Há 12 anos que a indústria de jogos eletrônicos não produz um jogo com orçamento relativamente alto inspirado nos Jogos Olímpicos. O desinteresse da indústria em oferecer um título para o maior agrupamento de atletas de alto nível do esporte é evidente. As Olimpíadas de Paris 2024 começaram em 26 de julho e vão até 11 de agosto do mesmo ano, consagrando novos heróis em suas respectivas modalidades.
Desde 2012, com “London 2012: The Official Video Game”, não foi lançada uma versão robusta para os jogos de verão. Posso até adicionar que os eventos de inverno também têm deixado a desejar. Evidentemente, por abranger diversos esportes, levaria tempo para desenvolver um título coeso e o investimento talvez não compensasse. Por outro lado, se bem desenvolvido e utilizando as tecnologias atuais com atualizações periódicas, haveria grandes chances de sucesso. Principalmente, se fosse disponibilizado crossplay, crossgen, ampliando o cooperativo e multijogador com desafios diários. Seria interessante até adicionar a franquia no eSports.
Infelizmente, este ano, com a França sediando a cerimônia em Paris, ficamos limitados ao título “Olympics Go! Paris 2024“. Não estou questionando sua qualidade, mas ele é focado para usuários que preferem telas menores, como smartphones. Para os jogadores de PC, a imersão não é a mesma, apesar de a série dos Jogos Olímpicos nunca ter tido controles avançados para completar os objetivos.
Veja também:
- Tiebreak: Jogo de Tênis deixa o acesso antecipado em 22 de agosto de 2024
- Call of Duty: Modern Warfare III disponível com Game Pass
- F1 Manager 2024: simulador disponível para Playstation, Xbox e PC
A própria Nintendo, que trazia um crossover entre Mario & Sonic desde 2007 com “Mario & Sonic at the Olympic Games”, não lançou sua versão de Paris. Isso apresenta um afastamento até da BIG N. Havia rumores de desenvolvimento, contudo, nada foi lançado até o fechamento deste artigo.
É um quadro preocupante. O problema está com os direitos de licenciamento para usar o nome oficial do evento, ou o baixo interesse dos usuários afastam os grandes estúdios. A SEGA tentou uma remodelagem mais cartunesca em “Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game“, porém, apesar da proposta, não emplacou. Talvez, essa edição tenha decretado o fim dessa franquia na indústria de games — ao menos dos grandes estúdios.
Confesso que gosto bastante do gênero. Um dos maiores erros, na minha opinião, é deixar de ouvir o feedback dos usuários e remover modalidades que agradam os jogadores para adicionar aquelas que dão menos trabalho no desenvolvimento. Essas duas coisas são suficientes para afastar jogadores veteranos e novos que poderiam ter um engajamento com essa franquia focada em esportes. Outro detalhe é deixar de fora categorias que enriqueceriam o jogo. Judô sempre é desejado e deixado de fora, maratona, hipismo, adicionado uma única vez e removido posteriormente, vela, triatlo, handebol, boxe, entre outros.
É um esforço que poderia valer a pena, afinal, esse evento ocorre somente a cada quatro anos. Há séries de jogos que todos os anos recebem versões, logo, essa seria mais uma.
Entretanto, os Jogos Olímpicos de Verão de 2028 retornarão para a terra do Tio Sam. Essa edição é a XXXIV Olimpíada e acontecerá em Los Angeles, nos Estados Unidos. Sabemos que os americanos querem ser grandiosos em seus eventos. A esperança é que um título oficial para o mundo dos games retorne em 2028. Quem sabe eles leiam meu feedback e acrescentem essas sugestões e as de outros usuários. Assim, poderíamos explorar essa sessão de esportes carente na indústria, atualmente dominada apenas por futebol virtual, basquete e corridas. Necessitamos de um jogo multiesportivo para descontrair sem compromisso.
Haverá futuro dos jogos olímpicos na indústria de games?
Principalmente agora que o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a criação de um novo evento, que será realizado a cada dois anos a partir de 2025. Com a inclusão de outros títulos da indústria, é mais que obrigatório o retorno do “Olympic Games – The Official Video Game”.
Ficam meus desejos sinceros para o retorno triunfal desta franquia. Lembrando que Paris 2024 vai até 11 de agosto, com a participação de diversos atletas na delegação brasileira.