Zelda como Protagonista: Nintendo Acerta no Merchandising!

A Big N esta expandido sua visão em relação aos seus personagens icônicos

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Era um desejo de muitos fãs ter a Princesa Zelda como protagonista, assim como acontece com a Peach na franquia Super Mario Bros. Esta publicação não adentrará em possíveis polêmicas polarizadas que muitos criaram na web. O fato é que a Nintendo precisava de uma nova personagem feminina para encabeçar seus produtos licenciados.

Apesar da franquia The Legend of Zelda ser muito conhecida, provavelmente apenas os fãs da saga ou aqueles que realmente conhecem essa série de jogos sabem diferenciar o verdadeiro nome do protagonista. Quantas vezes já vi pessoas chamando o guerreiro Link de Zelda. Isso é muito comum — acredito que eu mesmo devo ter cometido esse erro em algum momento da minha vida décadas atrás.

O mais interessante é que agora poderemos presenciar mais das habilidades de uma guerreira mística, já que o vídeo da revelação do jogo a coloca como uma destemida aventureira. Aparentemente, a trama começa quando Link a liberta do cristal que a mantinha aprisionada, e ele cai em uma dimensão. Agora, a Princesa de Hyrule, terá que encontrar seu paradeiro. O produtor da franquia, Eiji Aonuma, explicou que desejam fazer algo diferente do que conhecemos na saga original, adicionando em ‘The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom‘ uma dinâmica onde ela, ao lado da fada Tri, usará um cetro mágico para superar os desafios.

The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom (Nintendo Switch) – Disponível a 26 de setembro

Isso permitirá que tanto jogadores veteranos quanto novos experimentem uma nova perspectiva.

Leia mais:

O merchandising é uma estratégia para atrair novos jogadores e crianças

A Nintendo sabe o que está fazendo em relação ao novo jogo. Com um jogo que não utiliza a mítica Master Sword, empunhada por Link, mas substituída pelo cetro da princesa, traz uma abordagem mais inocente e menos agressiva. Isso faz todo sentido se a ideia é vender produtos da icônica Princesa de Hyrule. Pais que não estão tão familiarizados com esta franquia, ao verem esse estilo mais inocente, podem ser mais inclinados a comprar os itens da personagem para seus filhos.

Você pode estar se perguntando: mas a Zelda já possui produtos licenciados, porém sempre atrelados aos títulos específicos e na sombra de Link. A ideia é que ela tenha suas aventuras sem criar uma ligação direta com tal personagem. Além disso, ficará melhor para comercializar conjuntos como Zelda e a fada Tri, pelúcias, bonecas e blocos de montar em locais que antes não tinham essa abertura. Até a estranha fadinha possui um design diferenciado propositalmente. Pensando logicamente, se alguém desejar adquirir essa personagem nas lojas de varejo mais populares no Brasil, não a encontrará devido à sua baixa popularidade. Com um jogo solo, eles podem ampliar seu alcance.

Jogo The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom imagem 001
Zelda como Protagonista: Nintendo Acerta no Merchandising! 4

Muitos usuários têm uma paixão incondicional pelos jogos da Nintendo. As plataformas de vídeo serão inundadas com vídeos de jogabilidade e conteúdos casuais deste título. Exemplo é o YouTube Kids, onde, se você tem um filho pequeno, saberá do que estou falando. Ali, haverá muitos vídeos de criadores de conteúdo exibindo as aventuras dessa “loirinha” de Hyrule.

Exemplos de outros personagens além de Zelda

A Sega, por exemplo, com Sonic the Hedgehog, que em junho de 2024 completou 33 anos, conseguiu expandir o alcance de seus personagens após o sucesso do live-action de 2020. Agora encontramos Sonic em todos os lugares, desde lojas de varejo especializadas até mercados de bairro. Foi um trabalho de décadas que, com o sucesso dos filmes e séries nas plataformas de streaming, possibilitou essa expansão.

Assim como a Nintendo transformou a franquia Super Mario Bros. em uma marca poderosa, o sucesso do longa-metragem de animação lançado em 2023 provou esse poder! Eles estão até produzindo uma continuação para explorar esse universo dos irmãos bigodudos. O próprio filme live-action de The Legend of Zelda está em produção, como publicamos em outro artigo em nosso site.

Com todas essas evidências, fica claro que o jogo solo da Princesa Zelda é uma estratégia para expandir o mercado e fazer com que seu nome seja separado de Link. Como mencionado anteriormente, muitas pessoas confundem o nome do jogo com o do protagonista.

Jogo The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom imagem 003
Zelda como Protagonista: Nintendo Acerta no Merchandising! 5

Estou ansioso para testar The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e descobrir como eles vão explorar essa nova perspectiva da saga original. Será interessante conhecer os desafios e as canções icônicas que a Nintendo sabe criar para proporcionar uma verdadeira imersão aos fãs.

Concluindo, a Big N está explorando novos ângulos de seus títulos para atrair novos usuários para conhecer suas franquias. Visando o próximo console da empresa, um possível Switch 2, é uma forma de começar com tudo quando esse novo aparelho for lançado.

Lembrando que Echoes of Wisdom será lançado oficialmente para o console híbrido Nintendo Switch em 26 de setembro de 2024. Haverá também um console temático inspirado neste novo jogo para os fãs que desejam colecionar.

Por fim, comente no nosso artigo o que achou dessa nova abordagem da Nintendo ao explorar mais a temática da princesa.


Observe que o artigo publicado é uma opinião sobre nossa percepção da empresa japonesa e sua tática para aumentar suas vendas com produtos licenciados. Isso é interessante para a criação de empregos, pois permite que outras marcas possam licenciar suas franquias.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes