A Nintendo, conhecida por sua postura rigorosa contra a pirataria, recentemente iniciou um processo legal contra os criadores do emulador Yuzu. A empresa alega que o software, desenvolvido pela Tropic Haze LLC, é uma ferramenta que facilita a pirataria de seus jogos, resultando em perdas financeiras em escala global.
O Yuzu é um emulador popular que permite aos usuários jogar títulos do Nintendo Switch em PCs e até mesmo em dispositivos Android. Segundo a Nintendo, o software pode rodar jogos que foram obtidos ilegalmente e depende de chaves de produto protegidas para funcionar, algo que os desenvolvedores do Yuzu parecem estar cientes, já que incluíram links para obtenção dessas chaves em seu site.
Veja mais:
- Tudo o que rolou no Nintendo Direct de fevereiro de 2024
- Nintendo: recorde e sucesso de jogos no terceiro trimestre de 2023
Segunda a empresa, o Yuzu tem contribuído ativamente para prejudicar as vendas de vários de seus jogos recentes. Como exemplo, a empresa cita o caso de “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, afirmando que mais de um milhão de cópias do jogo foram distribuídas ilegalmente com a ajuda do emulador, uma semana antes de seu lançamento oficial.
Gigante japonesa culpa Yuzu por 1 milhão de download de Zelda
Por outro lado, a Nintendo não tem como provar se esses 1 milhão de downloads representam usuários únicos ou se teriam se convertido em vendas de 1 milhão de consoles durante esse período devido ao lançamento de TOTK.
A exigência é de uma indenização, argumentando que a conexão entre o emulador e a pirataria é facilmente comprovável. A empresa aponta que, quando “Zelda” vazou, houve um aumento notável nas contribuições recebidas pela Tropic Haze em sua campanha no Patreon, sugerindo um estímulo para o lançamento de versões do emulador mais compatíveis com o jogo.
Da mesma forma que a desenvolvedora japonesa acusa os criadores do emulador, a Tropic Haze, eles podem tranquilamente acusar a criadora do Mario de fazer essas doações para tentar incriminá-la!
Eles estão exigindo que o software pare de funcionar e seja interrompido sua distribuição, além do pagamento de uma indenização cujo valor ainda não foi determinado.
Essa informação surge logo quando estamos próximos de uma confirmação oficial do próximo console das empresas, que está sendo chamado de “Switch 2”. Durante o Pokémon Presents comemorado no Pokémon Day, o jogo ‘Pokémon Legends: Z-A’ foi anunciado com lançamento simultâneo para 2025. Isso implica que o único console da empresa que poderia suportar esse lançamento simultâneo seria o Switch 2, junto com o atual console em vigor.
Fonte: Stephen Totilo/X (Antigo Twitter)