Quem assistiu ao Nintendo Direct desta terça-feira, 18 de junho de 2024, deve ter se deleitado com diversos anúncios e sagas exclusivas da gigante japonesa. Entre essas revelações, houve um vislumbre do vídeo de jogabilidade de Metroid Prime 4, que chegará apenas em 2025 no Switch.
Com isso, surge a suposição de que o título, que coloca nossa guerreira galáctica Samus Aran, poderá ser o último jogo da franquia para a geração do console híbrido da Nintendo. Visto que poderiam ter lançado este título em 2024, preferiram adiá-lo para o próximo ano, gerando essas percepções entre os fãs da franquia. Para quem não conhece a versão Prime, ela explora uma temática em primeira pessoa, ao contrário do que imortalizou a série em plataforma 2D sidescrolling.
Trailer oficial de revelação do jogo Metroid Prime 4: Beyond
Independentemente da projeção apresentada, ao lado da franquia de Zelda, esse é um dos jogos mais aguardados ainda não lançados no console. Recapitulando os fatos, durante a extinta E3 (Electronic Entertainment Expo) de 2017, foram reveladas informações sobre o desenvolvimento do título. Na mesma época, havia informações de que a Retro Studios, responsável pelos três títulos anteriores da saga Prime, estaria fora desse desenvolvimento. Contudo, em 2019, no mesmo evento do Direct, informaram que estariam reiniciando todo o desenvolvimento do jogo para atingir a qualidade esperada da saga.
Na oportunidade, até publiquei no site essa atualização para nossos leitores. A Retro Studios retornaria como principal desenvolvedora, para a alegria dos fãs. Depois disso, nada mais foi mostrado sobre Metroid Prime 4, deixando os apaixonados pelo legado de Samus apreensivos. Com o fim da vida do primeiro Switch, havia dúvidas se os detentores do híbrido conseguiriam jogar no atual console. Felizmente, o trailer revelado confirmou que o lançamento será no atual console da Big N.
Mas sabemos que a gigante japonesa, criadora do Super Mario Bros., poderá querer alavancar as vendas do Switch 2 lançando o jogo também no período em que o próximo híbrido for anunciado. Existem rumores de que o novo aparelho possivelmente operará em retrocompatibilidade, criando a expectativa de que você poderá jogar em ambos os dispositivos.
Ainda estamos na metade do ano, e há muitos meses até 2025. Informações e possíveis vazamentos devem movimentar esse período. Uma coisa é certa: o Switch precisa encerrar sua era como começou, com chave de ouro. Mesmo que Metroid Prime 4: Beyond não apresente gráficos de última geração devido à defasagem do hardware do console, a jogabilidade deverá compensar com uma dinâmica e enredo profundos. O conceito da trama e seu grau de dificuldade sempre foram o forte desta saga.
O último jogo inédito lançado da saga foi Metroid Dread, que, na época, quebrou o recorde como o título da franquia que vendeu mais rápido no Reino Unido. Dread também venceu o The Game Awards de 2021 na categoria de Melhor Jogo de Ação, mostrando a força dos títulos pela sua dinâmica e desafios oferecidos aos jogadores.
Será uma grande responsabilidade para a Retro Studios fechar um ciclo de Samus trazendo algo que ficará imortalizado nesse que poderá se tornar o console mais vendido de todos os tempos. Caso não tenha assistido ao vídeo de revelação, adicionarei o trailer oficial de Metroid Prime 4: Beyond exibido durante o Nintendo Direct de junho de 2024.
Nosso site possui uma seção de banco de dados onde estamos preservando os jogos e cadastrando informações importantes para consulta. À medida que mais detalhes surgirem, você acompanhará mais deste jogo na sua página oficial em nosso site.
Por fim, Metroid Prime 4: Beyond está com seu lançamento programado para o ano de 2025 no console do Nintendo Switch. Ficaremos torcendo para que a Nintendo introduza localização em português do Brasil, sabendo da base de fãs que existe aqui. A empresa também adicionou o novo jogo na eshop deles.
Observe que esta publicação foi uma opinião sobre o futuro de um dos mais bem-sucedidos aparelhos portáteis híbridos, com o intuito de orientar nossos leitores. Discutimos possibilidades que poderão ocorrer nos próximos meses.