Black Myth Wukong é o Deadpool & Wolverine dos jogos

Um jogo desconhecido seguiu o sucesso de um dos personagens mais insanos do cinema

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A polarização na indústria, seja do entretenimento ou dos jogos, criou intrigas que destruíram a qualidade do roteiro de diversos títulos consagrados e novos. Fracassos de bilheteria de estúdios como Marvel, Disney, Paramount, Universal Pictures e Warner Bros. Discovery são evidentes. Na indústria dos jogos eletrônicos, o mesmo acontece com Ubisoft, Microsoft, Electronic Arts, Sony, Embracer Group, entre outros. O interessante é que todos possuem algo em comum: são majoritariamente ocidentais.

Do outro lado, quando um jogo é administrado por estúdios asiáticos, observamos um crescimento, como na Capcom, SEGA, Nintendo, FromSoftware e, mais recentemente, na pocketpair com o surpreendente Palworld e o fenômeno do ano Black Myth Wukong da chinesa Game Science. Por ironia do destino, esses três últimos estão entre os dez jogos com mais usuários simultâneos na plataforma Steam. Contudo, a trama do mítico Rei Macaco é o blockbuster do ano, principalmente por ser um título para um jogador. Isso aumenta a importância de que essa nova saga dos jogos tem algo interessante a oferecer.

Deixei de lado Stellar Blade, por seu lançamento ter ocorrido em uma plataforma única, e também Helldivers 2, por estar fora dos dez jogos mais jogados no Steam de todos os tempos.

Confira também:

Assim como ‘Deadpool & Wolverine‘, o terceiro da saga nos cinemas, que trouxe Ryan Reynolds como Wade Wilson (Deadpool) e Hugh Jackman interpretando Logan (Wolverine). O filme superou a marca de um bilhão nas bilheteiras mundiais, calando aqueles que acreditavam que seria um novo fracasso da Marvel Studios. O longa recebeu críticas positivas e até escrevi minha análise a respeito do filme, onde fui convidado pela Disney para assisti-lo antecipadamente. Qual é a diferença em relação aos demais longas-metragens lançados anteriormente pelo estúdio? Posso afirmar que a liberdade criativa no roteiro foi o diferencial. Sem polarizar como nos demais, o longa conseguiu agradar os amantes do cinema que estão em busca de puro entretenimento, sem uma questão filosófica!

Não estou aqui para julgar se o mundo cansou de discursos já decorados ou de palavras com morais que podem não ser as de todos. A verdade é um alerta para os estúdios que desejam reencontrar o caminho para o sucesso das grandes produções no cinema. É nesse ponto que entra o título deste artigo. O jogo da desenvolvedora chinesa se preocupou mais em agradar a comunidade de jogadores que estão interessadas em entretenimento, ao invés de polarização. Ficou claro, com o seu lançamento, que em menos de 24 horas, já é o maior sucesso de um jogo original do ano de 2024.

Quando desenvolvi um artigo anteriormente para relatar esse feito, o jogo havia alcançado a marca de 1 milhão de jogadores; no entanto, houve picos de mais de 2 milhões de usuários, precisamente 2.223.179 simultâneos. Se eu for contar os jogadores no console PlayStation 5, o número é ainda maior. Uma captura de tela exibe o total que fez o jogo bater recorde de acessos simultâneos. [Ver a imagem]

A lenda de Jornada ao Oeste baseia-se na peregrinação do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e conta a trajetória de Sun Wukong (Rei Macaco). O romance foi escrito por Wu Cheng’en por volta de 1570, na Dinastia Ming.

Qual é a solução para o sucesso do jogos?

Só posso dizer que o caminho está mesmo em publicar jogos e filmes que foquem no enredo original, sem atravessar assuntos que possuam um único viés. Não é possível prever os rumos que teremos nos próximos meses, mas se contarmos pelos números, Deadpool 3, Black Myth, Stellar Blade e Helldivers 2 foram acertos de investimento.

Por fim, a jornada ao oeste do Rei Macaco está apenas começando na indústria dos jogos. Seu lançamento ocorreu oficialmente em 20 de agosto de 2024, no console PlayStation 5 e PC Windows, e uma versão será lançada futuramente no Xbox Series.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes