Visando o Switch 2, Nintendo adquire Shiver Entertainment

Opinião inicial sobre a aquisição da Nintendo para seus projetos futuros

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Nintendo percebeu que, apesar de algumas críticas em ports recentes de títulos como Mortal Kombat 1 e Hogwarts Legacy, valeu a pena o experimento. Visando o futuro, o estúdio responsável pela versão desses dois títulos citados no Nintendo Switch foi adquirido pela BIG N.

Como o novo console da gigante japonesa, criadora de franquias como Super Mario Bros., Super Metroid, The Legend of Zelda, entre outros jogos consagrados, a empresa percebeu que no futuro console, provavelmente o Switch 2, é necessário ousar. Mesmo que o console não tenha a mesma potência do Playstation 5 e do Xbox Series X, eles precisam estar à altura de seus concorrentes. Evidentemente, não há como cobrar o mesmo desempenho em um console híbrido portátil, mas ao menos eles podem elevar o nível e surpreender como o Nintendo Switch.

A empresa não revelou o valor deste acordo na compra da Shiver Entertainment; contudo, é um passo para a Nintendo entrar na briga e não se distanciar dos consoles domésticos que estão no mercado. Com a aquisição de 100%, a desenvolvedora passará a ser uma subsidiária oficial da publicadora japonesa. Essa agregação é um passo para outros ports que pareciam impossíveis chegarem no próximo console da Nintendo. Considerando que o atual console foi lançado em 2017, passaram-se sete anos e o novo híbrido chegará apenas quando o Switch completar oito anos no mercado, em 2025. Os próximos títulos portados não apresentarão uma distância tão drástica se considerarmos que teremos um hardware mais atual no “Switch 2”.

Veja também:

Desde o seu lançamento, o Switch recebeu alguns ports interessantes que incluem: Dark Souls Remastered, The Elder Scrolls V: Skyrim, Doom, The Witcher 3: Wild Hunt, NieR:Automata The End of YoRHa Edition e mais jogos. Em outrora, seria quase impossível jogar esses títulos em consoles da Nintendo, devido a algumas políticas internas e ao desempenho de outros aparelhos da marca.

A seguir, confira a nota de aquisição da empresa:

Daqui em diante, mesmo após se tornar parte do grupo Nintendo, o foco da Shiver permanecerá o mesmo, continuando com comissões para portar e desenvolver software para múltiplas plataformas, incluindo o Nintendo Switch”, afirmou Shuntaro Furukawa, Presidente e Diretor Representante da Nintendo.

Anteriormente, o estúdio pertencia ao Embracer Group, ligado também à Saber Interactive. O Grupo sueco vem passando por uma forte crise interna, com algumas aquisições que não deram muito certo, se desfazendo dos estúdios e publicadoras adquiridas, ficando apenas com os royalties das IPs (Propriedade Intelectual) dos jogos.

Como a Nintendo não tem nada a ver com isso, eles vão trabalhar no estúdio para que possam crescer e brigar para que os futuros projetos consigam agradar aos proprietários do novo console. Então, em breve, observaremos mais jogos com o selo da Shiver Entertainment e seus ports aprimorados, com um hardware mais capacitado para suportar essas versões.

Se estiver interessado em saber mais sobre todo o trâmite desse anúncio, um PDF com detalhes foi disponibilizado no site oficial para os acionistas da empresa visualizarem. Claro, os fãs que admiram essa gigante da indústria dos games, investindo e aumentando sua presença no cenário global.

Por fim, desejo que sejamos surpreendidos com os jogos que o estúdio sediado em Miami irá somar ao mundo dos games com essa nova fase da companhia.

Vocês, meus gamernéfilos, gostaram da informação desta aquisição para agregar ao time d Nintendo? Deixe seus comentários a seguir.


Lembre-se que dependendo do período em que estiver acessando este artigo, o sucessor do Nintendo Switch já pode ter sido lançado, com diversos ports disponíveis ou em desenvolvimento para seus usuários aproveitarem.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes