As multas foram aplicadas à Valve, Bandai Namco, Capcom, Focus Home, Koch Media e ZeniMax, que se envolveram em “Práticas de Bloqueio Geográfico” ao restringir as vendas internacionais de certos títulos de PC com base em onde os jogadores viviam no Espaço Económico Europeu (EEE).
Ao fazê-lo, a Comissão afirma que as Seis Empresas privaram os jogadores dos benefícios do Mercado Único Digital da EU (União Europeia) e da oportunidade de procurar os melhores negócios na UE.
As próprias práticas de Bloqueio Geográfico foram usadas para restringir a venda de cerca de 100 Títulos de PC e tomaram a forma de Acordos de Licenciamento e Distribuição contendo cláusulas que restringiam as vendas internacionais dentro do EEE (Espaço Económico Europeu) e Chaves de Ativação do Steam com bloqueio de região que impediam a ativação de certos títulos fora da República Tcheca, Polônia, Hungria, Romênia, Eslováquia, Estônia, Letônia e Lituânia.
Margrethe Vestager da Comissão Europeia deu uma Declaração Oficial a respeito, declaração essa que vocês podem ver abaixo:
O detalhamento das multas para cada uma das Cinco Editoras envolvidas pode ser visto a seguir, sendo que cada empresa recebeu uma redução com base no grau de cooperação. A Valve, no entanto, recusou-se a cooperar com a Comissão e recebeu uma multa total de € 1,62 milhão de Euros ($ 1,95 milhão Dólares).
Vocês podem saber mais sobre a Longa Investigação, que começou formalmente em 2017, lendo o Relatório Completo da Comissão Europeia.
PS: O Relatório Completo da Comissão Europeia está totalmente em Inglês.
Fiquem ligados que manteremos vocês atualizados a respeito!
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.