Em 2023, durante a Brasil Game Show, os desenvolvedores da GSC Game World, responsáveis por S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl, concederam uma entrevista. Na ocasião, nosso site conversou com Yevhenii “Eugene” Kulyk, o produtor técnico do jogo. Faltando menos de dois meses para o lançamento oficial do título, que incorpora efeitos sombrios da radiação em um mundo pós-apocalíptico na Ucrânia desolada, os fãs aguardam ansiosamente para retornar a esse universo, com saudades do primeiro jogo lançado em 2007. Este é o quarto título da franquia, que inclui Shadow of Chernobyl, Clear Sky e Call of Pripyat.
Kulyk falou sobre os desafios no desenvolvimento do jogo, decorrentes dos acontecimentos que forçaram muitos desenvolvedores a deixarem a Ucrânia em direção a Praga, na República Tcheca, enquanto outros não tiveram a mesma sorte. Hoje, podemos entender melhor os motivos dos repetidos adiamentos no lançamento oficial. No momento em que este artigo está sendo finalizado, o jogo está previsto para 20 de novembro de 2024.
O produtor compartilhou um momento bastante emocional ao comentarmos nossa solidariedade com a equipe, que perdeu um de seus desenvolvedores no front de batalha pela Ucrânia contra a Rússia. Infelizmente, Volodymyr Yezhov, membro do estúdio, perdeu a vida nessa guerra insensata. Esse momento emocionante pode ser conferido no vídeo no início deste artigo, com a entrevista completa. Esse vídeo foi publicado originalmente no canal do MeUGamer via YoUTube. Um documentário oficial com o making of, está programado para 3 de outubro.
Veja também:
- Splinter Cell: Deathwatch trailer de anúncio e como convencer seus fãs
- BGS 2024: Diretora criativa Ikumi Nakamura com participação em Bayonetta é confirmada no evento
- Warhammer 40.000: Space Marine 2 ouça a trilha sonora original do jogo
Esperamos que todos os contratempos sejam resolvidos antes do lançamento oficial e que os fãs possam desfrutar de um jogo imersivo e envolvente. Ao experimentar uma demo na BGS 2023, minha primeira impressão foi de que o jogo ainda precisava de bastante polimento, mas mostrava um grande potencial. A qualidade sonora e o realismo no manuseio das armas impressionaram. No entanto, algumas otimizações ainda eram necessárias.
A seguir, confira minha entrevista com o produtor técnico do jogo e suas respostas. Vale lembrar que essa conversa ocorreu em outubro do ano passado.
Entrevista exclusiva com Yevhenii Kulyk sobre S.T.A.L.K.E.R. 2 na BGS
MeUGamer: Yevhenii Kulyk, prazer em conhecê-lo. O que os fãs podem esperar para essa continuação?
Yevhenii Kulyk (Produtor de S.T.A.L.K.E.R. 2): Ah, muito obrigado por essa pergunta. Estamos muito felizes de estar aqui. A Brasil Game Show é incrível, o Brasil é incrível e vocês, as pessoas, são incríveis. Estamos muito orgulhosos de apresentar o próximo jogo da nossa franquia, chamado Stalker.
MeUGamer: Se compararmos o original com essa nova versão, como vocês avançaram com Stalker 2?
Yevhenii Kulyk: Bom, temos um mundo aberto realmente grande. Na trilogia original, tínhamos grandes localizações divididas por algumas telas de carregamento, por conta das limitações tecnológicas. Mas agora estamos utilizando uma nova tecnologia, o Unreal Engine 5, que nos permite criar um mundo aberto muito detalhado, com muitos sons e efeitos. E, acima de tudo, gostaria de destacar que o ponto principal é a história. Temos uma narrativa muito ampla e interessante, que é não linear. Cada jogador, ao jogar, terá uma experiência única.
MeUGamer: Isso é ótimo! Como foi o processo de desenvolvimento para criar essa atmosfera sonora única?
Yevhenii Kulyk: Obrigado pela pergunta. Gostaria de falar um pouco sobre como abordamos a criação dessa atmosfera sonora incrível. Para isso, um exemplo do que nossos engenheiros de som fizeram: temos um microfone binaural que se parece com ouvidos humanos. Ele recria o som da forma mais precisa, como cada pessoa ouviria os sons ao redor.
Além disso, fizemos muitas gravações na zona e também gravamos sons reais de armas de fogo. Levou vários dias e usamos cerca de 50 microfones para capturar esses efeitos sonoros incríveis para os tiros. O som no nosso jogo é uma parte fundamental da atmosfera, e é uma das coisas mais importantes para nós preservar essa atmosfera original e única dos jogos Stalker.
MeUGamer: Isso soa muito interessante. Você gostaria de compartilhar mais alguma coisa?
Yevhenii Kulyk: Sim, gostaria de aproveitar para enviar nossos cumprimentos aos nossos colegas, amigos e familiares na Ucrânia, especialmente em nosso estúdio em Kiev. Eles estão passando por muitas dificuldades por causa da invasão russa. Parte do nosso estúdio se mudou para Praga antes da invasão, mas muitas pessoas não conseguiram deixar suas casas, seus pais, e começar uma nova vida. Ainda estão trabalhando em condições muito difíceis na Ucrânia.
Por exemplo, levaram vários meses para recomeçar a vida em Praga, onde tivemos que alugar um escritório e organizar as coisas para continuar o trabalho. Claro que isso afetou a data de lançamento, mas acreditamos que estamos conseguindo fazer o melhor possível. Nosso objetivo principal é entregar a melhor experiência de jogo possível, e estamos dando nossa alma e total dedicação a esse jogo. Por enquanto, não temos uma data exata de lançamento, mas nosso alvo é o primeiro trimestre do próximo ano.
MeUGamer: Muito obrigado!
Yevhenii Kulyk: Obrigado a você!