As desenvolvedoras estão tentando iludir os jogadores?
Imagem divulgação / Direitos das publishers

A situação atual no mercado de jogos emitiu um sinal vermelho sobre os grandes lançamentos atuais e seus problemas de performance.

Os jogos exigem ao máximo dos processadores, placa de vídeos, disco de armazenamento com melhor velocidade e memória Ram. No entanto, problemas recentes na otimização no mundo da indústria dos games, parece que vem se tornando corriqueiros. É verdade que as desenvolvedoras de jogos têm lançado alguns títulos com sérios problemas de otimização, como Cyberpunk 2077, eFootball 2022, God of War (versão de PC), os mais recentes Forspoken, The Last of Us Part II (PC) e Star Wars Jedi Survivor, que acabou de ser lançado em abril de 2023.

Além disso, tivemos no passado Assassin’s Creed Valhalla, Watch Dogs: Legion, Marvel’s Avengers, Outriders, Biomutant. Alguns desses conseguiram se recuperar após patches de atualizações, outros acabaram no limbo e até sem jogadores, é o caso de Marvel’s Avengers que teve seu desenvolvimento descontinuado. Menção honrosa para o remaster “Grand Theft Auto: The Trilogy Definitive Edition“, lançado com centenas de problemas técnicos.

Algumas pessoas podem se perguntar se esses problemas são causados pela pressão dos investidores para as desenvolvedoras lançarem os jogos o mais rápido possível, ou se é uma estratégia consciente para ganhar mais dinheiro. A verdade é que, em muitos casos, a pressão dos investidores pode levar as desenvolvedoras a lançar jogos inacabados ou com problemas de otimização.

Por outro lado, é complicado uma afirmação, visto que nos últimos anos há uma série de ações judiciais, onde funcionários dos estúdios reclamam de más condições de trabalho. Já alguns acreditam que essas reclamações são em virtude deles não conseguirem trabalhar sob pressão.

Baixa qualidade da equipe de QA?

A impressão que fica é como se as desenvolvedoras não estivessem testando o suficiente o jogo para resolver os problemas de glitches, bugs que ocorra durante o processo de criação. Você simplesmente se pergunta — Não teria uma equipe de QA (Quality Assurance, também chamado de Game Tester); é a pessoa (s) responsável por testar o jogo e garantir sua qualidade durante a produção do game.

Embora, a indústria de jogos na atualidade seja altamente competitiva e as desenvolvedoras precisam inovar constantemente para se manterem à frente da concorrência. Isso significa que muitas vezes elas têm que enfrentar prazos rigorosos e expectativas elevadas. Isto não implica em uma equipe de QA com baixa qualidade para avaliar os problemas técnicos que um título terá antes do lançamento oficial.

Será que as desenvolvedoras estão mentindo para os jogadores?

Então, será que as desenvolvedoras estão mentindo para os jogadores? Na maioria dos casos, não é o caso. Embora algumas desenvolvedoras possam ter exagerado nas promessas de seus jogos, a grande maioria trabalha duro para entregar a melhor experiência possível aos seus jogadores. Contudo, já estamos percebendo que muitos estúdios não estão sendo transparentes sobre quaisquer problemas técnicos que os usuários vão enfrentar no lançamento. Ser claro com sua comunidade é um passo essencial para construir confiança e manter uma base de fãs fiéis.

Com o aumento desses problemas, principalmente em jogos considerados triple-A, aqueles mais aguardados, e as empresas limitando-se apenas nos pedido de desculpas, e que fará correções. Começa parecer que elas acham que os seus clientes são meros usuários que não compreendem uma veracidade. O simples pedido de desculpas pelo lançamento estressante, não inibe a falta de transparência e responsabilidade com sua base de jogadores.

Qual seria a solução para amenizar os problemas técnicos dos jogos?

Oferecer testes alpha, beta e demo antes do lançamento poderia ajudar a minimizar os problemas técnicos dos jogos. Essas versões de teste permitem que os jogadores experimentem o jogo e deem feedback valioso antes do lançamento oficial. Isso pode ajudar as desenvolvedoras a identificar e solucionar problemas técnicos e de jogabilidade antes do lançamento, além de oferecer aos jogadores uma sensação de envolvimento no processo de desenvolvimento do jogo.

Da mesma forma, investir em testes de qualidade e garantia de qualidade interna também é uma boa prática como citados acima.

Por fim, é importante que as desenvolvedoras sejam transparentes sobre quaisquer problemas técnicos e trabalhem para corrigi-los o mais rápido possível após o lançamento. Isso ajuda a construir confiança com os jogadores sem que um jogo fique com uma imagem negativa.

Gamernéfilos, vocês como entusiastas e fãs, devem ficar atentos e reportar sempre que necessários esses problemas técnicos. Para que os envolvidos na produção desses títulos, trabalhem em suas melhorias técnicas. Considerando que esses problemas afetam todas as plataformas, seja ela consoles de Playstation, Xbox, Switch e PC (Windows / MAC / Linux).

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