Os fãs mais antigos dos games de futebol conhecem muito bem o Bomba Patch, uma modificação 100% brasileira que transformava o extinto Winning Eleven em um jogo totalmente direcionado para o nosso país. Em entrevista exclusiva, o criador desse mod, Allan Jefferson, comentou sobre o início do projeto e exaltou a importância dessas edições. Ele acredita que apenas os jogos originais não seriam o suficiente para agitar o mercado dos games no Brasil. Uma opinião diferente, mas que faz todo o sentido.
Nos últimos 10 anos, os jogos de futebol dominaram as vendas de games por aqui. As franquias FIFA e Pro Evolution Soccer (PES) eram as principais responsáveis por isso, e costumavam disputar espaço entre elas. Entretanto, o que algumas pessoas não sabem é que o Winning Eleven foi o título mais responsável pelo início dessa febre, e muito pela existência do Bomba Patch. Esse famoso mod transformava as características do game com uma atualização dos elencos e dos uniformes das equipes brasileiras. Isso deixava o jogo de futebol mais próximo dos torcedores de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e outras equipes nacionais.
Em uma conversa com o blog Betway Insider, o criador do Bomba Patch, Allan Jefferson, falou como surgiu a ideia do mod e a importância dele para o cenário atual. Ele explica que o mod não foi pioneiro, mas foi a primeira modificação que caiu no gosto popular. Isso resultou em um grande sucesso, que inclusive se mantém até os dias atuais. Jefferson comenta que ele ensinou as pessoas a editarem no YouTube, e isso chegou ao conhecimento da Konami. A empresa aprova a ideia, pois incentivou sempre essas edições, desde o Winning Eleven até o PES.
Allan Jefferson ainda exalta a importância da criação para o mercado de games no Brasil. Afinal, o sucesso do mod fez com que muitas pessoas buscassem o jogo nas lojas para comprar. Isso popularizou os games da Konami, e os colocou entre os mais vendidos até os dias atuais. Desde 2016, segundo reportagem da Uol, os brasileiros são os que mais consomem jogos de futebol. A série FIFA da Electronic Arts, por exemplo, já registrou mais de 10 milhões de vendas em menos de um ano nas lojas nacionais.
O mercado paralelo
A existência do Bomba Patch, e o sucesso com o público brasileiro, explica bem como foi o início do mercado gamer no Brasil. Os videogames sempre foram produtos mais caros, e isso fez com que um mercado paralelo ganhasse espaço. Apesar dos problemas legais, o resultado foi um crescimento dos games por aqui. O resultado é que hoje, segundo a Pesquisa Game Brasil 2021, mais de 80% dos brasileiros gasta algum tempo com esse entretenimento digital.
Jefferson consegue explicar a importância desse mercado paralelo. Ele diz que nem todo mundo tinha console em casa, principalmente nos anos 90 e 2000, e a popularização facilitou o acesso completamente. Isso criou mais interesse, e o público que antes ficava apenas no paralelo migrou para o original. Se não fosse por esse mercado alternativo, provavelmente estaríamos pouco avançados no universo dos games, disse o criador do Bomba Patch para o site Betway, de eSports bets. A fala dele é importante para entender essa mudança.
Na época do Playstation 2 e do Xbox, o mercado paralelo era realmente um problema, e foi discutido por muito tempo. Entretanto, é inegável que esse acesso mais fácil ajudou a popularizar os próprios consoles e os jogos eletrônicos. Isso pode ser visto com o sucesso de venda das duas franquias de futebol que citamos, e principalmente com a Konami. Foi um aspecto ruim que acabou ajudando na consolidação de um mercado que fatura cerca de US$ 2 bilhões apenas no Brasil.
Futuro do Bomba Patch
O sucesso do mod se mantém até os dias atuais, apesar da menor popularidade. Muitos jogadores ainda buscam edições que deixam os games de futebol mais brasileiros, e isso não deve acabar tão cedo. O Bomba Patch foi uma criação histórica, e precisa ser lembrada por todos os fãs de futebol e de jogos eletrônicos.
A conversa de Allan Jefferson com a Betway mostra bem a visão do criador para esse mercado, e isso é algo positivo. Ele explicou que a popularização dos games resultou em um mercado sólido, mesmo com um início mais problemático no comércio paralelo.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.