Dragon Age: The Veilguard – registra apenas 30 mil usuários na primeira hora no Steam

Será que a Era do Dragão baterá recordes de jogadores nas plataformas

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

31 de outubro de 2024, Dia das Bruxas – Após uma espera de uma década, a franquia Dragon Age finalmente ganha um novo capítulo com o lançamento de Dragon Age: The Veilguard. No entanto, o tão título, que estreou oficialmente hoje, foi marcado por uma recepção aquém das expectativas. Em sua primeira hora disponível nas plataformas digitais, o jogo registrou apenas 30 mil jogadores simultâneos, número bem abaixo do esperado para uma franquia consagrada como essa. Evidentemente, esse número aumentará ou já aumentou baseado no momento que estou escrevendo este artigo, mas é abaixo do considerado normal na franquia da Bioware. A fonte é do SteamDB.

Considerando o peso do nome Dragon Age e o longo intervalo desde seu último lançamento, a quantidade inicial de usuários ativos se mostra surpreendentemente baixa. Em comparação, títulos menos conhecidos e com menos hype de lançamento, como Factorio com a versão 1.0 e Warhammer 40.000 Space Marine 2, tiveram adesão de até 100 mil jogadores simultâneos em sua primeira hora. Esse início tímido de The Veilguard levanta questões sobre o atual interesse dos fãs na franquia e reflete uma sequência de desafios e polêmicas que antecederam o lançamento.

Leia também:

Críticas e Controvérsias

A produção de Dragon Age: The Veilguard foi marcada por um histórico de atrasos, mudanças de equipe e críticas intensas à desenvolvedora. Muitos fãs apontaram insatisfação com a falta de comunicação transparente ao longo dos últimos anos e com algumas decisões criativas do estúdio, que optou por alterar a jogabilidade e até elementos tradicionais do enredo. Além disso, analistas da indústria especulam que a baixa adesão inicial possa estar relacionada a uma perda de confiança dos fãs após sucessivos adiamentos e a ausência de inovações.

Desempenho e Futuro

Mesmo diante de uma recepção inicial desanimadora, o estúdio de desenvolvimento aposta que o público pode se engajar mais nos próximos dias, à medida que streamers e influenciadores de jogos testam o título e compartilham suas opiniões. Porém, muitos afirmam o que o estilo de combate agora focado mais para ação, está dinâmico sendo um dos pontos fortes do jogo.

Dragon Age: The Veilguard está disponível oficialmente para Xbox Series X|S, Playstation 5 e PC Windows via Steam, EA Play.

Fique ciente de que não estamos afirmando que o jogo foi ou é um fracasso; estamos apenas destacando sua importância na indústria de games. Esperava-se um desempenho mais expressivo na primeira hora de lançamento, especialmente considerando a ausência de títulos concorrentes diretos, com exceção de Horizon Zero Dawn Remastered, que muitos usuários já possuem na versão padrão.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes