Flintlock: The Siege of Dawn é um jogo que mescla combate corpo a corpo, magia e armas, trazendo um estilo RPG e soulslike, que sofreu em seu lançamento. Mesmo com toda a divulgação em eventos durante o Summer Game Fest e a demonstração liberada no Steam para PC Windows, parece que não foi o suficiente. Com seu lançamento em 18 de julho de 2024, o título foi publicado para Playstation 5, Xbox Series X|S e PC Windows. Devemos considerar que o jogo também chegou para Xbox Game Pass no Day One.
As críticas no agregador de reviews do Metacritic deram uma média entre 7.0 no PS5 e PC, e 7.6 no Xbox. No entanto, são apenas 49 análises sobre o jogo e, no console da Microsoft, houve apenas 7 críticas publicadas no site.
Sempre que um jogo é lançado em multiplataforma, principalmente no Steam, ele funciona como um termômetro para saber a aceitação do público. Desde o lançamento oficial, o jogo não conseguiu passar dos mil usuários jogando simultaneamente. Contando que essa aventura possui horas de jogatina, esses números são baixíssimos, dado o marketing do jogo e a divulgação pela mídia especializada. Outro fator a considerar é o boicote nas redes sociais, onde usuários afirmam que Flintlock: The Siege of Dawn possui participação da Sweet Baby Inc., empresa pivô de uma série de “exposed”, dividindo parte dos amantes de jogos eletrônicos com suas políticas na elaboração dos roteiros dos games.
Veja também:
- EA Sports FC 25: Capa, trailer e data de lançamento revelada
- The First Descendant fica entre o top 10 no Steam em seu primeiro fim de semana
O ponto alto do jogo são suas mecânicas de combate, embora isso não seja suficiente para salvá-lo. Uma das queixas é o enredo com diálogos esquecíveis e personagens genéricos. Além disso, o título está mais para um souls lite ao invés de um soulslike, pela passividade dos confrontos. A escolha da dificuldade influência nas conquistas; se for fácil, não haverá desbloqueio dessas conquistas, causando frustração entre os jogadores que não são tão fãs do gênero, que exige maior paciência e concentração nos combates.
A explicação para a baixa adesão de usuários online jogando no Steam poderia ser o lançamento direto no Xbox Game Pass. Ainda assim, Flintlock está longe de possuir status AAA. Afirmar que usuários iriam assinar em massa o serviço do catálogo de jogos do Xbox seria leviano. Infelizmente, mesmo com o valor promocional de lançamento, ao menos no Steam, os números não se elevaram na plataforma da Valve. [SteamDB]
Antes do lançamento oficial, o jogo ficou por dias com uma demonstração gratuita para os jogadores jogarem e conhecer mais dessa mítica jornada. Também não é possível criar uma análise sobre essa liberação da demo fez, os jogadores ignorarem o jogo, optando por outro.
Fica até difícil saber se o estúdio neozelandês A44 Games terá lucro suficiente para pagar os investimentos do desenvolvimento.
Enquanto isso, a Kepler Interactive, que nos últimos anos vem acertando nos jogos que publica, como Cat Quest, Sifu, Scorn, Unrailed 2 e outros, apostou alto com a divulgação, aguardando um retorno esperado. Agora devem traçar novas estratégias para chamar os jogadores para essa aventura de Nor Vanek e seu companheiro Enki, um ser parecido com uma raposa. E conseguiu o retorno do valor investido!
Por fim, Flintlock: The Siege of Dawn está disponível para PS5, Xbox Series e PC Windows via Steam.