Há 25 anos, o mundo foi marcado pelo lançamento de um título chamado Demon’s Souls, projetado por Hidetaka Miyazaki. O diretor japonês era conhecido apenas pela franquia Armored Core, que naquela época tinha sua audiência limitada na Ásia. Logo, Miyazaki reapareceu com algo mais ousado: Demon’s Souls, um exclusivo para o console PlayStation. Este jogo seria o responsável por um novo gênero, chamado “Souls” e, posteriormente, “soulslike”. Suas mecânicas eram revolucionárias para a época em que foi lançado. Depois vieram Dark Souls e Bloodborne para aumentar ainda mais essa intensidade.
Todas as três primeiras franquias tiveram sua importância para moldar o último título da FromSoftware, Elden Ring. Lançado em fevereiro de 2022, o jogo despertou a curiosidade de muitos entusiastas da comunidade gamer. Com seu sucesso absoluto de vendas e várias indicações a prêmios, venceu como Jogo do Ano no The Game Awards daquele mesmo ano. Era questão de tempo até que a desenvolvedora lançasse uma expansão trazendo novos elementos para a franquia. Em junho de 2024, o DLC intitulado Shadow of the Erdtree chegou a todas as plataformas em que Elden Ring foi originalmente publicado.
A maior curiosidade desta expansão não são os chefes diferenciados e a intensidade do combate, mas o grau de dificuldade comentado pelos jogadores no Steam. Parece que muitos não entendem como funciona um jogo souls: seu personagem sempre será menor em comparação com todos os NPCs do jogo —; menor no vigor. Não importa o nível em que esteja, para aprimorar suas vantagens é preciso conquistar mais e mais poder. É como se você estivesse controlando um personagem enfraquecido a cada novo avanço, ou “nerfado“, se preferir!
Por mais frustrante que seja, é assim que funcionam os jogos souls. Jamais pense que um simples oponente será fácil. Sem uma boa build e um summon para ajudar, é quase impossível sair vitorioso. Os desenvolvedores testam habilidades como paciência, destreza manual, observação dos oponentes, estratégia, persistência e a capacidade de lidar com frustrações. Nossa impaciência é um convite para que o NPC nos derrote!
Lembre-se: nunca estamos à frente do próximo chefão; são eles que estão à nossa frente. Analisar cada investida é essencial para fortalecer os contra-ataques quando quebramos suas defesas. Em outras palavras, o jogo só é difícil para quem não tem tempo para testar táticas e paciência para explorar o local e se fortalecer, ou “farmar“. Muitos aventureiros tentam, mas poucos conseguem finalizar jogos souls sem passar por apuros, frustração ou fúria ao enfrentar diversos desafios. É isso que torna esse gênero diferente dos demais. Diversos estúdios tentam aplicar essa fórmula, mas não com o mesmo sucesso que a FromSoftware alcançou ao longo de décadas de desenvolvimento árduo.
Da próxima vez que achar que o jogo é difícil, em vez de analisar as situações, pense bem. Um jogo que está em alta e que todos os seus amigos jogaram e conseguiram se destacar não significa que o mesmo ocorrerá com você. Baseie-se nas opções citadas sobre como somos testados ao jogar o gênero souls. Contudo, se desejar seguir em frente, comece devagar, estude cada ambiente e os adversários que enfrentará. Tente se familiarizar com jogos como Dark Souls e sua trilogia antes de se aventurar no universo de Elden Ring e na expansão Shadow of the Erdtree.
Sejamos sinceros, se essa dificuldade não fosse proposital, qualquer usuário terminaria o jogo em poucas horas, sem ao menos desenvolver o fator de replay (rejogabilidade) que nos motiva a superar todos os desafios propostos!
Por fim, Elden Ring: Shadow of the Erdtree está disponível desde 21 de junho de 2024 para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S. Ressalto que não entrei no mérito do desempenho do jogo, focando apenas na dificuldade que os jogadores têm questionado. O próprio Hidetaka Miyazaki não considera como solução diminuir a dificuldade ou tornar o personagem principal mais poderoso.