A 11ª edição da Arnold Sports Festival South America 2025 (anteriormente Arnold Classic) trouxe o melhor da superação sobre-humana com três dias de competições, negócios, convidados e muito networking. Desde o último ano, me entreguei a unir o universo da cultura popular e eventos empresariais. Consegui compreender muito mais do mundo do entretenimento e licenciamento. Se estivesse toda a vida na bolha do nosso segmento primário, talvez não teria essa evolução — recomendo a todos os companheiros de profissão fazer o mesmo para ampliar seus horizontes.
Leia também:
- Laluche uma pequena notável que me encantou na Arnold Sports Festival
- MLB The Show 25: Review — Vale a pena?
Muito além do fisiculturismo: o evento para todos
Novamente ultrapassando mais de cem mil visitantes, o evento reuniu o melhor do movimento multiesportivo. O evento não é apenas para aqueles que já praticam esportes, mas também para os curiosos que desejam aderir à prática e manter o corpo saudável com reeducação alimentar e qualidade de vida. Principalmente, para os apaixonados pela indústria dos videogames, que acabam transformando suas vidas em carreira, seja no desenvolvimento de jogos, como atleta pro player de eSports ou streamer. Por passarmos muitas horas em frente a uma tela, nossa alimentação nem sempre é das melhores. Esse fator pode nos levar ao sedentarismo e a problemas de saúde que podem se agravar.
Gamers também precisam se cuidar
Pensando nisso, minha pauta era sobre como conciliar o mundo dos games com a prática do exercício físico. Compreendo que nem todas as pessoas possuem permissão médica para levantar pesos ou passar horas na academia. Porém, há métodos alternativos para moldar nossa alimentação e até conseguir manter uma vida saudável, mesmo trabalhando com o que amamos.
Celebridades e artistas que fizeram o nome do fisiculturismo
Pude observar que, na Arnold Sports Festival, há meios para isso, com inúmeros conteúdos nos talks sobre superação e como melhorar seu desempenho diário. Por experiência própria, sempre que coloco como regra uma alimentação de qualidade, meu dia rende muito mais. Sabendo disso, o evento é uma experiência incrível desde os congressos até as competições entre os atletas. Eles deram a oportunidade de muitos fãs encontrarem seu atleta favorito para momentos de autógrafos, entrevistas e exibições — lembranças para guardar na memória. Aqueles que buscavam por tecnologia para uma maior imersão e desempenho nos aparelhos de musculação também encontravam o que queriam!
Um nome que chamou muita atenção e esteve presente ao longo dos três dias foi Ronnie Coleman, uma lenda viva do fisiculturismo. As filas eram enormes para conseguir uma foto ou autógrafo de Coleman, que recebeu todos os fãs de braços abertos. Até consegui minha foto com o homem detentor do recorde de oito títulos consecutivos de Mr. Olympia — feito que compartilha com Lee Haney.

Ele não foi o único nome que trouxe alvoroço entre os presentes. Artistas, criadores de conteúdo e apresentadores que movimentam essa indústria fitness e bodybuilding agitavam os corredores do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Uma curiosidade foi a coletiva e apresentação dos lutadores que vão participar do próximo Fight Music Festival 6 (FMS 6), em 17 de maio de 2025. Como Popó Freitas lutará com Duda Nagle, Tadalafellas desafiando Minotouro e muito mais. Foram momentos interessantes e os ânimos se exaltaram entre alguns lutadores, tornando o evento ainda mais especial.

Suplementos, sabores e experiências
As marcas de suplementos estavam presentes com estandes exibindo mais de 220 itens únicos para manutenção dos treinos. Contando com academias conhecidas no cenário brasileiro, como Smartfit, Panobianco, entre outras. A Integralmedica exibiu seu lançamento PROTEIN CRISP OVOMALTINE — experimentei, e quem é fã de Ovomaltine terá aquela sensação viciante de querer mais de um.
Os que não vivem sem um coconut ao adentrar no estande da Verde Campo. Observei seus produtos, como o Natural Whey, são iogurtes com um sabor agradável e único — principalmente para uma pessoa como eu, que possui um paladar apurado. Sua fórmula, apresentada nos sabores de abacaxi com coco, entregou uma degustação saborosa.
Outro pré-treino que, na minha visão, é ideal para quem está começando e não consegue ingerir diversos suplementos (que talvez tenham um gosto fora do padrão) é o V9 PUMP da Sharkpro. Ele simula sabores conhecidos no paladar e cria aquela vontade de continuar treinando, devido à suavidade e composição.
Mas se tem um estande que chamou minha atenção, e um dos motivos por eu olhar os detalhes, é o da Under Labz. Estava gravando um vídeo no meu tour da Arnold Sports Festival e notei um item com o nome Warzone. O design do frasco lembrava muito a famosa franquia de jogos de tiro tático em primeira pessoa da Activision. Também é um pré-treino, e achei interessante para jogadores pro player que desejam aumentar seu desempenho nos jogos.
Mundos opostos que se colidem
Por que o MeUGamer, cujo editorial é focado em entretenimento, games e tecnologia, marcou presença no ASF 2025? Uma das coisas citadas na ocasião pela CEO Ana Paula Leal Graziano, da Savaget Group (uma das responsáveis pelo evento), foi que Arnold Schwarzenegger sabia da importância do seu nome e que o evento deveria ser para todos — desde crianças até avós — reunindo diversas idades, com mundos opostos se colidindo e se unificando em uma única geração. Uma das coisas que aprendi: nunca é tarde para começar! Apesar das telas serem um escape da realidade — seja jogando, assistindo filmes e séries ou acompanhando podcasts — a prática de esportes e a alimentação saudável são estímulos que nos livram de diversas doenças contemporâneas.

Até 2026: mais do que um evento, um estilo de vida
Por fim, anotem em suas agendas o décimo segundo encontro da Arnold Sports Festival South America, está marcada para abril de 2026. O MeUGamer estará mais uma vez trazendo o melhor desse mundo na nossa peregrinação de incentivar nossos leitores de que o exercício físico não é uma obrigação, mas sim uma qualidade de bem-estar!