gamescom latam recebe mais de 100 mil visitantes em cinco dias

Um marco para os desenvolvedores independentes com centenas de jogos e público ativo

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira Gamescom Latam contou com cinco dias repletos de atividades na indústria dos jogos, como revelações de novos títulos, estações de jogos, ações de pitches para investidores e muito mais. O evento de 2024 atraiu mais de 100 mil visitantes, de 26 a 30 de junho. O domingo encerrou com chave de ouro, com todos os ingressos esgotados para aqueles que desejavam conhecer um pouco mais deste universo.

Resumo do artigo para quem prefere uma leitura rápida: A gamescom latam 2024 destacou-se por cinco dias intensos de atividades na indústria dos jogos, atraindo mais de 100 mil visitantes e promovendo a interação entre desenvolvedores, investidores e fãs.

Espaço da Big Festival dentro da gamescom latam, com dezenas de jogos para serem testados
Espaço da Big Festival dentro da gamescom latam, com dezenas de jogos para serem testados (reprodução/MeUGamer/Rodrigo Fernandes)

Focada em jogos independentes e também em alguns títulos AAA, desenvolvedoras e publicadoras de várias partes do mundo participaram. Foi uma oportunidade interessante para novos desenvolvedores da indústria e experientes exibirem seus próximos projetos, criando inúmeras conexões para expandir a indústria e agregando pessoas de todas as idades a este universo.

Veja também:

Os cinco dias trouxeram convidados importantes que fazem parte da história deste cenário, como Pawel Sasko, diretor de missões de Cyberpunk 2077. Também participaram Benjamin ‘Ben’ Zuckerer e Stephan ‘Steve’ Vogler, os criadores do lendário Tibia, que estão promovendo seu novo jogo, Persist Online. Além disso, Tim Morten, ex-desenvolvedor da franquia StarCraft, foi um dos convidados e comentou um pouco mais sobre Stormgate, seu próximo jogo. O evento contou com o retorno de Chance Glasco (ex-Activision), que novamente veio ao Brasil, agora na gamescom latam; no último ano, ele participou quando o evento se chamava Big Festival. Muitos outros desenvolvedores prestigiaram esta convenção em solo nacional.

Centenas de reuniões e palestras ocorreram durante o evento. Pude presenciar uma série de pitches, onde cada entusiasta conseguiu falar um pouco sobre seus projetos. A imprensa especializada, nacional e internacional, esteve presente, marcando essa nova etapa no Brasil.

O MeUGamer cobriu, em nossas redes sociais, os 56 estandes, mapeando ativações e os desejados brindes. A dinâmica dos participantes, criadores de conteúdo e convidados causou uma excelente nostalgia e pensamento futuro. Aqueles que não puderam ir ao evento tiveram a oportunidade de assistir às transmissões online na íntegra. Uma certeza é que muitos visitantes terão uma nova visão do setor independente, com excelentes títulos de jogos que puderam ser testados. Foram mais de 400 jogos em estações de jogos!

Entretanto, não podemos finalizar sem comentar sobre os cosplayers, que tornam tudo ainda mais realista com seus trajes inspirados em personagens de jogos e da cultura popular. Eles contagiaram o público com seu carisma, e os fãs encontraram desde Mario e Luigi, Arlequina, Coringa, Superman, personagens de Borderlands, Elden Ring, League of Legends, Call of Duty, Genshin Impact, God of War, Horizon Zero Dawn e outros.

O movimento da indústria, a alegria daqueles que puderam participar, os negócios fechados e a expectativa para a edição de 2025, que promete consolidar ainda mais a gamescom latam no Brasil, são aspectos positivos a serem destacados.

Consolidado o sucesso desta edição

A grande atração foi a diversidade de atividades oferecidas: revelações de novos títulos, estações de jogos interativas e pitches para investidores. A presença de figuras renomadas da indústria, como Pawel Sasko e os criadores de Tibia, também foi um grande chamariz. Além disso, os visitantes puderam assistir a palestras inspiradoras, participar de reuniões importantes e vibrar com campeonatos de eSports, tornando o evento imperdível para fãs de games e profissionais do setor. As gigantes como Bandai Namco, SEGA, Ubisoft, Nintendo, Nuuvem, Epic Games, tiveram um importante papel em atrair os usuários que amam seus títulos.

O evento obteve apoio do Governo do Estado e entidades parcerias entre outros que acreditaram nessa ideia!

Essa feira de jogos e negociações também pode ter movimentado 1 bilhão para a cidade de São Paulo ao longo de todos esses dias.

É uma honra fazer parte desta conquista. Nosso site incentiva desenvolvedores independentes, sempre publicando novidades sobre títulos indies e compartilhando-as com nossa comunidade de jogadores.

Por fim, esperamos que o Anhembi, a nova casa deste projeto, nos apresente ainda mais novos games que revolucionarão essa indústria que gera trilhões anualmente. Conheça mais este projeto no site oficial.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Apaixonado por games, filmes de ficção científica, séries e tudo que envolve tecnologia e inovação, com mais de 15 anos de experiência comentando e analisando esses temas. Além disso, sou curioso por astronomia e, nas horas vagas, tento observar o cosmos como um astrônomo amador. Acredito no poder das opiniões e no respeito à diversidade de pensamentos. Em minhas análises, busco compartilhar conhecimento de maneira clara e acessível, ajudando o público a se conectar com as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia. Ah, e como bom flamenguista, vibro junto com o maior clube brasileiro, o Flamengo! Vamos, gamernéfilos, porque todo dia tem novidade nesse universo em constante expansão. =)

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes