Prévia da trilha sonora original de Assassin’s Creed Shadows

spot_imgspot_img

Poucos sabem do meu lado apaixonado pela música. Desde os seis anos, quando ouvi pela primeira vez a canção “One” da banda Metallica, não parei mais de avaliar músicas. Após esse acontecimento, sempre fui muito seletivo nas músicas e artistas que ouço.

Recentemente, deparei-me com uma pequena prévia liberada pela Ubisoft da trilha sonora original de Assassin’s Creed Shadows. Este é o próximo título da franquia dos assassinos, que será lançado em 15 de novembro deste ano para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC Windows via Ubisoft Connect. Inclusive, o título encontra-se na pré-venda através do link da Ubi Store. Focando na trilha sonora, quatro faixas foram liberadas para deleite dos fãs da saga Assassin’s Creed.

Logo, tive permissão para ouvi-las e tentar compreender toda a imersão que os músicos envolvidos tentam transpor em cada faixa musical. A primeira faixa é a música tema, já conhecida pelo público que assistiu ao Ubisoft Forward no último dia 10 de junho de 2024. Os músicos da banda japonesa psicodélica TEKE::TEKE e também The Flight, a dupla Joe Henson e Alexis Smith, participaram da composição de Assassin’s Creed Shadows, retornando para mais uma colaboração. Eles visaram adicionar uma camada mais atual e imersiva com arranjos modernos. Outros também estão envolvidos, mas meu foco é apenas nas faixas liberadas.

Veja também:

assassins creed shadows previa trilha sonora original 2024
Prévia da trilha sonora original de Assassin’s Creed Shadows 2

Isso é um ponto positivo, ao mesmo tempo, distanciando-se de algo marcante e profundo que esse enredo necessita. Teremos uma jovem japonesa conhecida como Naoe, que viu todo seu vilarejo ser dizimado por uma invasão de Samurais. Enquanto isso, Yasuke é um assassino que adentrou no Japão junto com a chegada dos portugueses. Sim, meus queridos, ao menos teremos alguém de língua portuguesa sendo representado no jogo. Não estou falando de Yasuke, mas dos desbravadores do mar, pois naquele período Portugal era uma potência marítima.

Não são um Kitaro, mas deu para o gasto!

Quando lembramos do Japão em diversos períodos, sempre nos vem à mente a chegada dos japoneses em nosso país. Até é comemorado em 18 de junho, o “Dia da Imigração Japonesa“. Durante este período, diversas comunidades japonesas manifestam comemorações. Inclusive, a cidade de São Paulo receberá o 25º Festival do Japão, entre os dias 12 e 14 de julho de 2024, no São Paulo Expo. Podemos colocar a cultura japonesa entre as mais importantes globalmente, e no Brasil ela trouxe bastante influência.

Sabendo disto, preciso ter mais cautela ao avaliar cada faixa. A dupla The Flight assina as três primeiras canções, nomeadas de “Shadows Main Theme“, “The FujiBayashi Legacy” e “Rise of Yasuke”. Já Teke::Teke recria com novos arranjos a mítica “Ezio’s Family – Shadows Version”. Agora que sabem todas as faixas musicais liberadas, chegou o momento de trazer minha percepção.

Talvez, estamos muito acostumados a ligar a saga de Assassin’s Creed com um conceito do Oriente Médio, com extrema percussão auxiliando cada sensação harmônica. “Mirage” adoçou essa nostalgia, onde desejamos sempre ter a mesma intensidade em cada uma das notas musicais. O problema é que o Japão também utiliza muito da percussão, e observamos isso nos elementos adicionados nas quatro faixas. Gerando um conflito sobre qual é a verdadeira influência, eles conseguiram separar essas doses com maestria.

Apesar de não serem Kitaro, deu para o gasto! É difícil comparar uma das lendas vivas que trabalha com a flauta japonesa, entre outros instrumentos do seu repertório, com os também talentosos músicos que compõem esta trilha sonora do jogo. “Rise of Yasuke” despertou minha atenção pela profundidade, introduzindo todos os elementos e instrumentos da cultura japonesa e sintetizadores atuais. Sentimos toda a influência sem esquecer as origens da franquia, que começou com base no Oriente Médio. Ouvi essa faixa inúmeras vezes para viajar na sua imersão, imaginando estar navegando pelo Japão feudal do período Sengoku, onde Oda Nobunaga era o terror daquela mítica ilha!

Estou ansioso para poder ouvir todas as demais faixas musicais e ter uma visão geral da ideia que a Ubisoft e os músicos quiseram entregar para os fãs da saga Assassin’s Creed. O épico vem com coisas grandes e não esperamos menos que isso para essa franquia!

Se você está ansioso para jogar, assim como eu, querendo compreender um pouco mais desta nova dinâmica entre um Samurai e uma Ninja que vão mudar tudo o que conhecemos do Japão. Comente nos comentários do nosso site sobre suas expectativas e se gostariam da trilha sonora original de Assassin’s Creed Shadows. É claro que vou terminar este artigo da prévia da trilha sonora listando todas as faixas para vocês ouvirem na íntegra. Façam suas escolhas através do YouTube ou nas plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Amazon Music, entre outras, neste link. A seguir, ouça a prévia de cada canção.

Trilha sonora original de Assassin’s Creed Shadows via Spotify.

Assassin’s Creed Shadows estará disponível nas plataformas Ubisoft+, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Amazon Luna, Macs e PC por meio da Ubisoft Store e da Epic Games Store. Jogadores que assinarem o Ubisoft+ ou comprarem a Ultimate Edition poderão aproveitar o título a partir de 12 de novembro, três dias antes do lançamento oficial.


Fique ciente que o objetivo deste artigo é orientar nossos leitores sobre as músicas do jogo da trilha sonora original de Assassin’s Creed Shadows em destaque para que eles possam aproveitar uma imersão única.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Disney Plus Loki

Direto do Forno

Veja também:

spot_img