As guerras de consoles são uma das coisas mais hilárias desde que eu era um pré-adolescente décadas atrás, e com Black Myth: Wukong isso se mostra ainda mais engraçado! Recentemente, a Game Science exibiu que a versão para Xbox Series X|S não teria lançamento “DAY ONE” juntamente com PlayStation e PC (Windows via Steam). Isso gerou um reboliço nas plataformas que fomentam discussões e teorias da conspiração.
A verdade é que, independentemente de haver um acordo ou não sobre o lançamento oficial de Black Myth: Wukong para a plataforma da Sony, o nome disso são: negócios! Empresas privadas podem decidir onde devem lançar primeiramente seus jogos. Se a proposta de investimento foi melhor para o PlayStation, eles optaram por essa plataforma. É claro que criar discussões gera engajamento, visualizações e todos gostam disso. Poucos são diretos e apenas assumem que são negócios! Não importam nossas vontades, a indústria decide como lançará seus jogos, cabendo ao usuário adquirir ou não.
No entanto, nenhuma das empresas declarou que ofereceu algum contrato de exclusividade com suas plataformas. A Xbox não mencionou nada, e nem mesmo a Sony, sobre um pré-acordo da Game Science para o jogo sair primeiro no PS5. No máximo, há uma fala de um representante declarando que não pode falar por outras empresas e como elas procedem internamente, gerando inúmeras suposições na web sobre o real motivo desse adiamento. Como um representante da Microsoft afirmou ao Windows Central “não poder comentar sobre negócios de seus parceiros com outros detentores de plataforma”.
A única coisa que sabemos que algumas desenvolvedoras questionam que otimizar jogos para os dois consoles da linha Series acabam dificultando o processo. Considerando que o Series S possui uma capacidade menor, o desempenho desejado aparentemente só o X conseguirá entregar. Com base nesse relato, concluímos que o hardware estaria atrasando o processo de otimização.
Assim sendo, o suficiente para pessoas que amam guerras de consoles comemorarem, enquanto outros dizem que é impossível que o problema seja o Series S, considerando que ele roda Hellblade 2. Esse é o verdadeiro perigo: comparar um jogo com adições de cenas cinematográficas roteirizadas entre 6 a 8 horas é diferente de um jogo como Black Myth: Wukong. Os vídeos exibem uma jogabilidade dinâmica que colocará o usuário explorando locais ricos em detalhes. Não são apenas 6 a 8 horas, mas dezenas de horas imersivas, diferente da saga de Senua.
Basta olhar para Elden Ring e seu DLC; a riqueza de detalhes que podemos perceber é tão grande que tiveram que poupar recursos para minimizar os problemas de desempenho. O próprio exemplo da Larian Studios com Baldur’s Gate 3, que teve que adiar o lançamento devido a problemas com o Xbox Series S. Compreendo que esses adiamentos vêm causando frustração profunda para quem utiliza esses adiamentos como justificativa.
Veja também:
- Zelda como Protagonista: Nintendo Acerta no Merchandising!
- Xbox Showcase 2024: Destaques e Atualizações dos jogos
Ademais o jogo do Rei Macaco é um dos mais aguardados do ano e esperado desde sua primeira aparição alguns anos atrás. Confesso que é um desejo meu também jogar este título e analisar em primeira mão esta imersão! Sabendo que é algo que todos querem, conhecer esse universo poderá trazer uma franquia que terá um longo legado na indústria — se conseguirem entregar o mesmo que exibiram nos vídeos.
Embora seja difícil precisar se realmente houve um acordo ou os famosos “acordos de gaveta“, só um milagre faria a Game Science mudar de ideia e lançar o jogo no console Xbox, no mesmo dia com as demais plataformas. Resta aguardar quando Black Myth: Wukong será oficialmente anunciado para chegar aos consoles do Xbox Series. O título está em pré-venda na plataforma Steam para PC (Windows) e na PS Store para Playstation 5.
Sua previsão de estreia mundial é no dia 20 de agosto de 2024. Portanto, paremos com o choro da guerra de consoles e apenas aceitemos que a indústria prioriza negócios ao invés dos seus usuários!