaram nesta terça-feira (22), o jogo de ficção espacial, Fort Solis. Os usuários de PC Windows e Playstation 5 são as duas primeiras plataformas que o jogo está desembarcando para contar a trajetória do protagonista Jack.
Apostando em um estilo mais narrativo com temática sombria e suspense, veteranos atores de vozes foram contratados para levar imersão aos jogadores. É o caso de Roger Clark, Troy Baker e Julia Brown, investimento considerado tratando-se de atores com agendas concorridas. No entanto, apenas vozes não segura um jogo vendido como um enredo no estilo hollywoodiano, fazendo os jogadores transportarem seus pensamentos para questões filosóficas.
A trama ocorre quando Jack adentra em uma base remota de mineração conhecida como Fort Solis, lá ele descobre que está praticamente solitário. Contando com informações que ele vai encontrando nessa base, conhecemos mais dos segredos desse forte. Separado por capítulos para parecer que estamos nos aproximando do fim. Como nas séries de televisão, a cadência sem grandes momentos de ação poderá ou não desestimular os jogadores.
- Gamescom 2023: Opening Night Live – assista online, horário, gratuito
- Gamescom 2023: Indie Arena Booth confira os jogos para testar
Entretanto, os usuários que vislumbram grandes autores de ficção ficará provavelmente intrigado para descobrir os segredos ocultos deste local. Durante a jornada de Jack, ele é guiado pela assistente Jessica, que vai instruindo informações preciosas. Logo no início, quando o protagonista acessa a base, percebemos que ela é extensa já que possui composições acima e abaixo do subsolo. Além disso, alguns itens são interativos e o Jack, consegue até brincar com um “cubo mágico“, “sacode pancadas”, mesa de sinuca, bonecos entre outros itens do cenário.
A trilha sonora com as mixagens de tensão deixa um clima que a qualquer momento algo poderá surgir — mesmo que isso inicialmente não ocorra. Por longo período, o protagonista vagará sozinho pelo abrigo subterrâneo procurando pistas sobre o paradeiro da equipe que deveriam está no local. Percebendo pelos documentos e vídeos da tripulação que as coisas estavam ficando confusas.
Os desenvolvedores deixaram livre movimentação aos jogadores podem vagar pelos alojamentos, área médica, refeitório, e mais. Aqueles que curtem coletar informações vasculhando cada cômodo deverá gostar dessa mecânica. Contudo, o foco narrativo em algum momento chegará ficar massante aos usuários pouco adeptos a diversas linhas de diálogos. Mesmo para usuários que utilizam como língua mãe o inglês.
Não há problema em jogar títulos que possuem foco narrativo ou investigativos. Pois quando bem executado é interessante e entretêm ao ponto de querer saber mais. O problema que uma hora de jogo, devido os poucos momentos de intensidade, vão parecer que já está jogando por algumas horas, mesmo que tenha utilizado menos de 40 minutos de gameplay.
O bom que após sabermos que as coisas na base foram uma obra de alguém mal-intencionado, o jogo começa ficar mais atrativo e profundo. Como mencionei anteriormente, uma hora de jogo parece que foram mais de tempo imersivo. Possui uma lógica pelo título ser uma jornada curta que o aventureiro consegue terminar em menos de 5 horas. Ou seja, uma pessoa que joga sem explorar, pulando os diálogos, terá uma experiência superficial e sem conhecer a trama por inteira.
Quando lança Fort Solis?
Os segredos e outros detalhes vocês vão ter que jogar para descobrir se Jack está sozinho ou não em Fort Solis, a tempestade do planeta vermelho jamais será esquecida. Fique ciente que outros personagens também são jogáveis.
Por fim, Fort Solis lança em 22 de agosto de 2023, no console de PS5 e PC Windows via plataforma Steam, nessa página.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.