Ouça a Trilha Sonora de The Rogue Prince of Persia; uma surpresa interessante!

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Normalmente, gosto de publicar a trilha sonora de alguma produção cinematográfica, série ou game logo após o seu lançamento. No entanto, por motivos de agenda, acabei atrasando para falar sobre a trilha sonora original de The Rogue Prince of Persia, lançada no último dia 31 de maio de 2024. O título é uma parceria entre a Ubisoft, detentora da franquia, e a Evil Empire, conhecida pelo jogo Dead Cells.

A trilha sonora do jogo foi produzida e composta por Danny Asadi, ou apenas ‘ASADI’, um artista e produtor persa-americano de música eletrônica. Inspirado no folclore persa, ele trouxe uma mescla entre sonoridades tradicionais e contemporâneas para colocar os usuários na pele do Príncipe durante a jogatina. Com um total de 11 canções e uma viagem ao desconhecido, somos levados a 54 minutos de inspirações musicais.

The Rogue Prince of Persia ganha nova data de lançamento
Divulgação: Ubisoft

A trama coloca o Príncipe aventureiro em um jogo de ação 2D do tipo plataforma com elementos roguelite. Sabemos que este gênero, que atrai uma pegada até de metroidvania, tem na trilha sonora um elemento que fala muito do que enfrentaremos. Além disso, o grau de dificuldade para prender a atenção dos usuários é extremamente importante, com quebra-cabeças inteligentes e caminhos procedurais para trazer a imersão perfeita. É nesse momento que entra a trilha sonora com a composição de ASADI.

Veja também:

O Roguelike de Prince of persia e sua influência musical

A primeira faixa à qual somos apresentados é a que recebe o nome do próprio jogo, ‘The Rogue Prince of Persia’, em parceria com a artista independente XYE. Essa não é a primeira vez que trabalham juntos; eles têm uma parceria de longa data.

Em seguida, temos a canção ‘Whispering Waters’, que conhecemos logo na primeira parte do jogo.

Esse é o momento para testar possibilidades e estratégias antes de morrer inúmeras vezes. Bem, na verdade, não perecemos, pois a trama se baseia em uma maldição que não permite que o Príncipe morra, sempre retornando para novas tentativas. E, a cada uma dessas investidas, os personagens se tornam mais poderosos e evoluídos.

Para quem está familiarizado com roguelike, deve saber como funciona essa dinâmica. As canções tentam atrair o usuário para uma temática daquela época, mas sem esquecer o cenário atual.

Em sua peregrinação, o Príncipe será guiado em sua busca pela redenção, com o objetivo de salvar o povo de Ctesifonte dos Hunos, mestres da magia xamânica. Com isso, as canções vão se intensificando, e há momentos em que queremos estar vivendo aquela época mítica. Mesmo sendo uma fábula, você tem a sensação de ser o herói improvável.

The Rogue of Prince of Persia imagem 001
(divulgação)

The Rogue Prince of Persia continua em acesso antecipado no Steam para PC Windows desde 27 de maio de 2024. No entanto, sua trilha sonora consegue falar sem muito esforço pelas influências adicionadas por ASADI. Confesso que tinha dúvidas se essas músicas realmente fariam sentido, pois não conseguia encontrar grandes referências do músico. Isso mudou quando acessei seu perfil oficial na plataforma digital de música do Spotify e ouvi alguns dos singles listados. Então, pude compreender a escolha da Ubisoft e de seus envolvidos em deixá-lo encarregado pelos arranjos da trilha sonora de The Rogue Prince of Persia.

Outra parceria é na faixa ‘número 6’ com o flautista iraniano Shaho Andalibi, intitulada Ashes of Knowledge (em tradução literal para o português brasileiro, “Cinzas do Conhecimento”). Essa, sem dúvida, é a que traz a característica persa com uma sonoridade clássica e efeitos modernos, com os sintetizadores fluindo ao lado da flauta de Andalibi.

Sem sair do ritmo e descaracterizar essa harmonia, “Prince’s Mistake” é um sentimento pesado, e ritos estimulam a imaginação. Assim como “The Unstoppable” — considero a minha favorita das onze canções dessa trilha — é uma conversão vívida do conhecimento profundo das imaginações solenes, prontas para um combate sem volta. É como se você estivesse entregando sua alma para um bem maior!

E, finalmente, finalizamos com “Hero’s Rest”, aquele merecido desfecho após intensa batalha. O Príncipe da Pérsia poderá finalmente descansar de sua maldição da imortalidade. A reflexão é única e ardente ao mesmo tempo, com uma respiração branda de satisfação pelo dever cumprido. Estou ansioso para os próximos locais que a saga de The Rogue Prince of Persia nos levará quando este título deixar o seu acesso antecipado e for lançado oficialmente.

Por ora, o jogo está disponível somente no acesso antecipado (early access) da plataforma Steam para os usuários de PC Windows. Sabendo de todas essas informações que lhes revelei sobre a trilha sonora original do jogo, chegou o momento de apreciar na íntegra todas as músicas de ‘The Rogue Prince of Persia’ nas plataformas digitais de música. Estou adicionando o player do Spotify para que vocês possam ouvir. Contudo, também há disponibilidade na Apple Music, Amazon Music, Deezer, YouTube e muito mais.

Trilha Sonora de The Rogue Prince of Persia


*Observe que o artigo publicado é uma análise sobre a trilha sonora oficial do jogo da franquia Príncipe da Pérsia, abordando uma temática roguelike.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes