South of Midnight e sua trilha sonora original do folclore americano

Meia-noite para o sul nunca foi tão harmoniosa como em South of Midnight

- Advertisement -

Apesar do fracasso de público no Steam, onde provavelmente os usuários optaram por jogar South of Midnight pelo Xbox Game Pass, sua trilha sonora original tem um toque especial. Finalmente alguém olhou para dentro dos Estados Unidos e pensou: por que não fazer um jogo com temas folclóricos? Já que a indústria do entretenimento conta a história de todo mundo, estava na hora de ter seus contos de fadas escritos.

A trilha sonora possui algumas divisões de estilos, sendo o primeiro álbum e principal com 20 faixas musicais, o segundo com nove (extras) e o terceiro (Blues) com dez. Esse trabalho ficou aos cuidados de Olivier Deriviere. Vocês devem conhecê-lo de obras como A Plague Tale, Dying Light 2, GreedFall, entre outros jogos.

A Microsoft, ou melhor, Xbox Game Studios, acabou não liberando uma chave para esta análise — já que, mesmo desenvolvendo review de Indiana Jones e o Grande Círculo, da Bethesda, não recebi South of Midnight. Logo, jogamos via Game Pass para trazer essa imersão aos nossos editores. A Compulsion Games, responsável pelo desenvolvimento do jogo, que anteriormente havia publicado We Happy Few – We All Fall Down, mesmo sem grande repercussão, chamou a atenção dos usuários que jogaram o título.

Agora, com uma IP mais ousada e trailers enigmáticos, deixaram todos aguardando esse próximo jogo.

Desde que assisti aos primeiros vídeos do estúdio falando do jogo, onde envolvia um personagem tocando violão, já me deixava na expectativa. Todas as canções foram lançadas em 20 de março nas plataformas digitais, antecedendo o lançamento oficial do jogo em 8 de abril de 2025, com alguns dias em acesso antecipado para quem adquiriu a versão Premium Edition.

É possível ver que Deriviere deu sua alma e coração para trazer uma trilha sonora original de respeito. O jogo, com seu lançamento, pode ter entregue uma proposta totalmente diferente do que se esperava. Na música, é algo para você fechar os olhos e balançar seu corpo, relaxando em uma viagem psicodélica. A ação dos jams, blues, aquela cultura negra dos anos 50, emite uma sinergia ímpar.

two toed tom personagem do jogo — reprodução /  Compulsion Games
South of Midnight e sua trilha sonora original do folclore americano 4

Entre as faixas da trilha, “Two-Toed Tom” se destaca pela maneira como transforma uma figura lendária em metáfora viva. A canção adentra o folclore do sul dos Estados Unidos para falar sobre muito mais do que um monstro no pântano. O cenário — céu esverdeado, tempestades violentas e o silêncio inquietante dos animais — prepara o terreno para o retorno de algo antigo e incômodo. Sem spoiler, seu encontro com esta criatura é algo interessante e todo o desfecho é instigante.

O refrão repete como um presságio: Flood stirs up what’s long forgotten A enchente, aqui, não é só um fenômeno natural, mas um gatilho para o que foi enterrado — memórias, culpas, pecados. Two-Toed Tom surge como um símbolo do que retorna quando tentamos ignorar o que precisa ser encarado. Ele caça quando o rio sobe, quando o mundo transborda — assim como as verdades que evitamos. Há algo de doloroso e inevitável nessa figura que devora para tentar silenciar o que corrói por dentro. Muitas vezes referenciado como Triple-T, era um verdadeiro devorador ou apenas mais uma lenda? Nunca saberemos, mas os contos que sentimos em cada canção conseguem expressar algo mais profundo que o próprio jogo.

Em algumas músicas há vocais de apoio e artistas creditados, como Caroline Owens, Craig Robinson, Joey Richey e Kelsey Crews, enriquecendo essa harmonia sonora. As músicas criadas para expressar os chefões (boss fight) mostram que houve preocupação em deixá-las como um musical da Broadway, sempre mais inspiradas. Rougarou é um deleite para quem é apaixonado por musicais — você consegue sentir e imaginar cada passo de pessoas interpretando aquela canção. Mesmo que isso nunca ocorra, Olivier consegue dar uma vida intensa a essa faixa.

the rougarou south of midnight
South of Midnight e sua trilha sonora original do folclore americano 5

Huggin’ Molly começa com um instrumental misterioso e logo se transforma numa espécie de cantiga sombria. A voz de Kelsey Crews conduz a narrativa como se contasse uma lenda antiga passada de boca em boca.

A música fala da mulher de branco, uma figura assustadora que aparece à noite para capturar quem se afasta de casa. Com versos repetitivos e rimas quase infantis, como She pluck your eyes for her raisin cake, a canção mistura o lúdico com o grotesco, criando um clima de conto popular com tons de terror.

Molly não é só um monstro — ela simboliza o medo do desconhecido, do que está fora dos limites seguros. O refrão insistente dá a sensação de algo inevitável, como se cantar fosse uma forma de alertar… ou de manter a ameaça à distância. Crews conseguiu trazer uma nostalgia ao ouvir Huggin’ Molly.

moly huggin molly em south of midnight
South of Midnight e sua trilha sonora original do folclore americano 6

Esse é um frescor que os admiradores de canções de games mereciam receber. Depois de poucas canções me convencerem nos últimos meses, o trabalho de Olivier Deriviere entrará para o hall de composições marcantes na indústria dos jogos. Se você não conhece nada da jornada de Hazel e sua fuga implacável enfrentando lendas do folclore americano, estarei deixando nesta publicação os links das plataformas onde o jogo foi lançado, e também uma prévia para que vocês possam ouvir na íntegra todas as músicas. Lembrando que, para escutar tudo na íntegra pelo streaming do Spotify, é necessário possuir uma conta, que pode ser criada gratuitamente. Caso contrário, só terá acesso a uma pequena prévia.

Foquei apenas no álbum principal da trilha sonora original; contudo, os outros álbuns são interessantes, como o segundo, com nove faixas, todas cantadas com vocais adicionais.

Essas canções entregam a veracidade da cultura folclórica que o título tenta expressar — mesmo que algumas sejam executadas em momentos que destoam do contexto em que são aplicadas. Contudo, posso afirmar que apreciei a entrega e a imersão, que, ouvindo isoladamente, me deixou arrepiado.

Caso tenha interesse, recomendo ouvir todas as faixas musicais de South of Midnight e tirar suas próprias conclusões, com horas interessantes de harmonia. Também jogue essa nova franquia e conheça mais de um lado dos Estados Unidos que não é tão explorado. O título esta disponível para Xbox Series X|S, PC Windows via Steam e também no Game Pass.

Ouça a trilha sonora original de South of Midnight

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.