A Brasil Game Show (BGS), que começou na quarta-feira (9), já está no terceiro dia, e com isso podemos ter uma ideia do que o evento está sendo em 2024. O evento trouxe algumas novas empresas que estão participando pela primeira vez, outras retornaram, e há algumas ausências consideráveis. Mesmo assim, o evento continua grandioso. Eu acreditava que na quinta-feira a lotação seria menor, mas fui surpreendido com um bom número de acessos de visitantes. A divulgação massiva no dia da imprensa, como sempre, estimula o público a adquirir ingressos para o evento.
Além disso, é possível perceber um maior investimento de alguns estúdios orientais visando o público brasileiro. A Sonic Symphony novamente está presente, outros convidados musicais também entraram na grade de show musical. Os influenciadores continuam ganhando espaço e estúdios internacionais que nunca haviam participado de um evento oficial no Brasil, principalmente na BGS, deram as caras. Afinal, a Brasil Game Show, é a debutante do ano, está comemorando 15 anos. Um grande destaque foi Blizzard, que, após anos com uma presença discreta, retornou com um estande temático impressionante. A Funcom, responsável por Dune Awakening, também trouxe um estande bonito, e estúdio como a própria Sega, que retornou pelo segundo ano consecutivo, estão fazendo parte do evento.
Veja também:
- BGS 2024 – Guia de Brindes; onde encontrar os melhores!
- Red Dead Redemption: É o título que faltava ao PC!
A SNK estreou este ano, e a Nintendo, desde que retornou ao Brasil, tem sido presença constante nos eventos da BGS, o que só reforça sua importância. Outro nome de peso é a Devolver Digital, que participa pela primeira vez. A CD Projekt Red também está presente, agregando valor com a presenção. Path of Exile com sua continuação trouxe um espaço temático. Mesmo com a ausência de alguns estúdios, como a Capcom, que poderia ter trazido mais novidades de Monster Hunter Wilds, o evento continua diversificado.
Algo que merece destaque é o fenômeno Stumble Guys, que aproveitou o sucesso atraindo visitantes em parceria com a Samsung. O estande de Stumble Guys está mais simples, mas ainda assim interessante. Além disso, estúdios como Catupiry e Tortuquita (da Arcor), trouxeram experiências criativas, onde é possível interagir nas gincanas, como degustar um “catupiry” ou chocolates. Esses estandes mais lúdicos oferecem uma dinâmica diferenciada ao público, que gosta de se engajar nessas ativações.
A MeepleBR, com foco em jogos de tabuleiro, também chamou atenção com seu estande, trazendo opções para quem gosta de board games. Empresas como a Crokíssimo da Santa Helena também marcam presença, oferecendo petiscos que combinam com a temática gamer, pois muitos jogadores preferem snacks rápidos enquanto jogam.
Marcas dividindo os mesmo estandes na Brasil Game Show 2024
Outro ponto interessante deste ano são as subdivisões de estandes. A LG, por exemplo, compartilha seu espaço com outras empresas, assim como a Samsung, que dividiu seu estande com outras marcas. A Pichau e a HyperX também estão com estandes em conjunto com outras empresas. Novidade também foi a participação da Arc System Works, que trouxe novos jogos, além da parceria entre a Paramount e a Sega, destacando o universo de Sonic.
Para quem vai ao evento no fim de semana, recomendo visitar todos os estandes, pois há muitas experiências interessantes. O Meet & Greet, patrocinado pela TCL, é uma ótima oportunidade para conhecer influenciadores e figuras da indústria dos games, como dubladores e criadores de conteúdo. A Monster também está presente, promovendo atividades interativas.
Por fim, a BGS 2024 acontece de 9 a 13 de outubro de 2024 na Expo Center Norte na cidade de São Paulo. Para saber mais, acesse o site oficial e aproveite a maior convenção de jogos da América Latina.