Introdução
Desde já, deixo claro que destinei essa 3ª Parte do Artigo para falar de Resident Evil 4, Resident Evil 5 e Resident Evil 6. Na Penúltima Parte decidi abordar os três games mais polêmicos da Franquia. Títulos que chegaram ao mercado para inovar não somente a própria série, mas sim a Indústria dos Jogos Eletrônicos. Literalmente Divisores de Águas, os fãs gostando ou não! Além disso, como nas Partes Anteriores do Artigo, muitas Informações e Curiosidades estão presentes. Afinal, mesmo ainda em atividade O Legado de Resident Evil deixa sua marca por onde passa!
Com o próximo título da Capcom“Resident Evil 8 Village” chegando em maio, as expectativas ficam bem elevadas; a comunidade se movimenta bastante e ansiedade acaba conosco. Por amor a essa Franquia fantástica e para poder contribuir com esse universo gigantesco que é Resident Evil, decidi redigir este Artigo. Enfim, espero que gostem!
Primordialmente, este artigo tem como base os games canônicos (games numerados) do universo Resident Evil, além de suas origens e expectativas para o futuro. Ou seja, linhas de produtos como: livros, filmes, féries e até mesmo os games Paralelos aos canônicos, ficaram de fora. Portanto, adianto que pretendo criar outro artigo dedicado exclusivamente aos games paralelos de Resident Evil.
- Confira também “O Legado de Resident Evil: A Obra Que Definiu um Gênero – Parte 1”
- Confira também “O Legado de Resident Evil: A Obra Que Definiu um Gênero – Parte 2”
Resident Evil 4 (2005)
Sobretudo, ainda em 1999, após a Capcom inaugurar o Capcom Production Studio 4 (Estúdio 4 de Produções da Capcom), Shinji Mikami anunciou Resident Evil Remake; bem como, Resident Evil Zero e Resident Evil 4. Imediatamente, o Capcom Production Studio 3 (Estúdio 3 de Produções da Capcom) ficou encarregado de Resident Evil Zero. Assim como, Mikami (Coordenador Geral e Produtor Executivo no Estúdio 4) começou a trabalhar em Resident Evil Remake e Resident Evil 4. Enfim, Resident Evil 4 foi o último projeto de Shinji Mikami na Franquia.
Curiosidade: Existiram 4 Versões de Resident Evil 4 antes da Versão Final que chegou aos mercados. Hideki Kamiya (responsável por dirigir Resident Evil 2) dirigiu a primeira para PlayStation 2; porém, essa versão acabou sendo cancelada e transformada em Devil May Cry. A segunda tinha o Gamecube como principal plataforma e trazia Leon S. Kennedy (Leon Scott Kennedy) combatendo uma névoa sinistra que transportava o vírus. Já a terceira apresentava um inimigo com um imenso gancho, esse inimigo até chegou a ser incluído em uma logo. Com relação à quarta versão, não houve muitos detalhes, pois, ela nunca veio a público; Shinji Mikami cancelou ela quando entrou no projeto, assim então iniciando a versão final que conhecemos hoje.
O Acordo Com A Nintendo
Em 2002, tanto Resident Evil Remake (Dirigido por Shinji Mikami e Produzido por Hiroyuki Kobayashi) quanto Resident Evil Zero (Dirigido por Kōji Oda e Produzido por Tatsuya Minami) foram lançados. Os dois games obtiveram um sucesso absurdo, caindo no gosto dos jogadores de todas as partes do mundo. Porém, apesar de a Capcom estar a todo vapor, esses títulos não apresentaram uma continuação direta para os eventos de Resident Evil 3: NEMESIS; fato que fez os fãs, mesmo satisfeitos com os lançamentos recentes, questionarem. Era plausível o questionamento, pois, desde seu anúncio em 1999, Resident Evil 4 não ganhou nenhum detalhe novo.
Além disso, apesar de a produção do quarto capítulo da série ter se iniciado em 1999, as primeiras informações oficiais só foram divulgadas em 2002; em novembro para ser específico. Contudo, essas informações de que Resident Evil 4 estava de fato sendo desenvolvido, agradaram bastante os fãs, mas até certo ponto. Nessa época o grande público não estava contente, pois, um ano antes (em 2001) a Capcom havia anunciado um Acordo de Exclusividade com a Nintendo; o que revoltou muita gente. Como resultado, a angustia por novas informações cedeu espaço para raiva e alegações de traição; uma vez que a Franquia começou no PlayStation One (console da Sony) e agora seria exclusiva do Nintendo Gamecube.
Missão de Resgate
Em 2005, Resident Evil 4 (Biohazard 4 no Japão), dirigido por Shinji Mikami e produzido por Hiroyuki Kobayashi, chegava aos lares do público. Leon S. Kennedy, que ao lado de Claire Redfield presenciou os eventos de Raccoon City em Resident Evil 2, retorna como protagonista do título. Seis anos após aquele terrível incidente, o agora ex-policial, trabalha como um agente do governo na proteção da família do Presidente dos Estados Unidos. Seja como for, Ashley Graham (filha do Presidente) é sequestrada repentinamente e o agente recebe a dura missão de resgatá-la. A única informação a disposição é que o raptor da garota a levou possivelmente para Europa.
Imediatamente, Leon parte para a Espanha, especificamente para Pueblo (um vilarejo da zona rural). Chegando lá, o agente logo começa a buscar por informações, nesse momento os aldeões o atacam brutalmente. Eventualmente, ele percebe que algo muito errado está acontecendo (algo completamente fora do normal) com aquele povo; porém, sem saber ao certo o que, Leon decide investigar a fundo. Para está missão, o agente só poderá contar com Ingrid Hunnigan, seu contato (e suporte) dentro do Serviço Secreto norte americano. Afinal, ambos desvendarão uma conspiração terrível mascarada por trás do sequestro de Ashley.
Curiosidade: No começo do desenvolvimento de Resident Evil 4, Pueblo (o vilarejo) não seria na Espanha (Europa) e sim em algum local do Japão.
Divisor de Águas
Antes de tudo, é importante dizer que Resident Evil 4 literalmente foi um divisor de águas dentro da Franquia. A ideia de Shinji Mikami (Diretor) e Hiroyuki Kobayashi (Produtor) para o título, simplesmente surpreendeu a todos. O game agora era totalmente 3D, apresentando Cenários, Personagens e CG’s (Computer Graphics ou Computação Gráfica, por exemplo, as Cinemáticas) de forma incrivelmente detalhada; bem como Cores Vívidas, Clima Extremamente Sombrio e Muitos Elementos Gore (gênero com conteúdos violentos e explícitos) em detalhes. Afinal, o poderoso Hardware do Gamecube garantiu isso.
Além disso, outro aspecto que sempre acompanhou Resident Evil e que também sofreu alteração foi o novo Posicionamento de Câmera (visão dos jogadores). Agora, essa dinâmica está sobre o ombro de Leon e se expande conforme o personagem mira em locais ou em inimigos. A mira das Armas ganhou um Laser muito interessante e que ajuda na percepção da profundidade. Definitivamente, Resident Evil 4 é o primeiro a contar com muitos elementos de Ação como: Diversos Inimigos (número muito maior se comparado com seus antecessores); Chefes Incríveis (as batalhas contra eles são simplesmente icônicas); Muitas Explosões; Muita Interação com Itens dos Cenários (Escadas, Barris Explosivos, Armadilhas e Etc) e pela primeira vez QTE’s – Quick Time Events (Eventos em Tempo Rápido); ou seja, os jogadores não tem descanso nem nos CG’s, uma vez que eles precisam ficar ligados nos comandos rápidos que aparecem para não morrer.
O Mercador/Comerciante
A princípio, os Baús para guardar Equipamentos (Itens de Cura, Armamento, Munições e Itens de Progressão) de títulos passados, foram completamente substituídos. Todavia, implementaram um Inventário em forma de maleta que pode sofrer Upgrades (Melhorias) no número de Slots (Espaços). Aqui também estão presentes muitos Itens Especiais como Joias, Ovos de Ouro (de galinha obviamente, hahaha) e Pedras Preciosas; todos podem ser negociados com outra grande novidade do título, Merchant (O Comerciante), em troca de Pesetas (a moeda do game).
Do mesmo modo, o game ainda apresenta uma grande variedade de Armas: As Armas Brancas (Facas e Arpões); Armas de Fogo (Pistolas, Espingardas, Rifles de Precisão e Submetralhadoras); Granadas (Fragmentação, Flash e Incendiária) e as Armas Especiais. O Comerciante está diretamente ligado a esse fato, pois, ele é o responsável por fornecer a maioria delas aos jogadores. Upgrades (Melhorias) para as Armas também estão inclusos e são essenciais para a sobrevivência. Após completar as Melhorias de uma Arma, um Upgrade Especial aparecerá permitindo deixá-la com Munição Infinita. Enfim, é muito novidade boa!
Curiosidade: A Peseta foi à moeda da Espanha de 1869 até 2002, quando foi substituída pelo Euro, no entanto, mesmo após sua substituição, as Pesetas continuaram a ser usadas em algumas áreas do país por um tempo.
Curiosidade: O game Resident Evil 4 foi o grande responsável por apresentar Granadas em combate na Franquia.
Muita Diversão!
Acima de tudo, Resident Evil 4 manteve a tradição de seus antecessores e também trouxe Modos Extras bem legais como: Assignment Ada e The Mercenaries. Em Assignment Ada (A Missão de Ada), que não é Canônico, os jogadores devem coletar 5 Amostras do parasita Las Plagas. Já The Mercenaries (Os Mercenários) consiste em eliminar a maior quantidade de Zumbis (dentre outros monstros do game) no menor tempo possível. Abater muitos deles consecutivamente gera Pontos Bônus.
O sucesso do quarto capítulo foi tanto que não demorou muito para o game ganhar uma versão para PlayStation 2 (PS2). Afinal, essa versão é considerada por muitos melhor que a original de Gamecube, pois, não só mantiveram a qualidade como acrescentaram Conteúdo Novo. O modo Separate Ways (Caminhos Separados) foi um desses Conteúdos Novos. Este Modo está presente em todas as versões menos na de Gamecube. Sim, Ada Wong que esteve presente em Resident Evil 2 retorna. A espiã, a mando de Albert Wesker (que retorna após RE: CODE Veronica), está atrás de uma amostra do parasita Las Plagas (As Pragas). Além disso, em sua jornada (para completar seu objetivo), Ada chega simultaneamente com Leon na Espanha e acaba ajudando o rapaz diversas vezes. Na maior parte se mantendo nas sombras!
Segredos Revelados
Curiosidade: O filme “O Iluminado”, suspense clássico dirigido por Stanley Kubrick, voltou a ser referenciado na Franquia (após uma clara referência em Resident Evil 2). Afinal, em Resident Evil 4 a seita devota ao vilão Osmund Saddler (mais conhecido como Lord Saddler) ficou conhecida como “Los Iluminados” (Os Iluminados).
Curiosidade: A arma Killer 7 presente em Resident Evil 4 ganhou esse nome em homenagem ao game homônimo (Killer 7) produzido por Shinji Mikami; lançado para PS2 (PlayStation 2) e Gamecube.
Curiosidade: A arma Mathilda teve seu nome inspirado nos cinemas, especificamente da personagem de Natalie Portman (Mathilda), do filme “Léon”; dirigido por Luc Besson. Enfim, aqui no Brasil o filme ficou conhecido como “O Profissional”.
Curiosidade: Shinji Mikami na época afirmou que cortaria sua própria cabeça caso a exclusividade com a Nintendo (com o Gamecube) terminasse; no entanto, até hoje ele permanece bem vivo, mesmo depois da versão de PlayStation 2.
Curiosidade: Os Ovos são uma adição muito interessante (adição que permaneceu uma exclusividade de Resident Evil 4 e Resident Evil 5). Eles podem ser encontrados em locais com Galinhas por perto e em Cobras que geralmente estão escondidas em Barris ou Caixotes de Itens. No caso das Galinhas, de tempo em tempo elas botam mais. Além disso, ainda é possível que elas botem Ovos de Ouro que rendem um bom valor ao serem negociados com o Merchant. Outro ponto importante é que os Ovos também podem ser usados como armas, fato que rende momentos muito engraçados (experimentem arremessar eles na Ashley). Já com relação aos Ovos Podres, não seria legal usar eles para tentar recuperar o Life (Vida) ou seria?
Confira abaixo uma Galeria de Imagens do game Resident Evil 4:
Resident Evil 5 (2009)
Antes de tudo, após terminar Resident Evil 4 em 2005, Shinji Mikami aceitou trabalhar no Clover Studio (a Capcom anunciou sua criação em 2004). Nesse estúdio O Pai do Survival Horror (assim Mikami ficou conhecido no mundo) participou de grandes projetos como Viewtful Joe, God Hand e Okami. Além disso, ainda em 2005 as atividades do Capcom Production Studio 4 (Estúdio 4 de Produções da Capcom) chegaram ao fim; bem como a participação de Shinji Mikami na Franquia de games Resident Evil. Este era o adeus, o momento em que o criador se separava de sua criação, de sua obra, A Obra Que Definiu um Gênero.
Seja como for, o motivo pelo qual Mikami saiu de Resident Evil se deu por conta da quebra do Acordo de Exclusividade; acordo feito em 2001 com a Nintendo (com o Gamecube). A Capcom quebrou a exclusividade e levou Resident Evil 4 para o PlayStation 2. Shinji Mikami era contrário a essa decisão e saiu em definitivo!
Contudo, o show não podia parar, os fãs estavam loucos para ver o que viria a seguir. Então, em 2009 o game Resident Evil 5 (Biohazard 5 no Japão), dirigido por Kenichi Ueda e produzido por Jun Takeuchi, ditou um novo ritmo a Franquia. Para o quinto capítulo da série decidiram trazer Chris Redfield (de RE e RE CODE: VERONICA) no papel principal; ou seja, nada de Leon (de RE2 e RE4) ou Claire Redfield (irmã de Chris que marcou presença em RE2 e RE CODE: VERONICA). Por fim, o protagonista não estaria sozinho nessa missão e uma parceira foi introduzida a História.
Curiosidade: O game Resident Evil 5 é o primeiro Título Cronológico (Canônico) da Franquia que não contou com a participação de Shinji Mikami.
Kijuju
Cinco anos após Resident Evil 4 (e 10 após Raccoon City), Chris (ex-integrante dos S.T.A.R.S.) agora trabalha como um agente da BSAA; em outras palavras, Bioterrorism Security Assessment Alliance (Aliança de Segurança e Avaliação contra o Bioterrorismo). O Global Pharmaceutical Consortium (Consórcio Farmacêutico Global) fundou a BSAA logo após a queda da Umbrella. Nesse momento, ele recebe a missão de capturar um renomado traficante de armas, Ricardo Irving (que se especializou em armas biológicas). Uma corrida contra o tempo se inicia, pois, Irving planeja vender uma Arma Biológica misteriosa no mercado negro da África; especificamente na cidade de Kijuju (zona autônoma em um país africano não divulgado).
Porém, quando Chris chega ao destino, ele conhece Sheva Alomar (sua mais nova parceira) que assim como ele se tornou uma agente da BSAA; atuando na filial da África Ocidental. Exatamente por conhecer bem a região a garota é indispensável para a missão. Seja como for, os dois partem para se encontrar com um contato infiltrado, contato este que possui informações do paradeiro de Ricardo Irving. Em seguida, ambos são atacados violentamente pelos aldeões. Chris então percebe que esses aldeões foram infectados com os parasitas Las Plagas, os mesmos que Leon enfrenta em Resident Evil 4; além disso, uma nova ameaça desconhecida coloca em risco toda a operação. Definitivamente, Chris Redfield não fazia ideia, mas uma força mais obscura estava agindo, uma força que tem um rosto bem familiar!
Curiosidade: O Global Pharmaceutical Consortium (Consórcio Farmacêutico Global) é um Conselho formado pelas mais notáveis corporações farmacêuticas ao redor do mundo. Empresas como TRICELl Inc. e Umbrella fizeram parte desse renomado Conselho.
Curiosidade: A princípio Resident Evil 5 não se passaria na África e sim em algum país da Ásia (Japão, China, Coréia e etc…).
Ação Ao Extremo
Primordialmente, Resident Evil 5 não apenas segue os mesmos passos de Resident Evil 4 como os melhora (simplesmente pega tudo e traz para outro nível). Nesse sentido, os elementos de Ação apresentados são elevados ao extremo, tanto que o elemento Terror se perde. A quantidade de Inimigos nos Cenários é incrível (chega a ser absurdo se comparar com títulos anteriores); existem Barris Explosivos por todos os lados; as Batalhas de Chefe estão ainda mais icônicas; a variedade de Armas é muito boa e os já famosos QTE’s – Quick Time Events (Eventos em Tempo Rápido) nos CG’s (Cinemáticas do Game) estão ainda melhores.
Além disso, o game ainda traz de volta personagens icônicos da Franquia como Albert Wesker (como vilão principal); Jill Valentine (desenvolvendo um papel importantíssimo na história) e Sheva Alomar (a personagem simplesmente surpreende e é muito bem trabalhada). O quinto capítulo da série tem o objetivo de encerrar um arco/uma era, algo que Kenichi Ueda (Diretor) e Jun Takeuchi (Produtor) conseguem com maestria!
Por último, os Modos Extras como de costume marcam presença e o título traz: Lost In Nightmares (Perdido em Pesadelos); Desperate Escape (Fuga Desesperada); The Mercenaries (Os Mercenários) e Versus Mode (Modo Versus). Destaque para Lost In Nightmares que traz Jill Valentine com seu parceiro Chris Redfield em acontecimentos que antecedem a História de Resident Evil 5; bem como Desperate Escape que traz Jill Valentine com Josh Stone em uma fuga eletrizante.
Curiosidade: Resident Evil 5 foi totalmente criado para ser um game para mais de um jogador; apresentando características como Modo Versus e Campanha compartilhada com outro jogador localmente ou Offline (com dois controles conectados).
Desvendando Mistérios
Curiosidade: No quinto capítulo da Franquia podemos dizer que fisicamente, Chris Redfield mudou bastante, está bem forte (com volumosos músculos). Existem diversas especulações que dizem que essa mudança ocorreu devido Chris ter tido muitas dificuldades no confronto contra Albert Wesker em RE CODE: VERONICA. Esse fato fez com que o ex-membro dos S.T.A.R.S. (Special Tactics And Rescue Squad – Esquadrão de Táticas Especiais e Resgate) treinasse e se preparasse incansavelmente para a próxima vez que encontrasse seu Ex-Capitão.
Curiosidade: A personagem Sheva Alomar tem uma tatuagem no braço onde podemos ver a palavra “Shujaa” (em Suaíli, língua banta usada na África Oriental); essa palavra em Português significa “Herói” ou “Heroína”.
Curiosidade: O vilão de Resident Evil 5, Albert Wesker, teve suas Habilidades e Vestes (Roupas) totalmente inspiradas no filme Matrix; especificamente no personagem Neo que foi brilhantemente interpretado pelo ator Keanu Reeves. Uma baita de uma referência!
Curiosidade: A palavra “Majini” (em Suaíli) significa “Espírito Maligno” em Português. Esse é o nome dado para os inimigos mais comuns de Resident Evil 5, o que descreve bem eles.
Curiosidade: O game Resident Evil 5 foi o primeiro da Franquia a apresentar aos jogadores Ozwell E. Spencer (Ozwell Earl Spencer) de forma definitiva (física); uma vez que em alguns títulos anteriores o mencionam. Ozwell é um dos Três Fundadores (principais) da Umbrella Corporation.
Curiosidade: Existem rumores que apontam que o personagem Barry Burton (de Resident Evil), aquele que ajudou Jill Valentine no incidente da Mansão Spencer, seria o parceiro de Chris Redfield nessa aventura pela África; no entanto, a Capcom decidiu cortá-lo da versão final e colocar Sheva Alomar em seu lugar.
Confira abaixo uma Galeria de Imagens do game Resident Evil 5:
Resident Evil 6 (2012)
Acima de tudo, Resident Evil 5 foi um grande sucesso. Atualmente o título vendeu 7,7 Milhões de Cópias ao redor do mundo e se tornou o mais vendido da Franquia. Além disso, ele encerrou um arco importantíssimo e também apostou na Ação desenfreada. Estava claro que a Capcom pretendia trazer mais dessa fórmula de sucesso.
Então, as ideias para Resident Evil 6 começaram logo após o lançamento de Resident Evil 5, ainda em 2009; porém, a produção do game só teve início oficial em 2010. Para a árdua tarefa de trazer o sexto capítulo da série à vida, a Capcom convocou Eiichiro Sasaki (Diretor) e Hiroyuki Kobayashi (Produtor); que havia trabalhado na produção de Resident Evil 4 com Shinji Mikami. Enfim, o game foi desenvolvido em dois anos (de 2010 há 2012) e teve detalhes, bem como um Trailer Oficial divulgado no início de 2012.
Curiosidade: O produtor Jun Takeuchi, que foi responsável pela produção em Resident Evil 5, chegou a trabalhar (também na produção) em Resident Evil 6; porém, mais tarde ele simplesmente decidiu sair do projeto.
Curiosidade: Yoshiaki Hirabayashi, um dos produtores de RE6, afirmou em entrevista que o título teve a maior Equipe de Produção da História da Franquia. Dessa forma, incluindo todos que contribuíram o número chega a mais de 600 Pessoas envolvidas.
Campanhas Leon/Helena e Chris/Piers
Em Outubro de 2012 o título Resident Evil 6 (Biohazard 6 no Japão) chegou ao universo dos games; dirigido por Eiichiro Sasaki e produzido por Hiroyuki Kobayashi. Além disso, o game trouxe consigo mais de 30 Horas de Gameplay, simplesmente o maior da Cronologia (Cânone/Games Numerados). Eiichiro e Kobayashi trouxeram 4 Campanhas distintas e 7 Protagonistas bem conhecidos pelos fãs.
Campanha “Leon e Helena” – Leon Scott Kennedy ainda trabalhando para o governo dos Estados Unidos se tornou um dos principais agentes do FOS; em outras palavras, Field Operations Support (Suporte de Campo e Operações). Organização da mais alta patente do governo e fundada no ano de 2011 por Adam Benford (Presidente dos Estados Unidos). Após o incidente na cidade de Tall Oaks (Carvalhos Altos), no qual Leon testemunhou a morte de Adam, ele conhece Helena Harper; uma agente do Serviço Secreto americano e Guarda-Costas do Presidente. Helena parece saber quem realmente está por trás do atentado terrorista, além disso, ela é a única testemunha da inocência de Leon. Em suma, agora ambos precisam caçar os responsáveis pelo ataque e expor a verdade para o mundo!
Campanha “Chris e Piers” – Após uma missão fracassada no Leste Europeu, na qual vários de seus soldados morreram, Chris Redfield ficou traumatizado; simultaneamente, ele também passou a sofrer de amnésia pós-traumática. Chris abandonou a BSAA – Bioterrorism Security Assessment Alliance (Aliança de Segurança e Avaliação contra o Bioterrorismo) e se entregou ao vício do álcool; chegando a se tornar um alcoólatra agressivo. Quando um ataque terrorista envolvendo Armas Biológicas acontece na China, eis que Piers Nivans (jovem soldado da BSAA) o encontra e o convence a voltar à ativa. Será que Chris estará preparado para liderar uma nova equipe e combater o ataque biológico da China?
Campanhas Jake/Sherry e Ada Wong
Campanha “Jake e Sherry” – Sherry Birkin, a filha de Annette Birkin e William Birkin, está de volta após os acontecimentos de Resident Evil 2. A garota ficou todos esses anos sob a proteção do governo americano; e agora é uma agente da DSO – Division of Security Operations (Divisão de Operações de Segurança). Além disso, Sherry é encarregada de encontrar Jake Muller e o convencer a ceder seus anticorpos para criar a cura do C-Vírus. Já Jake, o garoto é uma arma mortal (além de ser imune ao C-Vírus), treinado desde muito cedo para viver como um mercenário; ainda mais, ele é filho de ninguém menos que Albert Wesker (de RE5). Contudo, Sheery e Jake ainda terão que enfrentar a fúria de Ustanak que os perseguirá o tempo todo. Essa missão não será nada fácil!
Curiosidade: O monstro Ustanak, que persegue os jogadores incansavelmente na Campanha de Jake e Sherry, tem inspirações em NEMESIS de Resident Evil 3. Essas inspirações não são somente físicas, em seu último momento no game Ustanak é abatida por uma Magnum, assim como NEMESIS.
Campanha “Ada Wong” – A espiã retorna após sua participação nos acontecimentos de Resident Evil 4. Dessa vez Ada Wong é enganada e acusada pelo ataque terrorista que ocorreu na China. Ada agora precisará correr contra o tempo para reunir informações que provem sua inocência, uma vez que o FOS e a BSAA começaram a caçá-la. O jogo das sombras começou!
Mais de 30 Horas
Primordialmente, a ideia principal de Eiichiro (Diretor) e Kobayashi (Produtor) para Resident Evil 6 era trazer a maior quantidade de público possível; bem como agradar á todos os estilos de jogadores. Enquanto a Campanha de Leon/Helena é cheia de Tensão e elementos de Terror, a de Chris/Piers é totalmente focada em Combates e Ação; já a de Jake/Sherry é regada de Perseguições Icônicas e para finalizar temos Ada com sua Gameplay toda trabalhada no Modo Stealth (Modo Furtividade). Nesse sentido, esse fato garantiu para os fãs o título mais longo da Franquia. O sexto capítulo da série conta com Mais de 30 Horas de game.
Todavia, para melhorar ainda mais, RE6 também conta com alguns Modos Extras como The Mercenaries, Caça ao Agente e Multiplayer Online. Destaque para Caça ao Agente que permite que um jogador entre em partidas alheias (Online Obviamente) como um inimigo e o Multiplayer Online; que traz um leque de possibilidades para todos se divertirem. Afinal, dentre essas possibilidades estão os modos Predator (Predador), Survivors (Sobreviventes), Onslaught (Massacre) e Siege (Cerco).
Curiosidade: O posto de gasolina STAGLA, que apareceu pela primeira vez em Resident Evil 3: NEMESIS, retornou como uma referência em Resident Evil 6, um Easter Egg para os fãs mais atentos.
Curiosidade: Resident Evil 6 é o único da Franquia a apresentar 4 Campanhas distintas em um mesmo game; além disso, o título ainda conta com o maior número de protagonistas jogáveis da série, são um total de 7 Personagens presentes.
Confira abaixo uma Galeria de Imagens do game Resident Evil 6:
Conclusão
Decidi dividir este Artigo em Quatro Partes, pois, a Franquia de games Resident Evil é extensa. Portanto, gostaria de dizer que na Parte Final irei abordar os seguintes games da série: Resident Evil 7 e Resident Evil 8: Village. Além disso, eu também gostaria de agradecê-los por me acompanharem nessa Terceira Parte da jornada. Muito obrigado a todos!
Fontes de Pesquisa
Apesar de este Artigo ser autoral, existiu um Trabalho de Pesquisa bruto para poder trazer para vocês conteúdo de qualidade e confiável. Eu não estaria sendo uma pessoa honesta se não desse o devido crédito as Principais Fontes, nas quais pesquisei e busquei informações mais detalhadas. Informações como Datas, Locais e até mesmo algumas Curiosidades em específico, foram fundamentais para a credibilidade deste documento. Dessa forma, deixo aqui em destaque as Fontes de Pesquisa que me auxiliaram nessa empreitada:
- Revista PSWorld Especial (Resident Evil) – Ano 1, Número 4
- Revista Almanaque dos Detonados – Edição 4
- Resident Evil Portal
- Resident Evil.NET
- Resident Evil Fandom
- Revil
- Resident Evil Database
Fim da Terceira Parte do Artigo
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