Shin Megami Tensei V: Vengeance supera Monster Hunter Stories em vendas no Steam

[Opinião] Duas franquias consagradas disputando o mesmo dia, mas apenas uma conseguiu sucesso!

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hoje (14), duas gigantes japonesas lançaram jogos de suas franquias consagradas: Capcom com Monster Hunter e SEGA Atlus com Shin Megami Tensei. São dois títulos que abordam gêneros similares de RPG com temáticas diferentes. Contudo, a base de fãs de Monster Hunter no Ocidente é gigantesca em comparação ao título de Shin Megami Tensei.

Para surpresa de muitos usuários, a franquia da Atlus conseguiu superar a da Capcom no quesito de jogadores jogando simultaneamente. A diferença foi brutal. Como mencionado anteriormente, os dois jogos foram lançados no mesmo dia, com apenas algumas horas de diferença. Ambos são relançamentos: MHS é um remaster e Vengeance é uma versão definitiva anteriormente lançada exclusivamente para o Nintendo Switch.

Dada a importância das duas franquias e considerando todos os títulos lançados no Ocidente, esperava-se que a versão remasterizada de Monster Hunter Stories tivesse uma vantagem. No entanto, no PC, isso não aconteceu. A recepção foi pior que a de Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, que na época do primeiro dia obteve picos de 33.464 usuários jogando simultaneamente.

Veja também:

Nas primeiras 24 horas do remaster, apenas 1.576 usuários estavam jogando, um número considerado baixo em comparação aos demais jogos da série de caçadores de monstros. De acordo com o SteamDB, este é o pior lançamento da saga, que é uma mina de ouro para a Capcom na plataforma. Apesar do título ter uma abordagem diferente dos outros lançados, essa baixa adesão não pode ser justificada, considerando que Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin possui uma abordagem similar. Quem jogou a versão do Nintendo 3DS ou nos dispositivos móveis com Android e iOS compreende todo o seu ritmo, mas quem nunca jogou sempre desejou experimentar o início desta série da franquia.

monster hunter franquia mais jogados steam 2024
Shin Megami Tensei V: Vengeance supera Monster Hunter Stories em vendas no Steam 4

Com menos de 1600 pessoas jogando no primeiro dia, é como se as quase 33 mil outros jogadores tivessem perdido o interesse em explorar o primeiro Stories. Na minha visão, Monster Hunter Stories possui uma mecânica de combate um pouco lenta em comparação a Wings of Ruin. Talvez essa seja a causa, contudo, seria injusto atribuir toda a culpa às mecânicas pelas baixas vendas do jogo. Fiz outra comparação com os jogos mais antigos de Final Fantasy, com arte em pixel e visão de cima para baixo. O gráfico a seguir mostra que até o pior jogo da franquia FF da versão clássica consegue superar MHS.

final fantasy jogos monster hunter franquia mais jogados steam 2024
Shin Megami Tensei V: Vengeance supera Monster Hunter Stories em vendas no Steam 5

Para ser justo, procurei uma nova justificativa: talvez as pessoas tenham confundido este lançamento com Wilds, que chegará em 2025 nos consoles e PC Windows. Afinal, o título foi apresentado no Summer Game Fest de 2024. Esse é um ponto a considerar, pois o acúmulo de anúncios que antecederam o lançamento oficial do jogo poderia ter ofuscado as vendas. Ainda assim, isso não explicaria as poucas vendas no Steam, o problema deveria ter o mesmo peso para Shin Megami Tensei V: Vengeance. Além disso, na minha pesquisa, não havia nenhum título considerado AAA que pudesse ofuscar os dois ou fazer concorrência.

Posso supor que a publicação do jogo da Capcom para smartphones alguns anos atrás fez com que os jogadores optassem por jogar lá.

o número das vendas está abaixo

Entretanto, posso estar sendo leviano ao considerar que alguns jogos publicados em outras plataformas e depois lançados para PC continuam sendo sucessos de venda. A verdade é que o número de vendas está abaixo do que a saga já apresentou em toda a história da série no Steam.

Mesmo o remaster custando R$ 170 a menos que Shin Megami Tensei V, as vendas deveriam ser melhores, algo que não aconteceu.

Olhando para o primeiro gráfico, Vengeance obteve 16.226 usuários simultâneos e manteve um número altíssimo de jogadores. Sendo uma franquia precursora para a criação de Persona, os fãs podem ter migrado para Shin Megami Tensei V: Vengeance.

shin megami tenseiv vs monster hunter stories steamdb 2024
Shin Megami Tensei V: Vengeance supera Monster Hunter Stories em vendas no Steam 6

Considerando que Persona 3 Reload foi lançado há alguns meses, isso pode ter deixado os fãs órfãos de um novo desafio para jogar, e a versão definitiva os atraiu.

Os usuários, sabendo disso e da boa recepção dos recentes jogos da franquia Persona, como ‘Persona 3 Reload’, podem ter desejado Shin Megami Tensei V: Vengeance. Essa seria a causa mais plausível!

Vengeance é um excelente jogo, com personagens bem trabalhados e uma trama cativante. Você sempre quer jogar para compreender cada momento e as angústias dos personagens. Ambos os jogos têm seus prós e contras, mas o da SEGA Atlus acabou vencendo como opção de escolha na semana de 9 a 15 de junho de 2024.

E você, meu querido gamernéfilo, quais desses jogos estão adicionados em sua lista de desejos ou já jogaram? Compartilhe conosco um pouco de sua experiência com cada uma das franquias citadas acima. Foi justo Monster Hunter Stories não ter correspondido como os demais jogos da série? Se desejar saber mais sobre os dois títulos, criamos informações valiosas nas páginas respectivas de MHS e SMTVV.


Observe que este artigo tem como objetivo relatar aos nossos leitores sobre as vendas de duas franquias consagradas da indústria dos jogos eletrônicos. Enquanto uma conseguiu ser bem-sucedida no lançamento, a outra, apesar de sua alta qualidade, não obteve o mesmo sucesso. Isso serve como um alerta para a indústria.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes